quinta-feira, 31 de outubro de 2013


Homilia Diária

 

Qual é a oração que agrada a Deus?

A oração que agrada a Deus, a oração que chega ao coração de Deus, é aquela que vem da profunda humilhação, de um coração profundamente humilde.
“O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus tem piedade de mim que sou pecador!’” (Lucas 18, 9-14).
Meus queridos irmãos e irmãs, a Liturgia de hoje nos apresenta dois modos de nos aproximarmos do Senhor; dois modelos de comportamento que nós podemos ter diante de Deus. Vejam que tanto o fariseu como o publicano, que era cobrador de impostos, tinham uma postura religiosa e eram tementes a Deus. O que diferencia os dois? Os fariseus cumpriam suas obrigações religiosas, jejuavam duas vezes por semana; estavam sempre no templo. No primeiro momento, pode nos parecer que estes não faziam nada de errado. O que não é verdade, pois se sentiam justificados por aquilo que faziam, de modo que a espiritualidade farisaica em vez de conduzi-los à perfeição, os conduz à vaidade.
E a vaidade não vem de Deus, pois ela faz com que a pessoa tenha presunção, se ache justificada, certa, correta. Por isso, o fariseu, apesar de ir ao templo rezar, em vez de reconhecer os próprios pecados ele se exalta e se compara aos outros por acreditar que não se parece com ninguém.
Meus irmãos, esta, muitas vezes, é a postura daquela pessoa que sente que não tem pecado: “Vou confessar o quê? O que eu faço de errado?” Como aquelas atitudes nossas sempre que nos sentimos melhores que os outros, quando nos sentimos mais justificados, quando achamos que nós somos agraciados por Deus e os outros são pobres coitados.
A oração que agrada a Deus, a oração que chega ao coração de Deus, é aquela que vem da profunda humilhação, de um coração profundamente humilde, que reconhece: “Sim, eu sou um pobre pecador, eu tenho pecado, Senhor, por isso, tem piedade de mim! Tem compaixão de mim, pois eu não sou nem digno de me aproximar de Ti”.
A oração não pode nos levar a nos sentirmos orgulhosos, a termos o sentimento de vaidade dentro de nós ou nos sentirmos melhores do que os outros. Pelo contrário, uma vez que a oração nos aproxima de Deus e de todos os santos – e nós somos frutos do pecado – ela precisa fazer de nós pessoas mais humildes e misericordiosas, e a usarmos de mais compaixão uns para com os outros.
Deus abençoe você!
Quinta-feira, 24 de outubro de 2013, 08h58

Recorde os principais assuntos abordados durante o Ano da Fé

O Ano da Fé teve início em 11/10/2012 - cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade Cristo Rei, em 24/11/13.
Já se passaram doze meses e o Ano da Fé caminha para a sua conclusão daqui a um mês, no dia 24 de novembro. Com a iniciativa, o Papa, hoje emérito, Bento XVI convidou os católicos para uma “autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”, como diz a Carta Apostólica Porta Fidei, que proclamou o Ano da Fé.

Muitos especialistas se dedicaram em atender o convite de Bento XVI ao longo deste ano e escreveram diversos artigos sobre o assunto. A equipe do noticias.cancaonova.com também trabalhou em temas importantes acerca da fé católica durante este período. Entre eles, a Nova Evangelização, principal assunto do Sínodo dos Bispos, realizado em outubro de 2012, no Vaticano.

Para o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, o mundo sofreu mudanças e, da mesma forma, a evangelização precisa se adaptar para anunciar o Evangelho a todas as criaturas. O padre conversou com a nossa equipe e apontou caminhos para o avanço da Nova Evangelização no mundo. [Leia aqui]

Outro assunto pautado pela nossa equipe e interligado à Nova Evangelização foi a missionariedade da Igreja. Ainda segundo o padre Camilo, os cristãos precisam abandonar o egoísmo e sair em missão. Foi o que explicou o sacerdote na matéria publicada em 7 de janeiro deste ano.

Alguns aspectos da Doutrina Católica

O principal chamado do Ano da Fé se deu em torno da necessidade de se conhecer melhor a doutrina católica. Deus, segundo o Catecismo da Igreja, é o centro de toda a fé. Conversamos com o padre Paulo Ricardo e ele explicou o significado de Deus na vida do homem. [Leia a matéria]

Ainda em torno da doutrina, padre Paulo Ricardo abordou assuntos específicos como o que são as indulgências e quais seus efeitos e o significado do sinal da cruz para os católicos. "O sinal da cruz no limiar da celebração, assinala a marca de Cristo naquele que vai pertencer-lhe e significa a graça da redenção que Cristo nos proporcionou por sua cruz", explica o Catecismo católico. [Saiba mais]

O Catecismo da Igreja Católica também dedica uma unidade inteira para tratar de um assunto que, para os cristãos, é de suma importância: a oração. Alinhado aos ensinamentos da Igreja, padre Alírio José Pedrini, Dehoniano, autor de vários livros relacionados ao assunto, explica que a oração é o relacionamento de uma pessoa humana com o seu Deus. O sacerdote deu detalhes sobre as formas de oração e explicou porque Deus sempre atende as nossas súplicas. [Leia aqui]
Estritamente ligada ao Ano da Fé está a caridade, uma das três virtudes teologais. Sobre este assunto, o arcebispo de Belém do Pará, Dom Alberto Taveira, recordou sua importância para os católicos e explicou que este dom de Deus vai muito além de atos filantrópicos: trata-se de “amar o próximo com o amor de Deus”. [Leia a explicação de Dom Alberto].
O aspecto vocacional, como parte do ensinamento da Igreja, também foi abordado pela nossa equipe durante o Ano da Fé. De acordo com o padre assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, padre Valdecir Ferreira, a Igreja vem lembrando os fiéis e fazendo um apelo para essa redescoberta da vocação. Esse processo, segundo o padre, se dá quando o fiel assume seu próprio batismo. [Entenda]
A Bíblia, ecumenismo e família
Estes foram três assuntos muito comentados durante o Ano da Fé. Bento XVI destacou na Porta Fidei a necessidade de se “readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja”. 

Sobre a Bíblia, duas matérias ganharam destaque durante este Ano da Fé. Na primeira, um biblista esclareceu questões sobre as variadas traduções bíblicas. Numa outra, o mestrando em Sagradas Escrituras, padre Antônio Xavier, falou dos livros apócrifos e explicou a melhor forma para serem lidos pelos católicos.
Já sobre o ecumenismo, o bispo da Diocese de Dourados (MS) e membro da Comissão Episcopal para o Ecumenismo, Dom Redovino Rizzardo, explicou que esta vivência é uma característica de um cristão adulto e verdadeiro. O bispo também dá detalhes sobre como viver a liberdade religiosa no mundo contemporâneo. [Leia aqui]
A família foi tratada durante o Ano da Fé com particularidade. Nesta semana, por exemplo, entre os dias 26 e 27, o Vaticano receberá milhares de famílias durante uma peregrinação, contextualizada no Ano da Fé. Tal importância dá-se à sacralidade da instituição perante Deus e a Igreja, conforme disse João Paulo II: “a família é o Santuário da vida”.
Para o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, a família não é uma instituição em crise, como muito se diz. "Eu diria que não é a instituição familiar que está sofrendo crise, mas as pessoas que constituem as famílias e que se deixam infeccionar pela cultura do individualismo e do descarte", afirmou o bispo que também é  membro da Comissão Episcopal da CNBB para Vida e Família. [Leia mais sobre o assunto]
quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Nossa confiança precisa estar em Deus

Não podemos reger a nossa vida a partir do que acontece, mas pela Palavra, que nos ensina que Deus conhece todas as coisas e sabe o que é melhor para nós. A Palavra de Deus precisa ser o nosso alimento diário.
Há muitas pessoas que, por ignorância, consultam horóscopos para se direcionar no trabalho, na vida sentimental e até nas mais importantes decisões de suas vidas. Nós, que aprendemos a colocar a nossa confiança no Deus vivo e verdadeiro, necessitamos receber Suas instruções a cada dia, contidas na Sua Palavra. Precisamos nos alimentar dela para nos orientar em tudo o que formos realizar.
Todos os dias, o Senhor está soprando em nossos ouvidos: “Eu jamais te abandonarei, Eu jamais te esquecerei”, acredite!
Deus está com você e está o ajudando até mesmo naquilo que, hoje, se torna impossível aos seus olhos.
Jesus, eu confio em Vós!



Home - Pai Eterno

Pai Eterno
Deus Pai – 1ª pessoa da Santíssima Trindade; aquele para quem nada é impossível. O Pai Eterno é amoroso e criou o mundo para manifestar sua bondade, sua glória e beleza.

Jesus Cristo – 2ª pessoa da Santíssima Trindade; o Filho predileto, o ungido e enviado para nos redimir de nossas faltas. O verbo que se encarna para nos salvar das trevas, que nos reconcilia com Deus, modelo de nossa santidade.

Espírito Santo – 3ª pessoa da Trindade; é o Paráclito, o Espírito de Verdade, procede do Pai e do Filho, e com Eles é adorado e glorificado.

Maria – Esposa do Espírito Santo, mãe de Deus porque é a mãe de Jesus. A imaculada conceição, a nova Eva, a mãe de todos os viventes. É a humanidade presente junto ao mistério da Santíssima Trindade.

Você – Você é parte desta Família de Amor. Desde a sua concepção, o Pai Eterno lhe criou para manifestar no mundo a ternura, a inteligência, a beleza: tudo por meio de você e de sua vida. Ele tem um amor eterno por você!
Imagem 
Medalhão



Sorrindo pra Vida

Amemo-nos uns aos outros para experimentarmos o amor de Deus

Mensagem do missionário Márcio Todeschini, no programa "Sorrindo pra Vida", da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 31 de outubro de 2013. 
 
A Palavra meditada, hoje, está em São João 15,12-17.

"Permanecer no amor do Pai e acolher os Seus Mandamentos requer de nós sacrifício", afirma Márcio
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN


Quando nos colocamos diante da Palavra de Deus, precisamos mergulhar nela, pela oração, para que ela realize a transformação em nossos corações.

A meta da Palavra é transformar a nossa vida, e Jesus quer fazer isso por meio do amor. “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês”. Amemo-nos uns aos outros para experimentarmos o verdadeiro amor do Pai. Esse é o caminho que Jesus nos apresenta para experimentarmos, em plenitude, o amor de Deus.

Meus irmãos, esse amor não se compara a nada do que já vivemos aqui. Só que para chegarmos a esse amor, precisamos passar por alguns caminhos que exigem alguns esforços. No início do capítulo 15, você verá que Jesus diz que o Pai precisa fazer algumas podas em nós para darmos mais frutos, e se permanecermos n’Ele, seguindo os Seus mandamentos, nós daremos esses frutos.

Permanecer no amor do Pai e acolher os Seus mandamentos requer de nós sacrifício, mas se com amor o fizermos, experimentaremos o amor que vem d’Ele. Nós precisamos trilhar o caminho do amor, mesmo que esse caminho tenha dificuldades, tribulações e desafios.

Deus quer que façamos tudo por amor, porque é assim que daremos frutos e permaneceremos na Sua presença. Se não houver amor em nossas palavras e atitudes, de nada vale tudo que já fizemos até aqui. Em cada coisa que fizermos na nossa vida tem que transbordar o amor que nos alcançou.

Quando fazemos algo sem amor, vemos apenas as coisas desse mundo e não vivemos o que é necessário. Mas quando colocamos amor nas nossas ações, começamos a ver as coisas com os olhos de Deus. Daí, enxergamos o verdadeiro caminho da felicidade.

Se você não entrar na dinâmica de dar a vida pelo outro, de amar, sofrer e passar por sacrifícios, você não irá para o céu. Mas se você se deixar sustentar pelo amor de Deus e fizer tudo que Ele pede, será capaz de abrir mão de qualquer coisa para viver a purificação e para que o amor d’Ele possa dar mais frutos.

Eu quero estar no centro da vontade de Deus para ser amigo de Jesus, servir e dar frutos. Se eu não for amigo do Senhor e não fizer as coisas com amor, serei somente um servo e isso não adianta de nada.

Você precisa ser amigo de Jesus para que o seu serviço tenha raiz no amor de Deus, não somente para fazer as coisas, mas para fazer tudo com amor. Peça essa graça ao Pai. “Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome.”

Jesus quer que você seja Seu amigo. Dê esse passo na sua vida não apenas para servi-Lo, mas para viver aquilo que Deus quer. Ele nos quer amigos para experimentarmos o Seu amor, para que assim, no nosso servir, esse amor transborde aos outros.

“Amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês.” Que Deus nos dê essa graça no dia de hoje.

Márcio Todeschini
Membro da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Mensagem do Dia

 quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Orar sem jamais desanimar

A oração é a única arma que, de fato, funciona e põe todas as coisas no lugar. O remédio para tudo é a oração, por isso a Palavra do Senhor nos dá esta recomendação: “Orai sem cessar” (I Ts 5,17).
Em vez de nos lamuriarmos diante das situações ou de contarmos para todo o mundo o que está acontecendo conosco, entremos no em nosso quarto, dobremos o joelho diante da presença do Senhor e oremos.
Depositemos nas mãos de Deus a nossa causa, porque o que não está ao nosso alcance, está ao alcance d’Ele.
Aprendamos a orar em todos os momentos e circunstâncias. Se não temos este hábito, tentemos cultivar esse costume pouco a pouco, e veremos que a nossa vida nunca mais será a mesma.
Peçamos a Nossa Senhora que nos ensine a ser pessoas orantes.

 

Aquele que é fiel a Deus encontra um bom amigo

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa "Sorrindo pra Vida", da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 30 de outubro de 2013.

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 6,6-17.

"Descubra os tipos de relacionamento que você tem e invista naquele que vale a pena", orienta Márcio
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN


Que sejam numerosas as pessoas que o saúdam, que todos o queiram bem e que você tenha muitos relacionamentos bons e amistosos! Esse é o desejo de Deus para sua vida.

Relacionamentos amistosos não se caracterizam como uma amizade, porque a amizade precisa de tempo, conhecimento, confiança. A amizade verdadeira precisa passar por provações, ao passo que os relacionamentos amistosos não; estes você pode ter com qualquer pessoa. Então, nesse sentido, seja amigo de todos, não tenha inimigos. Aquele que tem inimigos não tem sossego na vida.

Por onde passar, que você tenha muitos relacionamentos amistosos, mas tenha cuidado para escolher, entre tantas pessoas, apenas um conselheiro, um amigo verdadeiro. A Palavra nos pede isso, porque quando o número de pessoas é muito grande, não conseguimos ser íntimos de todos nem abrir o coração para receber um bom conselho. Mesmo que muitos lhe agradem, escolha somente um para ser seu amigo fiel. E saiba que você conseguirá um amigo assim na hora da dificuldade.

O momento ideal para você adquirir um amigo é na hora da crise, porque, nessa ocasião, só quem o amar de verdade ficará do seu lado. Então, adquira um amigo verdadeiro na provação, mas, assim que você conquistar alguém desse tipo, não se apresse em confiar nele, porque a amizade ainda é recente e você precisa conhecer melhor esse novo amigo, os defeitos e os erros dele.

Não seja apressado em confiar, senão você poderá se machucar. Vá confiando nele aos poucos, porque erros todos cometem, contudo, se existir malícia nesse erro, então você perceberá que não poderá confiar nessa pessoa e que não há amizade verdadeira. Não precisa virar inimigo da pessoa, mas, em vez de criar uma amizade com ela, continue no relacionamento amistoso, com uma amizade de ocasião, só para as coisas agradáveis.

Diz a Palavra que não devemos confiar de imediato, porque existem aqueles amigos que, depois de uma situação negativa, viram seus inimigos e revelam tudo o que você confiou a eles. Não há inimigo pior do que aquele que sabe tudo da sua vida e sabe como o machucar. Existe também aquele amigo que está com você só enquanto você tem o que comer. Na hora em que você está na pior, ele some.

“Mantenha-se longe de seus inimigos e seja cauteloso com os amigos”. Temos que ter cuidado com as amizades, porque a traição é uma dor muito difícil de suportar. Quando nós somos traídos, abandonados ou trocados por uma pessoa que amamos e consideramos importante, isso nos causa uma dor tão grande no coração, que corremos o risco de perder a confiança em todo o mundo.

Tenha cuidado com as coisas que envolvem o coração. Aprenda a proteger suas emoções, confie aos poucos nas pessoas, para não se ferir.

Todo relacionamento é um risco, porque, quando você estabelece um laço com alguém, você precisa aprender a confiar. E ao ser ferido, você vai parar de confiar em todos, mas não pode ser assim, porque, desse modo, você se torna uma pessoa resistente ao amor das outras pessoas.

Por isso, a Palavra de Deus vem abrir nossos olhos, para que, na hora da decepção, saibamos o que fazer e como nos prevenir.

Quando uma pessoa é muito machucada no amor, ela corre o risco de desejar que todos também sofram e de sacrificar as coisas mais lindas da vida só para não sofrer novamente. Só que ao fazer isso, ela se privará de viver. E quem não corre riscos, não vive, não tem amigos, não se casa e não conhece o verdadeiro amor.

Se você traz dentro de si uma mágoa, por ter sido enganado, traído, abandonado, ou por uma questão não resolvida em seu coração, há três coisas que você pode fazer. A primeira é desabafar com quem realmente pode ajudá-lo. Escolha uma pessoa madura, de confiança, que seja sábia e santa. Se você não conhece ninguém assim, procure um sacerdote. E enquanto não encontrar ninguém para isso, desabafe com Deus, rasgue o seu coração diante d’Ele.

A segunda coisa a fazer é descobrir que você já amadureceu e cresceu e que, agora, você tem condições de diferenciar os tipos de relacionamento. A Palavra manda você amar todo o mundo, mas não manda você ficar colado em todos. Descubra os tipos de relacionamento que você tem e invista naquele que vale a pena. Com relação aos outros [tipos de relacionamento], você deve se proteger deles e confiar neles vagarosamente.

A terceira coisa que você precisa fazer é cultivar relacionamentos sólidos e seguros, que o ajudem a vencer as dores das lembranças negativas. Em outras palavras: a dor de uma amizade frustrada se cura com uma nova e boa amizade. A amizade que, um dia, não deu certo é curada pela amizade boa que Deus lhe concede. A Palavra meditada hoje ensina que quem é fiel a Deus, encontra um bom amigo.

Deus cura as experiências pelas quais passamos ao sermos traídos e abandonados, dando-nos bons amigos, convertendo as inimizades em amizades. Confiemos no Senhor, para que Aquele que foi o amigo inseparável de Jesus seja o nosso amigo. O Espírito Santo é o amigo de Jesus e quer ser seu amigo agora. Se você O aceita, clame por Ele e peça que Deus abençoe sua vida com a graça dessa grande e única amizade.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Mensagem do Dia

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Quem pode compreender o ser humano na sua essência?

Muitas vezes, somos um mistério para nós mesmos; partindo dessa reflexão, certamente seremos mais lentos em julgar as pessoas pela aparência, porque não sabemos o que se passa no coração delas.
Em certas ocasiões somos mal-interpretados em razão de alguma atitude nossa, sendo que o que falam não corresponde à nossa verdade naquele momento.
Ao longo deste dia façamos o exercício de olhar para as pessoas não segundo o nosso julgamento, mas com a mesma postura do salmista que diz:
“Que é o homem, que dele te lembres, e o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroastes” (Sl 8,5a.6).
Peçamos ao Espírito Santo a graça de enxergarmos a imagem e semelhança de Deus em cada pessoa, porque, de fato, o somos.



 Missa com Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento


    Pe. Fred Gurgel

        Convidamos toda comunidade católica para participar da Santa Missa com adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, Celebrante Pe. Fred Gurgel, nesta quinta-feira às 19 horas na Igreja Matriz de São Sebastião.


      Venha participar conosco desse momento de oração e de fé, com Jesus Eucarístico. 
Jesus, eu confio em vós!

Toda dor tem um fim

Toda dor tem um fim, toda lágrima será enxugada, um dia, pelo próprio Deus que há de nos consolar.
“Irmãos, eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós” (Rm 8,18).
Meus amados irmãos e irmãs, nós caminhamos neste mundo em um verdadeiro vale de lágrimas. É claro que a nossa vida não é feita só de sofrimentos, é claro que, aqui, também experimentamos momentos de muitas graças, de bênçãos, de comunhão, de muito amor entre nós. Momentos de alegria, de felicidade, de comemorações, mas nenhum de nós pode negar que já nascemos sofrendo, em meio à dor, e que a vida é cercada de sofrimentos e de momentos difíceis.
Algumas vezes, nós até nos perguntamos – “Por que tal pessoa sofre tanto? Será castigo, meu Deus do Céu?” É obvio que não, Deus não castiga ninguém! Existem diversas explicações para o sofrimento, a primeira é que muitos deles são consequência dos nossos pecados. Muitas vezes, padecemos devido à nossa natureza, que está sujeita a doenças, a enfermidades e a aflições. Outras vezes, sofremos porque outras pessoas nos causaram alguma dor; da mesma como nós também provocamos o sofrimento em outras pessoas.
O fato é que durante a nossa caminhada, em nossa peregrinação na Terra, nós passamos por contrariedades e dificuldades. Em certos momentos essas dificuldades são maiores; em outros são menores. Mas ninguém pode negar que o sofrimento não aconteça em nossa vida.
Há momentos em que estes infortúnios batem à nossa porta com uma doença mais grave, com a perda de um ente querido; com coisas que não dão certo para nós, com situações desagradáveis.
Mas, meus irmãos, nós não estamos aqui para lamentar os nossos flagelos, nós estamos aqui para encontrar e buscar, na Palavra de Deus, um sentido para aquilo que nós sofremos. A própria Palavra nos diz que os sofrimentos pelos quais passamos nesta vida, sejam eles quais forem, não têm proporção, não têm comparação, ou seja, não dá nem para medir qualquer sofrimento nessa Terra com a glória que nos espera no Céu.
Na verdade, quando passamos por um tormento, por um sofrimento grande que parece interminável, é apenas para nos lembrar de que toda dor tem um fim, que toda lágrima será enxugada, um dia, pelo próprio Deus que há de nos consolar. Nós só precisamos de uma coisa: sofrer com dignidade, sofrer com espírito de acolhimento, de luta, não de entrega nem de revolta. Qualquer revolta torna o nosso sofrimento ainda mais doloroso; pois, apenas por nos revoltarmos, já perdemos de vista o sentido salvífico que o sofrimento provoca em nós.
O que nós podemos fazer é olhar para os nossos sofrimentos e para os sofrimentos daqueles que estão ao nosso lado. Muitas vezes, achamos que passamos pela maior dor do mundo, no entanto, a dor de muitos irmãos é bem maior que a nossa dor. Há muita gente que aguenta firme, segue adiante, e nós, muitas vezes, não aguentamos nem um “pisão no calo” que sofremos na vida.
Por isso, meus irmãos, precisamos de fibra, precisamos “nos temperar” com os valores do Céu, para termos a convicção e a certeza de que o amor de Deus por nós é maior. Não se esqueça: qualquer sofrimento por que passemos nesta vida não tem proporção, não tem comparação, não tem qualquer semelhança com aquela glória, com aquele presente, com aquele bem que nos esperam no Céu.
Que Deus abençoe você!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dogmas, luzes no caminho da fé

O Magistério da Igreja (Papa e Bispos) empenha plenamente a autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando obriga o povo cristão a acreditar em verdades contidas na Revelação divina ou verdades que com estas têm uma conexão necessária.
Os dogmas não são grades que impedem o caminhar dos teólogos, ao contrário, são luzes no caminho de nossa fé que o iluminam e tornam seguro. Eles são para o povo de Deus como os trilhos são para um trem; são vínculos que dão ao veículo segurança e possibilidade de ir muito longe. O que seria do trem se saísse dos trilhos?
Não mais do que 14 vezes um Papa proclamou um dogma de fé; isto em 21 séculos de vida da Igreja. Mas há muitas outras verdades da fé, que não foram definidas explicitamente como dogmas por um Papa, mas que são também dogmáticas. Todos os doze Artigos do Credo são dogmas de fé; ele é o “Símbolo dos Apóstolos” e resume as verdades básicas da fé cristã que há 2000 anos a Igreja ensina.
O Dogma é uma verdade Revelada por Deus, e proposta pela Igreja à nossa fé e à nossa conduta. E como algo revelado por Deus, e compreendido pela Igreja, é imutável. Podemos aperfeiçoar o entendimento da verdade revelada, mas nunca destrui-la ou negá-la. O Dogma pode estar contido na Bíblia ou na Tradição apostólica que não foi escrita, mas que tem para a Igreja o mesmo valor de Revelação da Bíblia; por exemplo, o Credo como é rezado não está na Bíblia, mas veio da Tradição.
Jesus deixou a Igreja com a incumbência infalível de fazer este discernimento, a fim de nos mostrar e conduzir, sem erro, ao caminho da salvação. Pouco adiantaria Jesus deixar na terra o “depósito da fé”, ou, como chamava São Paulo, “a sã doutrina”, se não deixasse também uma guardiã infalível da mesma.
A Revelação de Deus ensina que “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4); mas, onde está esta “Verdade” que salva? O mesmo São Paulo responde: “ A Igreja é a coluna da verdade” (1Tm 3, 15). É por isso que a Igreja afirma sem dúvida, várias vezes, no Catecismo, a sua infalibilidade naquilo que é essencial em termos de fé e moral.
Para manter a Igreja na pureza da fé transmitida pelos Apóstolos, Cristo quis conferir à sua Igreja uma participação na sua própria infalibilidade, ele que é a Verdade. “Goza desta infalibilidade o Papa quando, na qualidade de pastor supremo de todos os fiéis, e encarregado de confirmar seus irmãos na fé proclama, por um ato definitivo, um ponto de doutrina apenas sobre à fé e aos costumes… A infalibilidade prometida à Igreja reside também no corpo episcopal quando este exerce seu magistério supremo em união com o sucessor de Pedro”, sobretudo em um Concílio Ecumênico (LG 25).
Os dogmas sobre Deus garantem que Ele existe, que é único, mas são Três Pessoas divinas formando um só Deus (Pai e Filho e Espírito Santo), com igual poder e majestade; que
Ele é eterno, onipotente, onipresente, onisciente, amor e misericórdia, Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; tudo o que existe foi criado por Deus.
Os dogmas sobre Jesus Cristo afirmam que Ele é o Filho Único de Deus; verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus (possui duas naturezas: humana e divina); cada uma das duas naturezas em Cristo possui uma vontade e uma operação própria. Cristo se ofereceu em sacrifício na Cruz para resgatar a humanidade separada de Deus pelo pecado. Ao terceiro dia depois de sua morte, ressuscitou glorioso dentre os mortos e subiu em corpo e alma aos céus e está “sentado” à direita de Deus Pai.
Sobre o mundo, os dogmas dizem que tudo do que existe foi criado por Deus a partir do nada. O mundo é temporal, um dia vai terminar. Deus o conserva pelo Seu poder e bondade.
Sobre a pessoa humana, os dogmas garantem que ela é formado de corpo material e alma espiritual e imortal criada por Deus no momento da concepção, à sua imagem e semelhança. O pecado de Adão (original) se propaga a todos os seus descendentes por geração e não por imitação. O homem caído não pode redimir-se a si mesmo; precisa de um Salvador, Jesus Cristo.
Sobre a Virgem Maria os dogmas dizem que Ela é Imaculada, isto é, foi concebida sem o pecado original, e nunca teve qualquer pecado pessoal; é Mãe de Deus feito homem; foi para o Céu em sua Assunção, de corpo e de alma, após o término de sua vida na terra. É Virgem perpétua: antes do parto, durante o parto de depois do parto de Jesus Cristo.
Sobre o Papa e a Igreja os dogmas ensinam que a Igreja foi fundada por Jesus Cristo, que constituiu São Pedro como o primeiro Papa e cabeça visível da Igreja, conferindo-lhe pessoalmente o primado de jurisdição. O Papa possui o pleno e supremo poder sobre a Igreja, não somente nas coisas da fé e da moral, mas também na disciplina e no governo da Igreja. Ele é infalível sempre que define uma verdade de fé ou de moral. A Igreja é infalível quando define com o Papa alguma matéria de fé e de costumes.
Os dogmas sobre os Sacramentos, afirmam que Cristo instituiu sete Sacramentos: Batismo, Crisma, Confissão, Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos Enfermos. A Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados cometidos após o Batismo pelo Sacramento da Confissão. Cristo está presente na Eucaristia pela transubstanciação de toda a substância do pão e do vinho.
Os dogmas sobre os últimos acontecimentos afirmam que existe a vida eterna, o Céu, o Inferno e o Purgatório, o fim deste mundo e a segunda vinda de Cristo, a ressurreição dos mortos no último dia e o juízo universal.
Prof. Felipe Aquino

Mensagem do Dia



Sexta-Feira, 25 de outubro 2013

A verdadeira caridade Há amor em você! Esse amor se chama caridade. O inimigo estraga tudo e acaba caricaturando o que há de mais lindo. Isso foi uma profanação que ele fez.

Hoje caridade significa dar esmola, doar algumas coisas, muitas vezes, sem compromisso, tanto assim que se diz por aí: “Eu não quero saber de caridade; se você quiser me dar alguma coisa, me dê, mas não quero saber de caridade”. Muitos pobres dizem isso. Por quê? Porque a palavra “caridade” tornou-se uma caricatura. Mas caridade vem de cáritas. Cáritas vem de caris. Caris deu a palavra carisma, e caridade vem daí.

A verdadeira caridade é a união do amor divino com o amor humano. Deus lhe deu amor. No começo da criação o amor era puro, como a nascente de água que sai da serra. O seu amor era amor de Deus. Depois veio o pecado original e envenenou a fonte, o amor se misturou com sensualidade, com sexualidade, egoísmo, ganância, cobiça.

Quando veio no poder do Espírito Santo, Jesus deu a esse amor o nome de caridade. É um dom. Um presente. É o próprio Espírito Santo amando e misturando em você o amor divino com o amor humano. Isso é caridade!

O Senhor quer nos batizar nesse amor, que é caridade, para que, daqui para a frente, a nossa sensibilidade tire de dentro de nós amor verdadeiro. Amor que é doação, serviço, entrega. Amor que, muitas vezes, é sacrificar-se, doar-se e esquecer-se de si, perder por causa dos outros. Amor que muitas vezes é perdoar, desculpar, suportar, agüentar, dar, ouvir, passar noites sem dormir.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

 

Homilia Diária

O pecado tem o seu jeito próprio de agir em cada um de nós

O pecado tem o seu jeito próprio de agir em cada um de nós, ele age conforme a fraqueza, conforme o “buraco” que ele mesmo foi cavando dentro de nós.
“Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim” (Rm  7,19-20)
Quem de nós já não desejou fazer o bem, já não fez propósitos e teve vontade de realizar as coisas justas e corretas; de viver uma vida honesta, segundo a vontade de Deus, direcionada por Deus e guiada por Sua Palavra.
Nós nos propomos, muitas vezes, a ser mais silenciosos, mais meditativos e contemplativos, a viver mais em oração, a não brigar mais uns com os outros, a não dizer desaforos nem a fazer desavenças. Mas parece que existe uma força estranha agindo em nós. Alguém me disse assim: – “Quanto mais eu faço bons propósitos, mais parece que eu caio, mais parece que eu cedo, mais parece que a força do mal toma conta de mim!”.
Isso acontece com todos nós, meus irmãos e minhas irmãs, que estamos na caminhada com Deus. Dentro de nós há o desejo do bem, a vontade de fazer o bem, dentro de nós há este grande propósito de querer acertar sempre, mas existe uma força que, às vezes, parece até ser maior que nós. É uma força que enfraquece a nossa vontade, enfraquece os nossos desejos, nos seduz e nos mantém, muitas vezes, presos, cativos. Essa força se chama pecado.
O pecado tem o seu jeito próprio de agir em cada um de nós, ele age conforme a fraqueza, conforme o “buraco” que ele mesmo foi cavando dentro de nós. Assim, ele vai nos deixando presos a ele. A fraqueza de alguns é o temperamento: se aborrecem e perdem a paciência por qualquer coisa. Algumas vezes dizem assim: – “Padre, queria tanto ser paciente com os meus filhos! Queria ser paciente com meu marido, mas qualquer coisa que ele me diz já me irrita”. Para outros, a fraqueza é a língua, a pessoa não quer falar mal de ninguém, mas quando menos percebe já está novamente fazendo isso.
O pecado também pode nos levar pela fraqueza da carne, pelas impurezas, pelas desordens nos pensamentos e nos sentimentos. E, assim, uns mais, outros menos, o pecado vai enveredando por nossa vida. Dificultando a luta de muitos que querem parar de beber, de fumar, de largar as drogas.
Em todos esses casos parece que há uma força maior nos dominando. A Palavra de Deus, meditada hoje, está nos convidando a reconhecermos a força do pecado que existe no meio de nós, a força do pecado que exerce um fascínio em nossa vida. Não o estou convidando a esmorecer; não, pelo contrário, é apenas para que nós meditemos sobre isso e ninguém se ache pronto, ninguém ache que não vai mais cair ou que não vai ter mais esta ou aquela fraqueza.
Enquanto estivermos vivos, meus irmãos, mantenhamos a vigilância, porque Deus nos libertou, mas o pecado nos ronda e é por isso que temos de nos manter humildes, para termos forças para combater o mal.
Deus abençoe você!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Hoje não é mais um dia!

Hoje não é mais um dia da nossa vida, é um novo e belo dia, cheio de novidades e de surpresas do Espírito Santo. Com certeza, hoje tudo se faz novo, e se percebermos que a nossa vontade está enfraquecida por causa das dificuldades próprias da vida, peçamos ao Espírito Santo que nos fortaleça e nos dê um novo sabor pela vida. A depender de como estamos interiormente, só enxergamos tudo cinzento, sem brilho e sem beleza, mas não nos deixemos conduzir pelos nossos sentimentos, porque eles são inconstantes, e sim pelo Espírito Santo, porque: “O Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza” (Rm 8,26a).
Vinde Espírito Santo, e renova hoje a nossa vida!



ATENÇÃO SENHORES COORDENADORES DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA!





O Retiro do Conselho Diocesano que estava marcado para os dias 26 e 27/10 foi cancelado em virtude do concurso do ENEM.  

Comunicamos outro sim, que haverá no dia 09/11 às 16 horas na Capela do Espírito Santo uma reunião extraordinária do Conselho Diocesano para tratarmos do Congresso Diocesano - 2013    


Atenciosamente.
Coordenação Diocesana

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mensagem do Dia

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Contemos sempre com a graça de Deus

Contemos sempre com a graça de Deus Tudo na nossa vida é por graça de Deus. Quando temos ideias brilhantes e ficamos maravilhados, não é só pela nossa capacidade, é por graça de Deus que isso acontece. Da mesma forma, quando fazemos o bem a alguém, na verdade, somos movidos pela graça do Senhor. Assim é a nossa vida.
“A graça é o favor, o socorro gratuito que Deus nos dá para responder a seu convite” (Catecismo da Igreja Católica, n. 1996).
Quão maravilhosa é a bondade do Senhor, que, em tudo, nos dá a Sua graça! Com muita simplicidade de coração, antes de fazer qualquer coisa, rezemos assim: “Ó Deus, sempre me preceda e me acompanhe a vossa graça, para que eu esteja sempre atento ao bem que devo fazer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”


Devemos honrar o nosso corpo como o lugar da morada de Deus

Devemos honrar o nosso corpo como o lugar da morada de Deus. Você sabe que o nosso corpo é um sacrário, é um templo vivo, é o lugar onde Deus habita.
“Irmãos, que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos a obedecer às suas paixões” (Rm 6,12).
Vamos meditar a Palavra de Deus a partir da Primeira Leitura (cf. Rm 6,12-18) da Santa Missa de hoje, esta bonita carta que São Paulo escreveu aos romanos.
O convite do apóstolo Paulo é justamente este – uma vez que nós conhecemos Cristo e Ele nos libertou da escravidão, sobretudo da escravidão do pecado e da morte – o pecado não deve mais reinar em nosso corpo.
Você sabe que, em certas ocasiões, nós seguimos as inclinações que o nosso corpo tem – quando digo corpo, digo a nossa natureza humana, natureza mortal, que, muitas vezes, nos chama ao pecado. Quando você olha para o seu corpo, você vê que todo ele pode ser ocasião de pecado – a língua, os ouvidos, os olhos, os membros inferiores e superiores, da ponta dos nossos pés até os cabelos, nós podemos nos deixar ser seduzidos pelo pecado e o pecado nos levar a nos entregar a ele.
Nós conhecemos a Cristo e Ele passou a reinar e a viver em nós graças ao batismo que nos foi concedido. Devemos honrar, cada vez mais, o nosso corpo como o lugar da morada de Deus. Você sabe que o nosso corpo é um sacrário, é um templo vivo, é o lugar onde Deus habita.
É esse corpo mortal que recebeu a graça do batismo, mas esse mesmo corpo recebe, para se fortalecer na fé, a graça da Eucaristia, do Corpo e do Sangue de Cristo, que circula em nós. Como devemos honrar o Cristo que habita em nós; como devemos honrar esse Cristo que faz moradia em nós!
Nós, muitas vezes, podemos nos sentir fracos, impotentes, seduzidos pelo mal, e o pecado reinar em nós; mas é por isso mesmo que nós precisamos da força de Cristo, do amor de Jesus reinando em nossos corações.
Nós precisamos nos decidir, a cada dia, a entregar o nosso corpo, e tudo o que somos e temos, para ser o lugar da moradia de Deus e não o lugar da morada do pecado. Por isso, a cada dia, devemos nos levantar e fazer a persignação ou orar: Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, de todos os nossos inimigos; e depois traçar o sinal da cruz: em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, de forma a permitir que todo o nosso corpo seja marcado para ser o templo de Deus, o lugar da morada do Senhor.
Que Deus abençoe você!

Halleluya – neste final de semana (25 e 26) em Mossoró-RN





Mossoró-RN receberá neste final de semana o maior festival de artes integradas do país. O Halleluya, evento promovido pela Comunidade Católica Shalom em várias cidades do Brasil e do exterior, será realizado nos dias 25 e 26 deste mês, na Estação das Artes Elizeu Ventania.
A abertura está marcada para as 18h30 de amanhã, com celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano dom Mariano Manzana. Além de teatro e dança, serão três shows musicais na primeira noite. Estarão se apresentando as bandas Tautobios (CE), PJ Samba (RN) e Adoração e Vida (SP).
Atrações
O segundo dia do festival também terá início às 18h30, outra vez com celebração presidida por dom Mariano. Os shows do sábado (26) serão de Suely Façanha (CE), Missionário Shalom (CE) e Cosme (RJ).

Participem eu aprovo.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mensagem do Dia

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dependemos do auxílio do Senhor

“Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor” (Sl 137).
Como o salmista, ao longo de todo este dia, lancemos um grito ao Senhor, em todas as circunstâncias. Talvez até achemos que somos capazes de resolver todas as coisas sozinhos, mas é um engano pensarmos assim. Precisamos e dependemos do auxílio do Senhor.
“Naqueles dias, a Rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. Prostrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: Deus de Abrãao, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor” (Ester 4,17).
A nossa atitude precisa ser também como a da Rainha Ester que, em meio ao perigo, buscou refúgio no Senhor e não nas coisas, nas pessoas e nos bens que possuía, e muito menos nas suas próprias forças, porque o único auxílio eficaz para a nossa vida é o que vem do Senhor.
Aconteça o que acontecer neste dia de hoje, lancemos um grito ao céu: “Senhor, salva-me, livra-me do mal”.
Jesus, eu confio em Vós!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mensagem do Dia

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Não desanime diante do sofrimento

“Amo aqueles que me amam” (Pr 8, 17a)
Peçamos ao Senhor que, durante este dia, Ele nos faça merecedores do Seu amor. E que a nossa segurança aqui, na Terra, seja somente Ele, que, em nenhum momento, nos decepciona nem nos abandona.
Jesus, eu confio em Vós!

 

 Homilia Diária

Coloque-se sob a direção do Espírito Santo

Como ocorre com a história de uma pessoa e de uma comunidade, a nossa história pessoal é mudada quando nós nos colocamos sob a direção do Espírito.
“Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos” (Lc 10,3).
Hoje nós temos a graça de celebrar o evangelista São Lucas, que era médico, doutor. É por esse motivo que, hoje, nós nos lembramos de todos os médicos, aqueles que exercem a sua profissão em favor da nossa saúde. Que Deus abençoe a cada um dos doutores, doutoras, homens e mulheres que se consagram a essa nobre profissão.
O evangelista Lucas foi um doutor que cuidou de muitas pessoas e, ao mesmo tempo, foi um médico de almas, foi discípulo do apóstolo Paulo e seguidor de Jesus Cristo, acima de tudo.
Lucas, uma vez que conheceu Jesus, procurou entrar nas nuances, nos momentos principais e íntimos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Lucas não escreveu apenas o seu Evangelho, mas também o Livro dos Atos dos Apóstolos.
Quando lemos qualquer coisa escrita pelo evangelista Lucas, temos que ter como chave da direção a Pessoa do Espírito. Na verdade, toda a obra dele, – tanto o Evangelho de Lucas como os Atos dos Apóstolos –, são a obra do Espírito Santo de Deus.
O evangelista preocupa-se em nos revelar como o Espírito Santo age na vida daquele que se coloca sob Sua dependência, sob Sua direção. Como ocorre com a história de uma pessoa e de uma comunidade, a nossa história pessoal é mudada quando nós nos colocamos sob a direção do Espírito.
Lucas deve ter tido uma proximidade muito grande com Maria, a Mãe de Jesus. Ele nos relata detalhes importantíssimos da infância de Jesus, os quais, seguramente, só a Virgem Maria conhecia, como o momento em que o anjo a visitou, a forma como se deu o diálogo entre o anjo Gabriel e ela, o nascimento de Jesus, a visita dos Pastores, o Cântico de Maria.
Enfim, Lucas é o evangelista da infância de Jesus. Depois, ele nos mostra como Jesus foi o homem conduzido pelo Espírito, como o Espírito Santo conduziu a vida d’Ele desde o momento em que Ele vence as tentações ao momento em que começa Sua missão pública, anunciando o Evangelho do Reino de Deus. É o Espírito quem O conduz quando Ele realiza as curas, os milagres e os prodígios de Deus no meio de nós.
É o Espírito quem socorre Jesus no momento da dor, da aflição, é o Espírito quem está com Jesus na hora da cruz, na hora da morte. E é esse mesmo Espírito que Jesus sopra e que O envia para junto do Pai, e para todos nós quando a Igreja nasce no Pentecostes.
Ao celebrarmos hoje o evangelista São Lucas, queremos pedir a ele que interceda por nós, para que também sejamos homens e mulheres do Espírito. Que nos deixemos conduzir por Aquele que conduz a história e muda a direção da vida dos homens.
Que o Espírito Santo venha em socorro da nossa pobreza e da nossa miséria!
Que Deus abençoe você!

 

Caminhada da imagem de São Sebastião, segue hoje (18)

1383149_332810050197167_658185163_n[2]Tem continuidade, hoje (18), a peregrinação da imagem do padroeiro da cidade de Caraúbas-RN, São Sebastião, vindo da casa de seu Sebastião Rodrigues, no Alto São Severino e caminhará até a residência de Tereza de Jesus, também no mesmo bairro.
Queremos lembrar que esta caminhada é uma visita que a imagem realiza nas residências de pessoas idosas que não possuem, mais, condições físicas a participarem de novenas e missas, um costume de gerações.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Peregrinação de São Sebastião 2013/2014, teve inicio com a missa de envio nesta terça-feira.

Começou as Caminhadas de São Sebastião em Caraúbas.

Na noite desta terça-feira (15), foi iniciada em Caraúbas as caminhadas em alusão ao santo padroeiro do município São Sebastião, que agora só retornará a sua casa no dia 10 de janeiro na abertura da festa.  

Na ocasião, foi realizada a Missa de envio da imagem, onde também foi apresentada de forma oficial a comissão central da festa de São Sebastião e logo depois os fiéis e devotos do mártir saíram em peregrinação até a residência de  Dona Patrocina de Gois, que fica localizada no início da subida do Alto São Severino, nas Proximidades da Mercearia de Tota Nogueira.

Além disso também foi apresentado o tema dos festejo deste ano que setá: A Nossa Paróquia: Comunidade de comunidades, e terá como lema: São Sebastião, ajudai-nos a encontrar no Cristo o modelo de orientador de nossa missão.



terça-feira, 15 de outubro de 2013

Mensagem do Dia

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Unamos a fé à vida

“Nada me perturbe, nada me amedronte; tudo passa, Deus não muda. A paciência tudo consegue. A quem tem Deus, nada falta, só Deus basta” (Santa Teresa D’Ávila).
Com certeza, Santa Teresa não escreveu primeiro esta oração para depois vivê-la; ela a viveu para depois escrevê-la. Conosco não é diferente, transformemos em oração todas as circunstâncias da nossa vida, das mais simples às mais complexas, a exemplo desta grande santa, cuja memória é comemorada hoje pela Igreja.
Santa Teresa D’Ávila, rogai por nós!


Cuide bem do seu interior

Cuide bem do seu interior, e seu exterior vai ser uma resposta de tudo aquilo que você vive dentro da sua alma.
“Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos!” (Lucas 11, 39-40).
Os fariseus estão incomodados com Jesus, sobretudo esse a cuja casa Jesus se dirige para jantar. Ele fica admirado, porque o Senhor não lava as mãos antes das refeições; aquilo inquieta e perturba o coração do fariseu. E não é preciso que ele diga algo a respeito, o Mestre Jesus percebe a inquietação dele. A resposta, para um bom entendedor, poucas palavras já dizem tudo. Porque estão incomodados com a maneira como se lavam os copos, como se lavam os talheres, como se lavam as mãos. O problema é que o interior, o coração deles, está cheio de ideias de roubos, de enganos, fraudes, impurezas, maldades. Um velho ditado já diz: “Quem vê cara, não vê coração”.
Às vezes, nós nos encantamos com a beleza da aparência das pessoas. E nós mesmos já vivemos tantas vezes tão seduzidos em cuidar da nossa aparência externa que o nosso tempo se torna limitado para cuidar da nossa aparência interna. As pessoas passam horas em salões de beleza se arrumando, para isso e para aquilo. E como estão vazias as filas para os confessionários! Como estão vazios os sacrários! Quão poucas pessoas se dispõem a fazer uma purificação espiritual para lavar a alma.
Muito cuidado, pois as nossas conversas são rodeadas pelos mesmos assuntos fúteis: – “Como está a sua unha?” e “Como está o seu cabelo?” Contudo, a conversa do homem e da mulher de Deus, acima de tudo, deve ser esta: Como está o seu coração, a sua alma, o seu interior?
Cuide bem do seu interior, e seu exterior vai ser uma resposta de tudo aquilo que você vive dentro da sua alma!
Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
 
 
 
Santo do Dia

Santa Teresa de Ávila (Santa Teresa de Jesus)




 Com grande alegria lembramos, hoje, da vida de santidade daquela que mereceu ser proclamada “Doutora da Igreja”: Santa Teresa de Ávila (também conhecida como Santa Teresa de Jesus). Teresa nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515 e foi educada de modo sólido e cristão, tanto assim que, quando criança, se encantou tanto com a leitura da vida dos santos mártires a ponto de ter combinado fugir com o irmão para uma região onde muitos cristãos eram martirizados; mas nada disso aconteceu graças à vigilância dos pais. Aos vinte anos, ingressou no Carmelo de Ávila, onde viveu um período no relaxamento, pois muito se apegou às criaturas, parentes e conversas destrutivas, assim como conta em seu livro biográfico. Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor, assumiu a partir dessa experiência a sua conversão e voltou ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo. Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual São João da Cruz, também Doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita. Por meio de contatos místicos e com a orientação desse grande amigo, iniciou aos 40 anos de idade, com saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino. Começou pela fundação do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila. Daí partiu para todas as direções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos. Provocou com isso muitos ressentimentos por parte daqueles que não aceitavam a vida austera que propunha para o Carmelo reformado. Chegou a ter temporariamente revogada a licença para reformar outros conventos ou fundar novas casas.
Santa Teresa deixou-nos várias obras grandiosas e profundas, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo : “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior”, “A Vida”. Morreu em Alba de Tormes na noite de 15 de outubro de 1582 aos 67 anos, e em 1622 foi proclamada santa. O seu segredo foi o amor. Conseguiu fundar mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar o fervor primitivo de muitas carmelitas, juntamente com São João da Cruz. Teve sofrimentos físicos e morais antes de morrer, até que em 1582 disse uma das últimas palavras: “Senhor, sou filha de vossa Igreja. Como filha da Igreja Católica quero morrer”. No dia 27 de setembro de 1970 o Papa Paulo VI reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja. Sua festa litúrgica é no dia 15 de outubro. Santa Teresa de Ávila é considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Mesmo ateus e livres-pensadores são obrigados a enaltecer sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. O grande Doutor da Igreja, Santo Afonso Maria de Ligório, a tinha em tão alta estima que a escolheu como patrona, e a ela consagrou-se como filho espiritual, enaltecendo-a em muitos de seus escritos.
Santa Teresa de Ávila, rogai por nós!
 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

522 mártires serão beatificados na Espanha


Arquivo: Site Oficial da Beatificação
Logotipo da Cerimônia de Beatificação em Tarragona
No próximo domingo, 13, serão beatificados em Tarragona, na Espanha, 522 mártires. Os novos bem-aventurados foram vítimas da perseguição religiosa espanhola no século XX. Com esta cerimônia, o país terá um total de 1.523 beatos mártires, dentre eles, 11 foram canonizados.

A cerimônia será realizada às 12h, no Complexo Educativo de Tarragona, sendo presidida pelo representante do Papa Francisco, o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato. Participarão da cerimônia 105 bispos, 1.386 sacerdotes e mais de 2.700 religiosos.

Os mártires são de várias localidades do país, entre eles, oito são estrangeiros. São três bispos, 88 sacerdotes diocesanos, 15 sacerdotes de ordens religiosas, 412 religiosos e sete leigos. Todos tiveram as causas de beatificação analisadas individualmente pelo Vaticano.

A cidade de Tarragona foi escolhida para a beatificação por seu significado histórico para a Igreja Católica no país. Nela foram mortos no ano 259, os primeiros mártires espanhóis, entre eles, São Frutuoso, São Eulogio e São Augurio.

O bispo auxiliar da Arquidiocese local, Dom Manuel Borrás, afirma que a cerimônia será um marco importante para o encerramento do Ano da Fé no país. Ele destaca também que o século XX ficará conhecido na Espanha, como o "século daqueles que derramaram o sangue para testemunhar a fé".

Mensagem do Dia

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Basta pedir

Em todos os momentos da nossa vida, precisamos pedir o auxílio da graça de Deus, sabendo que Ele está sempre pronto a nos ajudar. É interessante que hoje o Senhor nos fala: “Ora, se vós que sois maus sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que pedirem” (Lc 11,13).
O Senhor manda-nos pedir, então, é muito simples, peçamos o essencial: Peçamos insistentemente o Espírito Santo, para que Ele seja o nosso Companheiro durante a nossa caminhada terrena.
Vinde, Espírito Santo!
Jesus, eu confio em Vós!



Seja persistente em sua oração

Precisamos “importunar” o Coração de Deus. Precisamos ser insistentes e persistentes em nossa oração e jamais desanimar de fazê-la.
“Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (Lc 11,13).
Continuando na escola de Jesus, na escola da oração, hoje Ele vai nos ensinar mais um segredo da oração. A oração deve ser feita com insistência, persistência e jamais desanimar. E com relação ao nosso modo de nos dirigirmos a Deus: nós precisamos importunar o céu. Como vemos no exemplo que nos é contado no Evangelho de hoje, se o amigo vai chegar de madrugada ou de noite, seja lá o que for, nem que seja para se ver livre dele, você vai se levantar para ele não o ficar importunando.
Meus irmãos, nós precisamos “importunar” o Coração de Deus, nós precisamos ser “chatos” com o Senhor! Precisamos ser insistentes e persistentes em nossa oração e jamais desanimar de fazê-la. Nós, muitas vezes, deixamos de orar por qualquer coisa, até começamos a rezar, mas paramos pelo caminho, porque temos ansiedade de que as coisas sejam resolvidas logo, do nosso jeito e da nossa maneira.
Outras vezes, abandonamos a oração, porque achamos que Deus não nos está escutando. O Senhor não somente nos dá o que pedimos a Ele [desde que seja para a nossa salvação], como também ajeita o caminho, prepara a estrada, nos mostra a direção; porque não basta dar o presente, é preciso também ensinar a usá-lo.
Da mesma forma, Deus Pai não quer que nenhum presente, ou seja, nenhuma graça, seja depois um estorvo em nossa vida, seja algo que vá nos fazer mal. A maior das graças, – na qual devemos insistir e buscar do Coração de Deus –, é pedir-Lhe que tenhamos sabedoria, discernimento, inteligência, fortaleza e capacidade para realizar o bem em nossa vida. Por essa razão, nós temos que pedir ao Autor da graça que venha até nós.
Foi por isso que Jesus disse: “Se nós que somos maus, sabemos dar coisas boas, quanto mais o Pai dá a nós, o seu Espírito”. Ele, ao morar em nós, é a maior dádiva, é a maior graça que podemos receber do nosso Pai Celeste! A nossa oração deve e precisa ser sempre insistente. “Vem, Espírito Santo de Deus!”
Nós precisamos começar o dia e vivê-lo nessa abertura contínua à ação do Espírito Paráclito em nós, para que Ele invada o nosso coração, invada o nosso ser, a nossa mente, a nossa vontade, a nossa disposição, para que sejamos homens e mulheres guiados na força e no poder d’Ele [Espírito Santo]. A nossa oração insistente deve ser esta: que sejamos plenos no Espírito Santo de Deus.
Deus abençoe você!
Missa com Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento



    Pe. Fred Gurgel

        Convidamos toda comunidade católica para participar da Santa Missa com adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, Celebrante Pe. Fred Gurgel, nesta quinta-feira às 19 horas na Igreja Matriz de São Sebastião.

      Venha participar conosco desse momento de oração e de fé, com Jesus Eucarístico. 
Jesus, eu confio em vós!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Homilia Diária

Que Jesus seja sempre novidade em sua vida

Não se acostume ao Senhor, pelo contrário, faça com que Ele seja sempre uma novidade em sua vida. E a graça d’Ele será sempre nova no seu coração.
“Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10,41-42).
As duas irmãs, Marta e Maria, também eram irmãs de Lázaro. E todos os três eram, na verdade, amigos de Jesus. O Senhor era muito próximo, muito íntimo dessa casa e costumava visitá-los com muita frequência. Quando tinha que subir a região da Galileia, para ir até a Judeia, Jesus precisava passar pela região da Samaria, então, Ele ficava na casa de Maria, Marta e Lázaro.
Cada um tem um jeito de ser, de acolher, de sentir-se à vontade com o amigo. Assim se sentiam Marta e Maria: muito à vontade com o Senhor quando Ele as visitava, quando se fazia presente na casa dessa família.
Hoje, as duas irmãs apresentam uma particularidade no jeito de ser de cada uma: o acolhimento ao Mestre. Marta já sabe que Jesus “é de casa”, então, quando Ele entra em sua casa, é como se ela dissesse: “Fique à vontade, a casa é Sua! Fique aí, deixe-me terminar os meus afazeres, porque o Senhor merece o melhor”.
Maria não! Ela é toda atenciosa, se põe para fazer o essencial, se coloca aos pés do Mestre, para ouvi-Lo, para extrair algo de Sua sabedoria, para aproveitar aquele momento único – muito rico e particular – da presença de Jesus na sua casa e na sua vida.
Muitas vezes, nós vamos nos acostumando a ser do Senhor e a estar na casa d’Ele. E algumas vezes, isso vira uma rotina para nós, uma coisa muito comum, muito frequente, a qual já estamos acostumados a fazer – seja quando vamos à casa do Senhor, seja quando Ele vem à nossa casa – porque nós oramos, fazemos novenas e assim por diante.
O mais importante é escutar o Senhor. O mais importante é sempre recebê-Lo como se fosse a primeira vez. Não comungue o Corpo de Cristo por comungar, não se confesse por confessar, mas faça desse momento algo único e muito especial em sua vida. Não se acostume ao Senhor; pelo contrário, faça com que Ele seja sempre novidade em sua vida. E a graça d’Ele será sempre nova no seu coração.
Assim como Maria escolheu a melhor parte, que nós também a escolhamos: estar aos pés do Senhor! Deus abençoe você!


DNJ de São Paulo recordará JMJ 2013, Ano da Fé e CF 2013

O Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo realiza no dia 20 de outubro o Dia Nacional da Juventude (DNJ), em comunhão com toda Igreja no Brasil.

O DNJ deste ano tem como tema: “Juventude e Missão” e o lema: “Jovem: levante-se, seja fermento!”.

A programação conta com apresentações artísticas e reflexões feitas a partir do tema do DNJ; peregrinação à Catedral da Sé e Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. O encontro terá início no Páteo do Collegio, das 13h30 às 17h.

A proposta do DNJ dará continuidade às temáticas da JMJ Rio 2013, do “Ano da Fé” e da Campanha da Fraternidade deste ano, chamando a atenção para a formação de discípulos e missionários de Jesus Cristo em meio à juventude.

Em carta enviada aos Párocos, Vigários e Administradores Paroquiais, Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e referencial para o Setor Juventude, pede a colaboração de todos na divulgação e que motivem os jovens a participarem. Também diz que é importante que os coordenadores de grupos de jovens e catequistas de crisma reflitam com os jovens o tema do DNJ.

Sendo atividade permanente do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o DNJ é um momento forte de celebração, de sentido de pertença dos jovens à Igreja e de sua visibilidade na sociedade. Em todo o Brasil, inúmeras manifestações serão promovidas através do Dia Nacional da Juventude.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Festa de São Sebastião 2014

Missa de envio, marcará a abertura das caminhadas da imagem de São Sebastião

Segundo a coordenação da comissão de Comunicação e Marketing, Leysson Carlos, começa neste próximo dia 15 de outubro (terça-feira), a abertura oficial das caminhadas da imagem de São Sebastião, com uma missa na Igreja Matriz, com saída após a cerimônia paras as residências dos fiéis e devotos do santo padroeiro.
Após a celebração, São Sebastião sairá da Igreja Matriz e se deslocará até a residência de Dona Patrocina de Gois, que fica localizada no início da subida do Alto São Severino, nas Proximidades da Mercearia de Tota Nogueira.
Horários:
  • 18h – Missa de Envio
  • 19h – Caminhada

Refoma da Igreja Matriz conta com a sua colaboração

CIDADÃOS TAMBÉM PODEM COLABORAR COM A REFORMA DA IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO

 
Os esforços para a reforma da Igreja Matriz de São Sebastião, em Caraúbas/RN, ganham força a cada dia. Todos os cidadãos podem colaborar, contribuindo para arrecadação dos recursos necessários para a recuperação do referido templo religioso.
Os interessados em doar qualquer quantia em dinheiro podem realizar o procedimento através da Conta Poupança nº 4020-7, variação 96. A agência é do Banco do Brasil nº 1038-3, sendo o nome do titular da conta a Paróquia de São Sebastião.

 Vem aí... Cenáculo com Maria

Me proclamarão bem aventurada todas as gerações, Lc 1, 48c

Dia 12 de Outubro, Centro de Evangelização Pe. Guido Tonelotto

 PROGRAMAÇÃO CENÁCULO COM MARIA 2013


TEMA:  “ Me proclamaram bem-aventurada todas as gerações “ ( Lc 1, 48c )

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO:

08:00 – Início: Ofício de Nossa Senhora ( Cantado) 
08:30 – Abertura Oficial – Coordenação Diocesana
08:45 – Louvor
09:00 – 1ª. Pregação = Intercessão de Maria  (Jo 2, 5 e 7)

10:30 – Intervalo
11:00 – 2ª. Pregação = Os dogmas de Maria
12:15 – Almoço
14:00 – Retorno – Oração do Terço ( Legião de Maria e Terço dos Homens)
14:20 – Louvor
14:30 – 3ª. Pregação – Maria no Ano da Fé
15:30 – Intervalo
16:00 – Santa Missa
17:00 – Encerramento

 

Jardim Amiguinhos de Deus: um presente das nossas crianças ao mundo


O projeto Jardim Amiguinhos de Deus está gerando, em todo o Brasil, mobilização no Ministério das Crianças. Durante o Encontro Mundial de Jovens, nossos pequeninos brasileiros presentearão os estrangeiros aqui presentes com pequenos jardins.
Conheça o Projeto:
As crianças de cada região do país (sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste) são responsáveis por orarem pelas crianças dos cinco continentes (Oceania, Ásia, América, África e Europa).
Além da intercessão, cada Grupo de Oração infantil fará jardins nos quais serão plantadas as flores correspondentes a cada prática espiritual adotada pelo Projeto Amigos de Deus: Jejum, Eucaristia, Oração, Confissão e Leitura Orante da Palavra de Deus. Estes jardins serão dados de presente aos participantes do Encontro Mundial de Jovens.
Para a Coordenadora Nacional do Ministério das Crianças, Hyde Flávia, as crianças estão aprendendo com a confecção dos jardins e os momentos de oração. "Eles hoje sabem que a oração tem um valor imenso e entendem que faz bem orar pelos outros", explica.
Uma grande rede de intercessão e motivação está sendo realizada em todo o Brasil. “As crianças daqui mandaram e-mails para a Renovação Carismática dos países pelos quais eles devem rezar e ficaram sabendo como funciona o trabalho com o Ministério em cada país”, conta Hyde. Ela também nos falou da motivação gerada por conta dos jardins. “As famílias estão se unindo para orar e confeccionar os jardins, é muito lindo”, conta.
Todo este trabalho desenvolvido pelas crianças será entregue aos encontristas do Mundial de Jovens. “Os jovens levarão na mala os jardins, que tem o tamanho de uma folha de papel ofício, alguns inclusive com o formato do continente que representa”, contou Hyde.
Finalizando, Hyde conta sobre a alegria de mostrar para as crianças que a Renovação existe em outros lugares, não só aqui: “Do lado de lá do mar tem também uma Renovação. Isso motiva as pessoas a irem aos eventos e as crianças a quererem participar da confecção e intercessão”.
 
 

Ministério para as Crianças

O Ministério para as Crianças visa levar os pequeninos a conhecer Deus, através de orações, músicas, leitura da palavra de Deus, por meio de uma linguagem adequada à criança. O principal objetivo do ministério é mostrar que Jesus está vivo e acompanha seus filhos em todos os momentos e que confiando em Deus a vida fica melhor.