sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tríduo em honra ao Sagrado Coração de Jesus

A Paróquia de São Sebasião de Caraúbas está relaizando o Tríduo em Honra ao Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Matriz, dia 26 com a Missa de Abertura, e dando consequencia com as novenas às 19h, encerando com a missa neste dia 30 de junho de 2012, O Apostolado da Oração convida você e sua familia para participar deste momento de fé e devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Programação:

Dia: 26/06/2012 - (Terça-feira)

19h - Missa de Abertura

Novenário:

19h - Na Igreja Matriz 

Dia: 30/06/2012 - Sábado)

19h - Missa de Encerramento e logo após o Sorteio de uma cesta  básica em prol do Sagrado Coração de Jesus.

Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semlhante ao vosso!

 

Consagre toda a sua vida ao Sagrado Coração de Jesus


Nesse dia tão especial dedicado ao sagrado coração de Jesus façamos a ele nossa consagração e a consagração da nossa família a esse coração mais do que especial. Que sejamos guardados dentro do seu coração e assim libertos de todas as insídias de satanás.
Me entrego e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, minha pessoa e vida, ações, dores e sofrimentos para que utilize meu corpo somente para honrar, amar e glorificar ao Sagrado Coração.
Este é meu propósito definitivo, único, ser todo d’Ele, e fazer tudo por amor a Ele, e ao mesmo tempo renunciar com todo meu coração qualquer coisa que não lhe compraz, além de tomar-te, Ó Sagrado Coração, para que sejas ele o único objeto de meu amor, o guardião de minha vida, meu seguro de salvação, o remédio para minhas fraquezas e inconstância, a solução aos erros de minha vida e meu refúgio seguro à hora da morte.
Seja, Ó Coração de Bondade, meu intercessor ante Deus Pai, e livra-me de sua sabia ira. Ó Coração de amor, ponho toda minha confiança em ti, temo minhas fraquezas e falhas, mas tenho esperança em tua Divindade e Bondade.
Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que provoque que não faça tua santa vontade, permite a teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de ti.
Que eu obtenha de tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em tua bondade. Amém!
(Santa Margarida Maria Alacoque)
Consagração da família ao Sagrado Coração de Jesus
Senhor, estamos aqui para consagrar a nossa família e nossa comunidade ao vosso Coração Sagrado, cheio de bondade, misericórdia e amor. Dai-nos a paz, espírito de fé e muita esperança para enfrentar com serenidade os desafios e lutas do cotidiano. E que o verdadeiro amor se faça presente, dia e noite, a cada instante, em nossos lares, em nossa comunidade, no coração de cada um de nós. Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós. Fazei nosso coração semelhante ao Vosso: mais humilde e desprendido; mais generoso e comunitário. Unidos ao Espírito Santo, imploramos também a bênção especial de Maria Santíssima, Mãe da Igreja, Rainha dos Apóstolos, Estrela da Nova Evangelização, nossa Mãe e protetora celeste. Amém.
Nada fica perdido aos olhos de Jesus. Talvez você tenha perdido algo e ainda não o encontrou, mas para Deus não existe esses limites, pois quando o Senhor vai atrás de algo ou alguém, Ele o encontra, e quando Ele o encontra, leva-o Consigo, e quando Ele o leva, este fica para sempre com o Senhor porque Jesus não perde aqueles que o Pai lhe deu. (Pe. José Augusto - Canção Nova)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Mensagem do Dia

terça-feira, 26 de junho de 2012

Temos o hoje para praticar o bem

Somos filhos de Deus e, naturalmente, devemos fazer o que é próprio do Senhor e agradável a Ele.
É próprio de Deus fazer bem todas as coisas e fazer sempre o bem; é este caminho que Ele nos aconselha a seguir: “Buscai o bem, não o mal, para terdes mais vida” (Am 5,14a).
É sempre um desafio escolher pelas boas atitudes, porque a nossa natureza, muitas vezes, se inclina ao mal, mas, com o auxílio da graça do Todo-Poderoso, nós conseguimos seguir o Seu exemplo.
O amor a Deus nos lança ao amor ao próximo; se isso não acontece, alguma coisa em nossa vida está errada, porque a Palavra de Deus nos assegura: ”Se alguém disser: amo Deus, mas odeio meu irmão, é um mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus a quem não vê” (I Jo 4,20).
Senhor, ensina-nos a fazer sempre o bem e a amar, incondicionalmente, nossos irmãos, mesmo quando tudo se mostra contrário e desencontrado dentro e fora de nós.
Jesus, eu confio em Vós!


Jesus, único caminho para o céu

Postado por: homilia


Estamos próximos da conclusão do Sermão da Montanha sobre a vida no Reino de Deus. Jesus chama seus ouvintes para fazer uma escolha e depois lhes dá a “regra de ouro” do agir: “Fazei aos outros o que quereis que vos façam”.
Essa norma de comportamento faz parte da cultura universal e supre a complexidade de toda a Lei e dos profetas. A alusão às portas e aos caminhos, largos ou estreitos, aponta para o Império Romano. Na ânsia de exploração e dominação, construíram largas estradas para as grandes cidades dominadas, com suas amplas portas, centros de produção e comércio, favorecendo a expropriação.
O acesso às pequenas aldeias do povo humilde e pobre era feito por estreitas vias. Para isto, Ele conta três metáforas — uma sobre duas portas, outra sobre duas árvores e uma terceira sobre dois alicerces.
Um local conhecido, hoje em dia, na cidade de Belém, é a Basílica da Natividade, construída onde se acredita que Jesus tenha nascido. A imensa igreja tem apenas uma pequena entrada. Para passar por essa pequena porta, a pessoa tem de se curvar, praticamente agachar. E a não há a possibilidade de entrar levando consigo alguma bagagem. O significado é claro: há apenas uma porta por onde se pode entrar no Reino de Deus e essa porta é estreita. Jesus deixa claro que Ele é a única porta para as ovelhas — Ele é o único caminho para o céu e para o dom da vida eterna (João 10,7-9; João 3,16; João 14,6).
O discípulo devem rejeitar as largas estradas do império e seguir o humilde caminho dos pequenos e excluídos.
Todos procuram uma vida melhor e mais segura, por isto se fadigam e correm. Numa tarefa assim tão importante, é conveniente que não andemos atrás dos outros, mas que verifiquemos, com cuidado e sabedoria, em quais mãos colocamos o nosso futuro, a nossa eternidade. Não nos esqueçamos que o Guia seguro que devemos buscar é Jesus Cristo.
A porta é estreita, mas quando se passa por ela, os campos são verdes, a água cristalina, a proteção é completa. Há fartura, alegria e paz do outro lado, o lado da vida plena em Cristo Jesus.
“Pai, faz-me capaz de reconhecer quem está predisposto a acolher a Tua mensagem, de forma que eu semeie a Palavra a todo coração necessitado de Tua graça. Amém!”
Padre Bantu Mendonça

Vaticano pede maior promoção à vocação sacerdotal

O prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski, apresentou a primeira parte do documento.
Foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 25, no Vaticano, o Documento "Orientações pastorais para a promoção das vocações ao ministério sacerdotal".

O documento está estruturado em três partes: a primeira examina a situação atual, seja das vocações como do ministério sacerdotal nas várias partes do mundo; a segunda aborda a vocação e a identidade do sacerdócio; e a última parte, por fim, indica propostas para a pastoral das vocações sacerdotais.


.: NA ÍNTEGRA: Orientações para promoção das vocações sacerdotais

O prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski, explica que a primeira parte do documento indica, sobretudo, três razões principais que contrastam a pastoral vocacional e que tornam evidente nas Igrejas de antiga tradição cristã no ocidente: O declínio da população e da crise da família; a difusão da mentalidade secularizada; as difíceis condições de vida e do ministério do padre.

Já na segunda parte é oferecida uma apresentação resumida e global da identidade e do ministério sacerdotal, mais concentrada no perfil teológico e espiritual do padre.

"A síntese da doutrina teológica e espiritual apresentada nestes parágrafos responde a duas exigências. Antes de tudo, a intenção é colocar em destaque as características essenciais da vocação ao sacerdócio, com referência à sintese oferecida pelo Concíclio Vaticano II e desenvolvida no Ministério pós-concílio, sobretudo na Pastores dabo vobis", explica o secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Jean-Louis Bruguès.

A terceira parte é a mais longa do documento e propõe uma série de indicações concretas sugeridas por todas as conferências episcopais consultadas. Na primeira frase do capítulo lê-se: “Em alguns países registra-se um vigoroso e promissor florescimento das vocações sacerdotais, que encoraja o prosseguimento no caminho da promoção vocacional”.

“É interessante confrontar a evolução das vocações ao sacerdócio ocorrida nos últimos 10 anos. Observamos o número de estudantes de filosofia e teologia, seja nas dioceses que nas congregações religiosas masculinas distribuídas nas diversas áreas geográficas”, esclarece o subsecretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Angelo Vincenzo Zani.

Na Europa, por exemplo, se constatou uma maior carência de vocações sacerdotais. Os estudantes de teologia e filosofia nos centros diocesanos em 2000 eram 26.879 e em 2010 passaram a ser 20.564.

Já na América Latina, os dados se mostram mais estáveis, mas com uma pequena elevação: Em 2010, os estudantes de teologia e filosofia nos centros diocesanos em eram 20.79, e, em 2010, passaram a ser 20.919.

Uma solicitação importante feita no documento diz respeito à Vigília do Ano da Fé que é um chamado a “propor a experiência de fé como relação pessoal e profunda com o Senhor Jesus Cristo”.

“O documento repete novamente o campo fértil para a semeação vocacional, é uma comunidade cristã que ouve a Palavra, reza com a liturgia e testemunha a caridade. Ele dirige a toda Igreja a um encorajamento, a retomar com confiança o próprio empenho educativo para o acolhimento do chamado de Deus ao ministério sacerdotal”, conclui Dom Angelo.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mensagem do Dia

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Como você acordou hoje?

Desde o momento em que acordamos e abrimos os olhos, é necessário invocar o Espírito Santo, pedir-Lhe a graça de experimentar as novidades próprias de cada dia, as quais nos foram reservadas pelo céu.
Desde cedo devemos invocá-Lo, para que  tudo o que em nós se encontra, momentaneamente, num caos, volte novamente à vida em abundância.
Jesus, eu confio em Vós!
RCC de Mossoró

Caravanas do Levanta-te - Faça sua Inscrição

Se você ainda não organizou sua caravana para o V Levanta-te ainda dá tempo, reuna todos os jovens de sua cidade e faça sua inscrição aqui pelo Blog da RCC Mossoró/RN.



Ordenação Sacerdotal de Fred Gurgel na Paróquia de São Sebastião de Caraúbas dia 04 de agosto de 2012




quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mensagem do Dia

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vencer na oração

Que tudo vençamos, hoje, pela oração. Não podemos nem imaginar o poder da menor de nossas preces quando estas são feitas com sinceridade e confiança em nosso bom Deus. Unidos ao Senhor, em oração, tudo muda.
Acredito que você esteja se perguntando: “Como vou orar vinte e quatro horas por dia, sendo que eu trabalho, tenho filhos para cuidar e mil e uma ocupações para realizar?”.
“Orar é sempre possível: o tempo do cristão é o de Cristo ressuscitado que ‘está conosco todos os dias’ (cf. Mt 28,20), apesar de todas as tempestades. Nosso tempo está nas mãos de Deus. É possível, até no mercado ou num passeio solitário, fazer uma oração frequente e fervorosa. Sentado em sua loja, comprando ou vendendo, ou mesmo cozinhando. A invocação do Santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua.
Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, ela não se dispersa numa torrente de palavras” (Catecismo da Igreja Católica, n. 2743 e 2668).
Nós cremos que tudo pode ser mudado pela oração.
Jesus, eu confio em Vós!


Homilia do Dia

Você já refletiu sobre a oração do Pai-Nosso?

Postado por: homilia


A oração mais perfeita e completa que temos é o Pai-Nosso. Muitos dos nossos irmãos evangélicos criticam nosso rezar, porque dizem que este se trata de palavras repetidas, não espontâneas. No entanto, eu lhe digo, meu irmão, se você entender a oração que Cristo nos deixou, se refletir cada palavra e, principalmente, se as viver, não precisará de mais nenhuma oração. Nela, encontramos tudo o que precisamos para sermos santos.
“Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso nome”. Você já reparou que Jesus não disse “meu Pai”? Deus é Pai de todos nós e temos de ter uma consciência comunitária em nossas orações. “Que estais no céu”, em toda parte, inclusive aqui, agora. “Santificado seja o Vosso nome”, significa que não só o nome, mas também Sua realidade divina, em três Pessoas, seja adorada, glorificada, conhecida e acreditada no mundo inteiro. Para que isso aconteça, precisamos fazer a nossa parte como anunciadores da mensagem de Jesus Cristo.
“Venha a nós o Vosso Reino”. É importante explicar aos nossos filhos e às crianças do Catecismo o que isso significa: “venha a nós o governo de Deus”, ou seja, precisamos permitir que o Senhor governe nossa vida. A oração do Pai-Nosso está no plural, porque toda oração que rezamos não deve ser apenas pessoal, mas realizada para todos.
“Seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu” e não a nossa vontade, não a vontade de satanás nem do assaltante ou daqueles que querem nos prejudicar. Não a vontade dos que pretendem nos afastar do caminho, da verdade e da vida.
“O pão nosso de cada dia nos dai hoje”. E amanhã, eu não vou comer? Sim, mas nós vamos rezar, agradecer e pedir novamente. Este é o procedimento, porque Deus nos aconselha a não nos preocuparmos com o dia de amanhã. Por isso, vamos pedir o pão somente para hoje.
Pão, aqui, não significa somente o pãozinho da padaria, mas sim o alimento, a saúde para trabalhar, o estudo que nos prepara para ganhar dinheiro, o emprego tão difícil de encontrar hoje em dia, etc.
“Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam”. Quando somos lesados, injustiçados, precisamos recorrer aos nossos direitos, porque se todo cristão ficar “bonzinho”, sem reclamar de nenhum abuso cometido pelos outros, todos vão se aproveitar de nós, fazendo-nos de bobos. No entanto, depois da tempestade vem sempre a calmaria, a paz. Fiquemos atentos, porque Jesus sempre nos orienta a fazer as pazes.
“E não nos deixeis cair em tentação”, porque são muitas as seduções que nos cercam no nosso dia a dia, tentando tirar-nos a paz e a amizade com Deus.
“Mas livrai-nos do mal”. São tantos os males desta vida: assaltos, roubos, acidentes, tentações, etc.
Temos a liberdade de chamar nosso Criador de Pai, mas não somente “meu Pai”. É o nosso Pai quem nos leva à unidade com os irmãos espalhados pelo mundo, os quais também oram o Pai-Nosso. Damos ao nome de Deus o devido respeito – santificado seja Seu nome – e pedimos que Seu Reino esteja entre nós. Entregamos nossa vida a Ele, quando pedimos que seja feita Sua vontade.
No centro da oração, mais uma vez, tratamos o Senhor como Pai, afinal quem é o responsável pelo nosso sustento, nosso pão de cada dia, senão Ele? Mostramo-nos arrependidos quando Lhe pedimos perdão pelos nossos pecados. E assumimos nossas fraquezas quando solicitamos Sua proteção e o livramento dos males que não podemos controlar.
Entretanto, pergunto-me: Será que vivemos em unidade com nossos irmãos? Será que, verdadeiramente, tratamos o nome de Deus com o devido respeito? Perdoamos aos nossos irmãos do mesmo modo que desejamos ser perdoados? Será que, muitas vezes, não facilitamos para que o mal entre em nossas vidas?
“Pai, livre-me de reduzir as palavras vazias, a oração que Jesus nos ensinou. Que eu saiba encontrar o sentido do Pai-Nosso centrando minha vida na filiação divina e na fraternidade. Amém!
Padre Bantu Mendonça

Quinta-feira Adoração

Quinta-feira Adoração
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkqR_zYW4hqLQ-kXPyCgbli3PVubiWik2hgBcA5W6T_tONJKt1wCQdkDQtiZ3mQBW1_9orN2kkTKLrQ8zfTPQ8T7rdtgRlbwOM2p0oThn-RAKuAKpyU3mA4OrAfV7rTbzay-jBkxdpF_xb/s660/SS.jpg

Adoração ao Santíssimo


O Grupo de Oração "Sopro de Vida" da RCC , convida você e sua família para participar conosco nesta quinta- feira, dia 21 de junho de 2012, às 19h na Igreja Matriz de São Sebastião da Adoração ao Santíssimo Sacramento. Um momento de louvor, Oração e de entrega ao Senhor  Jesus Cristo, peça com fé que ele atende ao seu pedido. É só confiar.
Jesus, eu confio em vós!
Participe!!!!

domingo, 17 de junho de 2012

Formações

Imagem de Destaque

O que é a fé?

A fé católica é coisa absolutamente diversa de uma simples crença
Em artigo nosso anteriormente publicado, falamos do equívoco que é ver a religião como fenômeno exclusivamente sentimental e subjetivo, sem relevância intelectual e sem referência à realidade das coisas. Dizíamos que tal equívoco nasce de dois outros erros: (1) um que faz a religião depender somente da fé, como se não houvesse verdades religiosas que o homem pudesse conhecer à luz de sua razão natural; (2) outro que consiste numa falsa visão da fé, que é confundida com mera crença. Ora, como dissemos naquela oportunidade, esses dois erros são eliminados quando mostramos que: (1) existem verdades religiosas naturalmente acessíveis ao conhecimento humano; (2) a fé católica, como virtude teologal, é coisa diferente de uma simples crença.
E vamos começar desenvolvendo o segundo desses pontos: a fé católica é coisa absolutamente diversa de uma simples crença. É importante frisar isso, porque, hoje em dia, as pessoas parecem já não mais saber o que é fé, acham que ter fé é acreditar em qualquer coisa. Porém, como sublinhou o atual Papa Bento XVI, quando ainda era o Cardeal Ratzinger, responsável pela Congregação da Doutrina da Fé (órgão que assessora o Santo Padre na defesa da fé), na famosa declaração Dominus Iesus: «Deve-se manter firmemente a distinção entre a fé teologal e a crença nas outras religiões» (n. 7 do documento).

Assista: "Exercer a racionalidade com a fé", com padre Paulo Ricardo

Precisamos, portanto, retomar o sentido da fé. Para isso, podemos recorrer ao significado primitivo e etimológico da palavra. Fé (do latim fides) significa a confiança que depositamos na palavra de alguém. Este sentido ainda está bem presente em expressões legais, como “boa-fé” ou “má-fé”. Um oficial de justiça, por exemplo, quando atesta algum acontecimento, escreve “certifico e dou fé”; com isso ele quer dizer que é verdade o que ele está atestando e que as pessoas podem confiar no que ele está falando. Dos documentos lavrados em cartório também se diz que têm “fé pública” – é mais uma aplicação do mesmo sentido.
Quando confiamos na palavra de um homem, temos o que se chama “fé humana”. A fé humana é um meio de conhecimento, grande parte dos conhecimentos que temos de história, geografia ou de ciências naturais chega a nós por meio da fé humana. São conhecimentos que não podemos verificar por nós mesmos; todavia, nós os aceitamos confiando na palavra dos que nos ensinaram. Por exemplo, só sabemos que a Independência do Brasil foi proclamada em 1822 porque confiamos nos documentos que nos relatam isso e acreditamos no magistério dos historiadores – nenhum de nós já havia nascido àquela época e poderia verificar tal fato por si mesmo.
Como afirmei acima, quando aceitamos como verdade o que nos diz determinado homem, digno de confiança, temos o que se chama fé humana. Porém, quando aceitamos como verdadeira a Palavra revelada de Deus, temos o que se chama “fé divina”. É por isso que o Catecismo da Igreja Católica, nos seus parágrafos 142 e 143, define a fé como «a resposta do homem ao Deus que se revela».
Ter fé, portanto, não é acreditar em qualquer coisa; ter fé é aceitar como verdadeira a Palavra revelada de Deus, é aderir voluntariamente às verdades que Deus comunicou à humanidade, sem as aumentar nem as diminuir.
Isso, por si só, já mostra o quão distante está a fé católica de uma simples crença. A fé é um conhecimento, mas uma simples crença não é conhecimento. Uma crença pode ser puro fruto da imaginação, da fantasia e da subjetividade do crente. No entanto, a fé está baseada no fato histórico e objetivo da Revelação. A fé é um conhecimento sobrenatural historicamente transmitido por Deus à humanidade. «Deus, tendo falado outrora muitas vezes e de muitos modos a nossos pais pelos profetas, ultimamente, nestes dias, falou-nos por meio de seu Filho» (Hb 1,1-2).
O católico, portanto, não é um crente, mas um fiel, que guarda na inteligência e no coração o conhecimento sobrenatural transmitido aos homens por Deus. Este conhecimento sobrenatural em que consiste a fé está depositado nas duas fontes da Revelação divina, a Sagrada Escritura e a Tradição Apostólica, e nos é transmitido por intermédio do magistério da Igreja. Entretanto, existe um conhecimento natural de Deus que, de certo modo, consiste num preâmbulo da fé e do qual pretendemos falar, com a ajuda do Altíssimo, no próximo artigo.

Rodrigo R. Pedroso

Formações

Imagem de Destaque


 

 

 

 

 

 

 

 

 

As mudas do Reino

É dever dos cristãos espalhar boas sementes pelo mundo
Há pessoas com tamanho gosto pelas plantas que se dedicam a recolher, por onde passam, mudas e sementes, para que a vida dada por Deus, na magnífica e variada flora de nossa região, se multiplique por toda parte. Há gente que passa por nossas ruas com carrinhos repletos de madeira, papelão ou ferro velho, para transformar em trocados ou em salário. Os lixões da vida estão repletos de catadores, diante dos quais muitos podem até virar o rosto, mas se esconde ali uma dignidade desconcertante.
E quantos são os homens e mulheres, artistas e poetas, quais trovadores do dia ou da noite, que andam catando versos e compondo melodias feitas de rimas incríveis, carregadas do humor ou da angústia do cotidiano. E não são poucas as pessoas que recolhem imagens, para que dos pincéis dos pintores ou das máquinas fotográficas ou filmadoras passem aos corações a moldura da vida, com rostos e mais rostos.
A crônica da cidade poderia se enriquecer com tantas outras figuras provocantes ou curiosas, todas participantes do agitado malabarismo do viver, que recolhem pedaços de histórias e de coisas, para compor o grande concerto de nossa aventura humana.
Visto do alto, onde se encontra o Senhor, Aquele que está também bem perto de nós, dentro de nós e no meio de nós, o mundo fica até bonito. É que se trata de limpar os olhos para enxergar melhor, para superar o derrotismo dos pessimistas ou a ingenuidade dos que só enxergam a superfície. Há vida pulsando nas veias da humanidade e da terra.
Há um plano de amor com que tudo foi feito pelo Deus, que é amor. De fato, “assim diz o Senhor Deus: Eu mesmo pegarei da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um rebento e o plantarei sobre um alto e escarpado monte. Eu o plantarei no alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um majestoso cedro. Debaixo dele pousarão todos os pássaros, à sombra de seus galhos as aves farão ninhos. E todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor, que abato a árvore alta e exalto a árvore baixa, faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, falei e farei” (Ez 17,22-24). Deus é "incorrigível" em Sua mania de fazer jardins e pomares! (cf. Gn 1 – 3).

Assista também: "Santidade é fazer a vontade de Deus", com padre José Augusto


A força criadora do amor de Deus faz com que o bem se espalhe e se multiplique. É como “alguém que espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece” (Mc 4,26-34). Faz parte da vida cristã identificar os sinais da presença de Deus na história humana, olhar ao redor e perceber o bem que se faz, para entender as parábolas da vida que o Senhor continua contando. Em tais novas parábolas, os personagens somos nós mesmos, pois Deus nos chama a sermos sinais de Seu Reino.
Entretanto, com muita propriedade, vem à tona o problema do mal. Desde os primórdios, os seres humanos inventaram mil formas para estragar o jardim plantado por Deus. Até a isso se responde com a belíssima parábola do joio e do trigo (cf. Mt 13,24-43). “Como o joio é retirado e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: o Filho do Homem enviará seus anjos e eles retirarão do seu Reino toda causa de pecado e os que praticam o mal” (Mt 13,40-41) Enquanto o mundo for mundo, haverá a misteriosa presença do mal. Identificá-lo dentro e fora de nós e oferecer soluções é tarefa permanente.
Até para denunciar o mal existente, o melhor remédio é espalhar o bem. Vale a máxima de São Francisco de Sales: "Com uma colherinha de mel se atraem mais moscas do que com um tonel de vinagre". E temos à disposição remédios preciosos: a pregação da conversão, a oração, os sacramentos e o cultivo do “amor mútuo, com todo o ardor, porque o amor cobre uma multidão de pecados” (1 Pd 4,8).
Como cristãos, auguramos que as sementes do bem se espalhem, cresçam e frutifiquem, para que a árvore do Reino de Deus abrigue, como aves do céu, gente de todas as raças e nações. Como nada podemos em nossa fraqueza, suplicamos o socorro da graça de Deus para que possamos querer e agir conforme Sua vontade, seguindo os Dez Mandamentos. Não faz mal sonhar alto com um mundo novo!
Foto

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA
Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém - PA.

Santo do Dia


São Rainério

São Rainério 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nasceu em Pisa, Itália, no ano de 1118. O santo de hoje teve a graça de nascer em um lar cristão, porém, optou por uma vida no pecado e a consequência foi o vazio existencial. Providencialmente encontrou com Alberto de Córsega, uma grande testemunha em seu tempo, que deixara tudo por causa de Jesus.

Rainério se retirou por um tempo em penitência e nesse momento acontece seu chamado para deixar todos os seus bens. E ele o fez: foi para a Terra Santa, onde ficou muitos anos, visitando os lugares santos e sendo instrumento de conversão para muitos.

São Rainério, obediente a Deus, voltou para Pisa. Tornou-se monge e depois formador dos monges. Foi um apóstolo para o povo, consumindo-se pelo Evangelho, vindo a falecer em 1160.

São Rainério, rogai por nós!
 
 
Evangelho do Dia
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhV2kqC7q2gbPZALEtoLVXQgrg8nGjiyOzjp38h0LEdsbRLq_JreOvnGHm05gRdMrEaUkt5I9CEF9DDUq0rucU3gTEnB3ldaW4famhhUGVGUnHlZXdThOQkab2X5nUSrNzZUZCdH1tybQ71/s400/semeando3(1).jpg

Evangelho (Marcos 4,26-34)

Domingo, 17 de Junho de 2012
11º Domingo Tempo Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo,
26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra.
27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga.
29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo?
31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra.
32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

A Paróquia de Caraúbas prepara-se para mais um grande evento Religioso nesses próximos dias: agurdem!

EM DESTAQUE MOMENTOS IMPORTANTES PARA A IGREJA CATÓLICA na Festa de Santo Antonio de Pádua 2012 - Padroeiro dos Bairros: Leandro Bezerra e Conjunro Maria Bandeira - Caraúbas/RN


 
Ordenação do Caraubense Fred Gurgel (à direita) foi destacada)

Entre os dias 1º e 13 de junho foi realizada a Festa de Santo Antônio de Pádua, Padroeiro do bairro Leandro Bezerra, Conjunto Maria Bandeira e São Paulo de Alípio e demais localidades circunvizinhas.

A exemplo dos anos anteriores, a edição de 2012 também fez referência a alguns momentos importantes para a Igreja Católica. Os principais destaques foram os seguintes:

  • 801 anos do falecimento de Santo Antônio de Pádua
  • Falecimento de Dom José Freire
  • Visita Pastoral do Bispo Dom Mariano (11 à 17/09/2011)
  • Visita da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora (15/02/2012)
  • Pastoreio do Padre Francisco, em Caraúbas/RN
  • 44 Anos da Capela de Santo Antônio de Pádua (bairro Leandro Bezerra)
  • Ordenação de Fred Gurgel (04/08/2012)
  • Jornada Mundial da Juventude (2013)
  • Santas Missões Populares (25 à 31/03/2012) 
 


Santa Missa com Padre Robson em Mossoró


Guiada pelo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, o Missionário Redentorista, Pe. Robson de Oliveira, a Imagem Peregrina será acolhida amanhã, domingo, dia 17 de junho, na cidade de Mossoró.
A visita acontecerá em meio aos festejos em homenagem ao padroeiro da Igreja Matriz de São João Batista. A Santa Missa Campal será realizada no Largo de São João Batista, em frente à Igreja Matriz. 
Como preparação para a chegada do Ícone, está programado um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, que terá início ao meio dia. Em seguida, às 17h28, Pe. Robson presidirá a celebração, que será transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão, TCM-Canal 10, Rádio Rural de Mossoró, FM 105 Santa Clara, Rádio Educadora Patuense,Web Rádio Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis e FM Cidadania de Alexandria.
A devoção, iniciada em Trindade (GO) há mais de 170 anos, chega a todos os cantos do Brasil. Esta é a 110ª visita, desde 2008, e a expectativa do pároco responsável pela acolhida em Mossoró, Pe. Raimundo Felipe da Silva, é de que cerca de 20 a 30 mil pessoas participem da acolhida.
Segundo Pe. Raimundo, é com muita alegria que a comunidade, em Mossoró, recebe o Ícone e também o Pe. Robson, já que "ele é portador do amor de Deus e está reascendendo no coração das pessoas o amor e a devoção pelo Pai Eterno". E acrescenta: "Ele é um mensageiro de Cristo e nós estamos muito felizes em recebê-lo".
Com o trabalho evangelizador de aproximar as pessoas do amor do Pai, a Imagem Peregrina percorreu, de janeiro de 2011 até maio de 2012, cerca de 250 mil quilômetros, equivalente a mais de seis voltas ao mundo. 
No total, o Ícone Sagrado foi acolhido por mais de dois milhões de devotos pelo país. Pe. Robson de Oliveira ressalta que "percorrer o Brasil com esse trabalho missionário é, antes de tudo, uma responsabilidade e um compromisso com Deus".
Visitas da Imagem Peregrina

Na agenda de 2012 da Imagem Peregrina, estão confirmadas cerca de 30 visitas. O roteiro começou por Santos (SP), depois Aracaju (SE); Criciúma (SC), Taguatinga (DF), Aparecida de Goiânia (GO), Caçapava (SP), Estância Velha (RS), Ribeirão Preto (SP) e São José (SC). 
A primeira cidade que recebeu a visita neste ano, encerrando a agenda de 2011, foi Rio Branco, no Acre. No dia 22 de janeiro, cerca de 30 mil devotos estiveram presentes, marcando a centésima visita da Imagem desde 2008. No ano passado, cerca de dois milhões de devotos do Divino Pai Eterno acolheram o Ícone Sagrado, que percorreu uma média de 240 mil quilômetros, aproximadamente seis voltas ao mundo.

Conheça mais sobre o Pe. Robson:

Padre Robson de Oliveira Pereira, membro da Congregação dos Missionários Redentoristas (o mesmo grupo que atua no Santuário de Aparecida-SP), é reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno desde dezembro de 2003. Nasceu em Trindade, Goiás, em 26 de abril de 1974. 
Entrou para o Seminário aos 14 anos de idade, tornando-se sacerdote aos 24 anos. Após exercer trabalhos na Pastoral Vocacional e na formação de jovens para a vida religiosa no Seminário, foi para a Irlanda e em seguida para Roma, onde fez mestrado em Teologia Moral pela Universidade do Vaticano. 
Ao voltar de Roma, sentiu necessidade de ampliar a difusão da devoção ao Divino Pai Eterno e, para isso, buscou espaços na televisão. Em nível nacional, as novenas "Filhos do Pai Eterno" e "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro", e o "Santo Terço dos Filhos do Pai Eterno", bem como as transmissões do Santuário, são exibidas pela Rede Vida de Televisão. Também faz parte do trabalho evangelizador a Visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno às dioceses brasileiras e outras cidades no exterior.
Com pregações e preces sobre temas que atingem o cerne da vida humana, o padre e sua equipe conquistaram o carinho de pessoas de todos os cantos do país. Amado por muitos católicos, Pe. Robson, que também é bem quisto pelos evangélicos, recebe milhares de testemunhos de conversões e graças alcançadas vindas de diversas regiões do Brasil e também de outros países.

História da Devoção

A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade-GO, com uma história de mais de 170 anos, motivou esta e outras visitas em todo o Brasil. A história narra que, por volta de 1840, o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade - Pai, Filho e o Espírito Santo - coroando Nossa Senhora. Beijaram a imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.

* A Paróquia de São João Batista informa que, por motivo da Celebração  Eucarística neste domingo, dia 17,  às 17h, presidida pelo padre Robson Oliveira, todas as ruas que dão acesso à Rua Felipe Camarão serão interditadas no  a partir das 12 horas.  Não será permitido o estacionamento de  veículos  em toda a extensão da rua que vai desde o sinal da  Drogaria Renato até o sinal da Rua Silvia Jardim. 

Mais informações com a  Paróquia de São João Batista através do telefone 3321- 6838. 
Fonte pesquisa: Diocese Mossoró

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mensagem do Dia

A simplicidade conduz à liberdade e à autenticidade

O poder de Deus se manifesta nas coisas simples e a simplicidade evidencia o belo.
“Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens” (Cl 3,23).
Muitas vezes, achamos que algo só é belo quando é complicado ou valioso. Acreditamos que, desta forma, as coisas adquirem um certo ar de importância.  Pelo contrário, quanto mais descomplicarmos, mais felizes seremos, porque a semelhança com Deus é restaurada em nós. Cada um, pobre ou rico, empregado ou patrão, receberá do Senhor a paga pelo bem que tiver feito.

Jesus, eu confio em Vós!




Formações

Imagem de Destaque  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Décimo Mandamento

Não cobiçarás os bens do teu próximo!
Encerrando a série sobre o Decálogo, o Décimo Mandamento ordena: "Não cobiçar as coisas alheias". Este proíbe ao cristão a cobiça dos bens alheios, sentimento que é a raiz do roubo e da fraude. Assim, ele proíbe avidez e o desejo de uma apropriação desmedida dos bens terrenos. Proíbe também o desejo de cometer uma injustiça pela qual se prejudicaria o próximo em seus bens temporais.
O cristão deve aprender a distinguir as ambições razoáveis dos desejos insensatos e injustos, adquirindo uma atitude interior de respeito pelos bens alheios. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que, ao desejarmos obter bens semelhantes aos de nossos próximos, não violaremos esse mandamento, contando que os obtenhamos por meios justos.

O Décimo Mandamento da Lei de Deus exige banir a inveja do coração humano, pois esta pode levar às piores ações. A inveja é o ciúme e a fúria de quem vê a prosperidade dos outros e deseja apoderar-se injustamente do que eles têm. Quem deseja mal aos outros peca gravemente. A inveja diminui à medida que a pessoa procura cada vez mais alegrar-se com as conquistas e os dons dos próximos, quando ela crê na providência de Deus também para si e quando ela dirige o seu coração para a verdadeira riqueza, que consiste no fato de já participarmos em Deus pelo Espírito Santo.  
A confiança em Deus, acima de todas as coisas, foi pedida por Jesus aos Seus discípulos, isso para que estes tivessem um coração livre, pobre, desprendido das riquezas, isso é o princípio do espírito da pobreza evangélica, pois é o abandono à providência de Deus, que nos liberta da preocupação pelo amanhã, prepara-nos para a bem-aventurança dos «pobres em espírito, porque deles é já o Reino dos céus» (Mt 5, 3).
Portanto, o desprendimento total do homem dos bens materiais, manifestado principalmente nas prescrições indicadas por esse mandamento, vem ao encontro do seu desejo final, que é ver a Deus. Muitas vezes, o vazio interior é causado pelo amor desmedido às coisas, roubando, assim, do Senhor a possibilidade de ocupar inteiramente o coração humano.
Somente por intermédio de uma vida justa e honesta, o grito interior presente em todo homem: "Quero ver a Deus!" será realizado, pois, a verdadeira e perfeita felicidade se concretiza na visão e na bem-aventurança d’Aquele que nos criou por amor e nos atrai a Si no Seu infinito amor.
Redação Portal
Fonte: Catecismo da Igreja Católica, 2534 a 2557

Arraiá com Dupla DDD em Natal-RN

Forró em Natal 


Dia 16 de Junho é dia do Arraiá da Rural! O Arraiá da Canção Nova em Natal!
Muita alegria, comidas típicas, balaio junino, escolha do Rei/Rainha da Rural, forró e show com a Dupla DDD (doidin de Deus), lançando o CD “Arrasta o pé pra cá!”, só de forró!
Vai ser bão dimais!
Ingressos por apenas R$ 10,00! Ômi… não perca tempo e vá simbora correndo comprar o seu lá na Rádio Rural (R. Açu, 335 – Tirol).
Dia 16 de Junho, a partir das 19h, já esperamos por você no Ginásio do CIC (R. Felipe Camarão – Centro – Natal/RN).
Outras informações pelo tel.: (84) 3201-1689.
Até lá!!

Saiba mais sobre o novo CD da Dupla DDD:

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mensagem do Dia

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A verdadeira amizade tem valor de eternidade

O Salmo 132,1 diz assim: “Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos”.
Com certeza, todos nós podemos contar lindos momentos de partilha, de festa, de alegria, de convivência com os irmãos, não apenas com os biológicos, mas com todas as pessoas que Deus põe no nosso caminho ao longo da vida e que se tornam grandes amigos e companheiros.
São momentos inesquecíveis com sabor e valor de eternidade, mas sabemos que há também os desencontros causados por nossa humanidade fragilizada. No entanto, com a graça de Deus, temos um excelente remédio para que nada nos impeça de viver o amor aos nossos irmãos.
Jesus nos ensina hoje: “Quando tu estiveres levando tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmãos” (Mt 5,23-24). Talvez, num momento de alegria e confraternização, alguém tenha nos magoado sem querer, ou nós tenhamos magoado alguém e nos afastado dele a ponto de nos tornarmos inimigos.
Hoje, é dia de darmos um passo em direção a estas pessoas e retomar a amizade delas. A vida é breve, e não podemos deixar o tempo passar, porque, no fim, seremos julgados pelo amor.
Senhor, dê-nos, hoje, a graça de começar tudo de novo.
Jesus, eu confio em Vós!



Homilia Diária

O Senhor nos convida à reconciliação

Postado por: homilia


Segundo o evangelista Mateus, é importante que o homem tenha a consciência de que “a ira do homem não realiza a justiça de Deus” (Tg 1,20). Pela prática da justiça, que vem do Senhor, sua vida é restaurada sobre a Terra. Isso é tão fundamental que se torna global na vida existencial do homem e extensivo a todas as outras práticas, no seu dia a dia, para tornar possível a convivência do ser humano entre si e entre o meio ambiente.
Jesus faz um rebusco sobre o que diz a Lei de Moisés: “Não mate. Quem matar será julgado.” Na lógica de Cristo, isso não se trata apenas de tirar a vida de alguém; para Ele é preciso ir ao fundo do coração de cada um.
O homem, criado à imagem e semelhança de Deus, não pode ficar preso única e exclusivamente ao matar. Ele terá de ter em conta também o ‘não odiar’ nem se encolerizar, desprezar ou discriminar no coração. Tudo o que vai além disso constitui um atentado à vida que é um dom de Deus. Ofertas, sacrifícios e holocaustos, diante de Deus, não têm sentido se não forem frutos da reconciliação com o próximo. Por esta razão, o Senhor nos convida à reconciliação, condição sem a qual homem algum poderá entrar no Reino da Justiça, o Reino do Céu.
Padre Bantu Mendonça.

domingo, 10 de junho de 2012

Formações

Imagem de Destaque

A decisão do próximo passo

Como pensar e realizar o que é certo
Nas primeiras páginas do livro da criação (cf. Gn 1–4), o autor sagrado expôs, com perspicácia, a sabedoria como Deus criou o mundo e nele introduziu, ao final da luminosa descrição poética e profundamente religiosa, o homem e a mulher, feitos à Sua imagem e semelhança, com inteligência e liberdade. Deus, fonte de todo bem, viu que tudo era muito bom (cf. Gn 1,31). Começou a aventura da liberdade!
Muitas pessoas foram convocadas por Deus para participar da construção de uma história de salvação. Noé encontrou graça aos olhos do Senhor (cf. Gn 6,8) quando a Terra estava cheia de violência (cf. Gn 6,13). Abraão foi escolhido e chamado por Deus (cf. Gn 12), também Moisés (cf. Ex 3), Samuel (cf. I Sm 3), Isaías (cf. Is 6) e Jeremias (cf. Jr 1), ao lado de tantas outras pessoas que aprenderam, em meio a luzes e sombras, a discernir a voz do Senhor. E ainda foram muitas as histórias de infidelidades, pecados, traições, nas quais um povo de cabeça dura (cf. Ex 32,7-14; Atos 7, 51) voltou atrás, depois de se decidir pelo seguimento da Palavra do Senhor. E Deus, em Sua misericórdia, sempre estava aberto para o perdão.
Na plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4), foi chamada uma jovem, quem sabe, apenas adolescente, a Virgem Maria, na qual o Céu encontrou a mais transparente de todas as respostas (cf. Lc 1–2). Nela a Palavra Eterna de Deus se fez Carne. Em nome da humanidade foi o “sim” que a Deus agradou, a contrapartida da humanidade para se realizar a salvação, mãe que fez a vontade de Deus (cf. Mc 3,34). E veio Jesus Cristo!

Assista: "Seguir até o fim na caminhada junto a Deus", com padre Roger Luís


Depois dos anos vividos em Nazaré, Jesus vai ao Jordão, acolhe a voz do Pai e a manifestação do Espírito Santo e inicia a pregação do Reino. Jesus chamou os primeiros apóstolos, abriu o leque para convocar o que foram chamados de discípulos, envolveu famílias amigas, como vemos nas visitas a Marta Maria e Lázaro, teve colóquios de amizade e confidência com Pedro, Tiago e João, olhou com amor provocante e desafiador para muitas pessoas, suscitando nelas a decisão pelo Seu seguimento, dirigiu-se às multidões, consolou, curou e  perdoou! Ninguém passou em vão ao lado de Cristo!
No correr do caminho, conquistou discípulos e amigos, mas também granjeou reações ferrenhas de Seus opositores e esteve com grupos que Lhe prepararam verdadeiras armadilhas verbais (cf. Mc 11–12). Para estupor de todos os que n'Ele depositam a segurança de suas vidas, foi até considerado um homem possuído por Belzebu (cf. Mc 3,20-35). Sabemos que muitas ciladas foram preparadas para prendê-Lo, o que só aconteceu quando chegou a hora de passar deste mundo para o Pai (cf. Jo 13,1).

Nosso Senhor Jesus Cristo é Senhor da História, mas submeteu-se ao julgamento da própria história, deixando aberta a margem da maravilhosa e terrível realidade da liberdade humana, para que todos os seres humanos possam decidir-se diante d'Ele. Os que se decidem pelo Seu seguimento participarão de Suas alegrias e também de Suas provações ou privações. A eles caberá usar o precioso dom da liberdade, para tomar decisões acertadas, para se erguerem das próprias quedas e assumirem o norte de suas vidas, iluminados que foram pela bússola da fé.
São Paulo, um dos chamados na undécima hora (cf. Gl 1,11-24), fez a experiência da fé em Jesus Cristo (II Cor 4,13–5,1). Nele é possível encontrar alguns critérios para as decisões a serem tomadas, pois todos nós somos igualmente chamados ao seguimento de Cristo, aprendendo a pensar o que é certo e realizá-lo (Oração do dia do IX Domingo do Tempo Comum).
A luz da fé, suscitada pelo seguimento de Jesus, provocado pelo anúncio da salvação, é o horizonte para as decisões. O cristão não é indiferente diante dos cruzamentos das estradas de sua vida. Ele escolhe o que é conforme a Cristo e ao Evangelho d'Ele, sem medo de nadar contra a correnteza. Por causa de sua fé, fala e dá testemunho corajoso (cf. II Cor 4,13), superando a pusilanimidade que conduz à omissão vergonhosa. Para tanto, sua força está na oração, com a qual experimenta a presença certa daquele Senhor que escolheu para seguir (cf. I Ts 5,17; 2 Ts 1,11.3,1).
Diante das dificuldades, é sua tarefa vencer o desânimo (cf. II Cor 16-17) e erguer os que estão caídos. Cabe-lhe sempre tomar a iniciativa! Sabe que os sofrimentos, as dores e a própria morte não têm a última palavra, pelo que se renova dia a dia (cf. II Cor 4,16) e aposta sua vida no que é invisível e eterno (cf. II Cor 4,18).
Decisões guiadas pela fé, oração, iniciativa, coragem diante dos obstáculos, capacidade de olhar para o alto! Nada menos do que a proposta da Igreja para todos e não para um grupo de privilegiados. A decisão está nas mãos de nossa liberdade!

Foto
Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA
Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém - PA.

Santo do Dia


Santo Anjo da Guarda de Portugal

Santo Anjo da Guarda de Portugal 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Anjo da Paz, da Pátria, da Eucaristia. As 3 aparições deste anjo em Portugal compuseram o ciclo angélico da mensagem de Fátima.

Na primavera de 1916, as 3 crianças estavam na Loca do Cabeço (Fátima) a pastorear, quando apareceu-lhes um jovem de mais ou menos 14 ou 15 anos, mais branco que a neve, dizendo: “Não temais, sou o Anjo da Paz, orai comigo: Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam”. As crianças rezaram por três vezes, com o rosto ao chão. Depois ouviram do anjo: “Orai assim. Os corações de Jesus e de Maria, estão atentos à voz de vossas súplicas”. Esta oração acompanhou os pastorinhos sempre.

A segunda aparição deu-se num dia de verão, no quintal da casa de Lúcia, no Poço do Arneiro. As crianças estavam brincando sobre o poço, quando o anjo apareceu-lhes dizendo: “Que fazeis? Orai, orai muito. Os corações santíssimos de Jesus e de Maria, tem sobre vós desígnios de misericórdia... eu sou o Anjo da sua guarda, o anjo de Portugal”.

Na terceira aparição, outono do mesmo ano, novamente na Loca do Cabeço, as crianças rezavam a oração que aprenderam na primeira aparição, e o Anjo lhes apareceu com o cálice e uma hóstia. A hóstia a pingar gotas de sangue no cálice. Elas ajoelharam, e o anjo ensinou-lhes esta oração profundíssima que diz da essência da mensagem de Fátima: “Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espirito Santo, adoro-vos profundamente. E ofereço-vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo presente em todos os sacrários da Terra. Em reparação aos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido, e pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores”. Depois disso, o Anjo da Eucaristia, entregou a hóstia para Lúcia e o cálice entre Francisco e Jacinta e disse-lhes: “Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolai o vosso Deus.”

Esta oração nos une com Maria, ao reparador Jesus Cristo, no mistério da Eucaristia para a glória da Santissima Trindade.

Santo Anjo da Guarda de Portugal, rogai por nós!
 
 
 
Evangelho do Dia
http://daniellocutor.com.br/wp-content/uploads/2012/02/A-Palavra-de-Deus-01-600x369.jpg
 
Evangelho (Marcos 3,20-35)

Domingo, 10 de Junho de 2012
10º Domingo Tempo Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os seus discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.
22Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído.
27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”.
30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”. 31Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu:
“Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 
 

Bento XVI lembra festa de Corpus Christi, ato público da Eucaristia

Bento XVI saudou, da janela de seus aposentos, os peregrinos reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano
Ao meio-dia deste domingo, 10, o Papa Bento XVI rezou a oração do Angelus, da janela de seus aposentos, junto a uma multidão de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Na mensagem que precedeu a oração mariana, o Santo Padre recordou a festa de Corpus Christi - solenidade celebrada no Brasil na última quinta-feira, 7, e celebrada hoje na Itália e em muitos outros países - e destacou que a celebração é um "grande ato de culto público à Eucaristia", Sacramento no qual o Senhor "permanece presente para além do tempo da celebração".

Nas igrejas, "o lugar mais sagrado é justamente onde a Eucaristia é conservada". Diante disso, o Papa recordou as comunidades atingidas pelos abalos sísmicos que nestes dias sacudiram a região da Emilia Romagna – norte da Itália –, obrigadas a celebrar a Missa ao ar livre ou em tendas porque suas igrejas foram destruídas ou danificadas. Em algumas igrejas, o tabernáculo que guarda o Corpo Eucarístico de Cristo ficou sob os escombros.

"É uma situação – prosseguiu – que ressalta ainda mais a importância de estarmos unidos em nome do Senhor, e a força proveniente do Pão eucarístico".

Da fração desse Pão – disse – "nasce e se renova a capacidade de partilhar também a vida e os bens, de carregar o peso uns dos outros, de ser hospitaleiros e acolhedores".

Em seguida, reiterou a importância das procissões com o Santíssimo Sacramento e convidou os fiéis a professarem o culto da Eucaristia não somente durante a Missa: "A oração de adoração pode ser feita, quer pessoalmente, detendo-se em recolhimento diante do tabernáculo, quer de forma comunitária, inclusive com salmos e cantos, mas sempre privilegiando o silêncio, em que ouvir interiormente o Senhor vivo e presente no Sacramento."

Após o Angelus, o Santo Padre saudou com afeto os peregrinos poloneses, recordando que o Cardeal Secretário de Estado, Tarcísio Bertone, encontra-se na Polônia para celebrar os 25 anos da viagem apostólica de João Paulo II a sua terra natal e para inaugurar um Centro de estudos dedicado ao Beato Wojtyla. O fruto dessa viagem é justamente "a Festa da Eucaristia", celebrada neste domingo em Łódz.

Falando em italiano, Bento XVI recordou que na próxima quinta-feira, 14, celebra-se o Dia Mundial da Saúde. Nesse contexto, convidou os doadores de sangue a esse gesto de solidariedade indispensável para muitos doentes: "Expresso meu grande apreço àqueles que praticam essa forma de solidariedade indispensável para a vida de muitos."

Em seguida, o Santo Padre concedeu a todos os presentes a sua Benção Apostólica.
 

terça-feira, 5 de junho de 2012

Mensagem do Dia

terça-feira, 5 de junho de 2012

Eis que o Senhor renova todas as coisas

“Eis que eu renovo todas as coisas” (Ap 21,5b).
Eu não sei se você tem o costume de olhar para o céu todos os dias ao amanhecer, mas é interessante observar que, a cada  dia que desperta, ele está colorido com  novas cores e desenhos. Há dias em que as nuvens estão mais escuras, há outros em que estão mais claras; há outros ainda em que há vários tons misturados, sempre formando um novo cenário.
Não dá para vivermos o dia de hoje como vivemos o de ontem; cada dia é um novo tempo e precisamos vivê-lo, de uma forma nova, na força e no poder do Espírito Santo de Deus, que faz novas todas as coisas. Dessa forma, experimentamos em cada situação a verdadeira liberdade dos filhos de Deus, porque: “Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8,14).
Jesus, dê-nos um novo coração para que vivamos a cada dia as novidades do Espírito Santo.
<b>Jesus, eu confio em Vós!</b>

Celebração de Corpus Christi na Paróquia de Caraúbas

Pe. Francisco na procissão com o Santíssimo
 
 Procissão saindo da Igreja
Tapetes na Igreja
Tapete da RCC
A Paróquia de São Sebastião de Caraúbas celebra a presença do Corpo de Cristo Sacramental - Corpus Christ, neste dia 07 de junho, (Quinta-feira), iniciando com a Adoração ao Santíssimo na Igreja Matriz às 16 horas, e a Santa Missa presidida pelo Padre Francisco das Chagas Neto.
Após a celebração, os fiéis caminharão ao lado de Jesus Sacramentado em direção ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus (antiga Casa da Comunidade) no Centro da cidade.
Vários tapetes ornamentais em honra do Senhor, que vem visitar o seu povo, serão confeccionados nas principais ruas da cidade até a Igreja matriz. Os tapetes serão confeccionados pelas pastorais e movimentos de nossa comunidade católica.
Venha você também fazer parte desta paróquia.
Jesus, eu confio em vós! 

Significado da Festa de Corpus Christi, celebrada nesta Quinta

Procissão com Jesus Eucarístico pelas ruas da cidade de Montes Claros - MG
Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja. 



Seja solidário! ajude a essa Criança.

Pedro Carlos  Pai desta Criança


Não estou pedindo dinheiro e nem ajuda com nada, só que compartilhem e peçam para que seus amigos façam o mesmo.

Essa criança da foto se chama Lucca Gabriel ele é meu filho, ele nasceu como uma doença rara chamada ICTIOSE e não tem cura, ele necessita de um acompanhamento com um Dermatologista, mas como na rede publica a consulta é muito dificil e nos medicos particulares muito caras, gostaria que vocês pudessem me ajudar compartilhando essa mensagem para que alguém possa ver o caso do Lucca e nos ajude.
Lucca tem Dois anos e Sete meses, ele tem uma doença chamada ICTIOSE LAMELAR, doença que na qual não tem cura e o faz sofre muito. A ICTIOSE é uma doença horrível que faz a pele dele escamar igual a um peixe, além de causar fissuras que chegam a sangrar e inflamar muito. Ele nasceu com essa doença e por causa da mesma teve que ficar 21 dias na UTI Neonatal, ele ficou com uma sonda a maioria desses dias para poder se alimentar, pois o simples movimente de abrir e fechar a boca para mamar cortava seu rosto e sangrava.
Quem é pai e mãe sabe como é ruim você sabe que seu filho está gripado, na hora você se preocupa, imagine como estou me sentindo vendo que a cada dia que passa só aumenta a dor e o sofrimento do meu filho de apenas 2 anos.
É a mesma coisa de você ver a razão da sua vida morrer diante dos seus braços e não poder fazer nada, pois é isso que está acontecendo, a cada dia que passa ele sofre mais e eu vou morrendo aos poucos.
O tratamento é muito caro, pois ele usa varios tipos de cremes para hidratar a pele, como são cremes o SUS não fornece e também não temos descontos em farmacias, o governo até da um auxilio a portadores de deficiencia, mas como doenças raras não entra como deficiencia, sou eu por ele e mais ninguem.
Então por isso é que venho pedir que ajudem o Lucca com apenas esse gesto, compartilhem até chegar nas autoridades pois eles podem ajudar o Lucca de outra forma.
Compartilhamos de cachorros, gatos e tantas coisas então peço pelo AMOR QUE TEMOS A DEUS que ajudem o Lucca Gabriel.

FotosRecentes:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=415107455179156&set=a.280032572019979.67322.100000397159205&type=3&theater

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=415107755179126&set=a.280032572019979.67322.100000397159205&type=3&theater.

NÃO ESTOU QUERENDO AJUDA FINACEIRA DE NINGUÉM E NEM PEDI PARA ALGUÉM FAZER ISSO POR MIM.

PESQUISEM SOBRE A DOENÇA ICTIOSE LAMELAR, LÁ VERAM FOTOS E A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO.

AGRADEÇO A TODOS PELA FORÇA.



Festa de Santo Antônio 2012 - Leandro Bezerra


































Convite

Caríssimos (as) Irmãos (ãs)!
Mais uma Festa chegou! Com ela vem à certeza da comunhão fraterna, baseada no testemunho dos Santos Pastores, que sempre se mostraram repletos do Espírito Santo. Com Antônio não foi diferente, exímio e zeloso pregador, ele era habilidoso com o Evangelho, a ponto de dizerem que se a Bíblia se perdesse, Antônio a escreveria em sua totalidade. Diante do testemunho de vida do nosso padroeiro, e de nossa caminhada enquanto comunidade Leandro Bezerra queremos expressar o nosso Amor pela nossa Igreja Católica. Este ano teremos como tema “Santo Antônio, exemplo de vida e missão” e sub-tema “ Edificados pelas bem-aventuranças” (Mt 5, 1-14). Esperamos você e sua família para juntamente conosco fazermos uma grandiosa festa.
Padre Francisco das Chagas Neto
Devotos de Santo Antônio de Pádua

P R O G R A M A Ç Ã O
Dia 01/06/2012: Procissão saindo com a Imagem da residência de Dona Luzia mãe de Márcia Aparecida às 18h para a Capela.
19h – Celebração Eucarística de Abertura
Hasteamento da Bandeira
Obs.: Novenário às 19h.

Dia: 02/06/2012 - (Sábado)
Noiteiros: Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, Centro de Saúde Dr. Marinaldo de Holanda, CLIO, CEO, Clínica Dr. Martônio Fernandes, Clínica Dra. Norma Fernandes, Clínica de Fisioterapia Dr. Expedito Gurgel, Clínica Dra. Poliana, Sec. Mun. de Saúde, Afilhados.
Sub-tema: “Felizes os pobres em espírito porque deles é o Reino do céu”. (Mt 5, 3)
Pregador: Canindé Costa

Dia 03/06/2012 – (Domingo)
Noiteiros: Maçons, Demolays, Filhas de Jó, Escudeiros da Távola Redonda, Clube de Mães Samaritanas, Associação de Santa Teresinha, ACRESIA, OAB, Afilhados.
Sub-tema: “Felizes os aflitos, porque serão consolados”. (Mt 5, 4)
Pregador: Seminarista Diogo

Dia 04/06/2012 – (Segunda-feira)
Noiteiros: Apostolado do Coração de Jesus, Movimento Apostólico de Mãe Rainha, Associação Theotônio Neves de Brito, Acólitos, Ministério da Esperança, Afilhados.
Sub-tema: “Felizes os mansos, porque possuirão a terra”. (Mt 5, 5)
Pregador: Paulo de Paiva Brasil 

Dia 05/06/2012 – (Terça-feira)
Noiteiros: Escolas Municipais, Estaduais, Particulares, Cursinhos, UERN, UVA, UFERSA, UAB, Afilhados.
Sub-tema: “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”. (Mt 5, 6)
Pregadora: Edileide Alves.

Dia 06/06/2012 – (Quarta-feira)
Noiteiros: Grupo de Idosos Amante das Caraubeiras, PETI, CREAS, PRÓ-JOVEM, Comerciantes, CDL, Contabilistas, Afilhados.
Sub-tema: “Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”. (Mt 5, 7)
Pregadora: Tica Soares

Dia 07/06/2012 – (Quinta-feira) – Corpus Christi
Noiteiros: Pedreiros, Panificadora Delícia, Sabor do Trigo, Pão Fofo, APAE, Terço dos Homens, Terço das Crianças, Conferência Vicentina, Pastoral do Batismo, Catequese e Crianças, Afilhados.
Sub-tema: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”. (Mt 5, 8)
Pregador: Júlio César

Dia 08/06/2012 – (Sexta-feira)
Noiteiros: STTR, SINDISPUMC, ATOS, EMATER, Conselho Comunitário do Leandro Bezerra, Centro Sabe Muito, Pescadores, Clube dos Poetas, Afilhados.
Sub-tema: “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”. (Mt 5, 9)
Pregadora: Herculana Neta

Dia 09/06/2012 – (Sábado)
Noiteiros: Lar dos Idosos Mestres da Vida, Ministério da Visitação, Escoteiros, Conselho Tutelar, Central do Cidadão, Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, Afilhados.
Sub-tema: “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do céu”. (Mt 5, 10)
Pregador: João Gomes

Dia 10/06/2012 – (Domingo)
Noiteiros: Jornal de Fato, Jornal O Mossoroense, Jornal Gazeta do Oeste, Correio da Tarde, Blogs: Paróquia de Caraúbas, Caraúbas Hot News, Sociedade Ativa, Icem Caraúbas, Caraúbas 24 horas, Língua de Vaca em foco, Blogueiros, PASCOM, Afilhados.
Sub-tema: “Felizes vocês, se forem injuriados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por minha causa”. (Mt 5, 11).
Pregador: Seminarista Gláudio Fernandes

Dia 11/06/2012 – (Segunda-feira)
Noiteiros: Feirantes, Casais Paroquianos, Grupo Esperança Viva, Pastorais: Criança, Dízimo, Juventude, Liturgia, Dança e Canto Pastoral, Acolhida, Familiar, Carcerária, Renovação Carismática Católica, Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, Afilhados (as). 
Sub-tema: “Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa do céu”. (Mt 5, 12)
Pregadores: Casal – Hércules e Monaliza 

Dia 12/06/2012 – (Terça-feira)
Noiteiros: Capelas: N. Sra. do Carmo, N. Sra. Fátima, N. Sra. da Conceição, N. Sra. Aparecida, N. Sra.  da Saúde, Santo Antônio, São Francisco, Santa Luzia, São Lázaro, Santuário do Coração de Jesus, Matriz de São Sebastião, Namorados, Casais, Moradores do Leandro Bezerra e São Paulo de Alípio, Afilhados (as). 
Sub-tema: “Vocês são o sal da terra e luz do mundo”. (Mt 5, 13-14)
Pregador: Nilma Fernandes

Dia 13/06/2012 – Dia da Festa de Santo Antônio
05h: Alvorada
06h: Terço – Benção e Distribuição do Pão de Santo Antônio
12h: Salva
17h30min: Procissão
19h: Missa de Encerramento e Arreamento da Bandeira
A C O N T E C E R Á...
08/06 – Noite Italiana
02/06 - Cristoteca
09/06 – Tradicional Leilão
10/06- 16h – Sorteio de Prêmios
13/06 – Batizados – 9h
Destaques

ü 801 Anos de Falecimento de Santo Antônio de Pádua
ü Falecimento de Dom José Freire
ü Visita Pastoral do Bispo Dom Mariano (11 a 17/09/2011)
ü Visita da Cruz e Ícone de Nossa Senhora (15/02/2012)
ü Pastoreio de Padre Francisco em Caraúbas
ü 44 Anos da Capela de Santo Antônio (Leandro Bezerra)
ü Ordenação de Fred Gurgel (04/08/2012)
ü Jornada Mundial da Juventude/RJ (2013)
Santas Missão Populares – (25 a 31/03/2012) 



domingo, 3 de junho de 2012


Fotos da I Romaria da Renovação Carismática Católica 2012

Romaria a serra do Lima – Patu/RN 03/06/2012

serra

Clique abaixo e confira todas as fotos




Mensagem do Dia

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Saber ouvir é uma arte

Quando aprendermos a escutar as pessoas sem nos precipitar em falar e, principalmente, quando soubermos ouvir a voz de Deus e colocá-la em prática, isso será um grande sinal de maturidade humana e de fé.
Quão difícil para nós é parar para escutar! Somos ávidos por falar; agitamo-nos de um lado para o outro, vivemos inquietos, porque ainda falamos muito e escutamos pouco ou quase nada.
Parece que até ficamos irritados quando não conseguimos falar; queremos ter todas as palavras, da primeira à última; acima de tudo, a nossa palavra tem de prevalecer.
Hoje, o convite que o Senhor nos faz é para ouvirmos a Sua voz, a fim de sermos felizes:
“Assim fala o Senhor: ‘Dei esta ordem ao povo dizendo: ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes” (Jr 7,23).
Peçamos ao Senhor o dom da escuta e da docilidade à Sua voz.
Jesus, eu confio em Vós! 


Pe. Robson em Mossoró Paróquia São João Batista

 
 17 de Junho Padre  Robson em Mossoró



Formações

Eucaristia

Imagem de Destaque
Isto é o meu corpo que é entregue por vós
A Eucaristia é o último dos sacramentos da iniciação cristã, o último dos sacramentos que nos inserem na vida do Cristo morto e ressuscitado, fazendo-nos plenamente cristãos. Trata-se do maior e mais sublime de todos os sacramentos, o Sacramento por excelência – o Santíssimo Sacramento!

Como falar deste sacramento é muito complexo, dada a riqueza e a pluralidade de facetas da Eucaristia, vamos seguir o esquema do Catecismo da Igreja Católica, comentando-o e aprofundando-o. Vamos iniciar precisamente citando Catecismo: O nosso Salvador instituiu na Última Ceia, na noite em que foi entregue, o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue, para perpetuar no decorrer dos séculos, até ele voltar, o sacrifício da cruz, e para confiar, assim, à Igreja, sua amada esposa, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da glória futura” (CIC 1323).
Estas palavras resumem de modo admirável o sentido e a riqueza da Eucaristia. Já aqui é interessante observar algo muito importante: quando falamos em Eucaristia não estamos pensando primeiramente na hóstia e no vinho consagrados, mas sim na Celebração eucarística, isto é, na Missa, sacrifício eucarístico do Corpo e do Sangue do Senhor, para perpetuar no decorrer dos séculos, até que ele venha, o sacrifício da cruz! Então, a Eucaristia é a Missa!
Mas, que significa “missa”? Onde, nas Escrituras Sagradas, se fala nela?
No decorrer da história este sacramento teve vários nomes, cada um deles sublinhando um aspecto deste mistério tão rico. Primeiramente chamou-se “Eucaristia”, palavra grega que significa, “ação de graças”. O termo aparece muitas vezes o Novo Testamento e refere-se à bênção de ação de graças que tantas vezes Jesus pronunciou nas suas refeições com os discípulos: “E tomou o pão, deu graças (= eucaristizou), partiu e distribuiu-o entre eles, dizendo: “Isto é o meu corpo que é entregue por vós” (Lc 22,19); “O Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças (= eucaristizar), partiu-o...” (1Cor 11,23s).

Assista: "Eucaristia fonte de amor", com padre Donizete Heleno


 Na religião dos judeus, a bênção de ação de graças era proclamação das obras de Deus: a criação, a redenção e a santificação. Israel dava graças pelas grandes obras do Senhor em seu favor. Por isso, os cristãos, cumprindo a ordem do Senhor Jesus, celebram a Ação de Graças a Deus pela sua grande obra: ter entregado o seu Filho desde a encarnação até a consumação na cruz, tê-lo ressuscitado dos mortos e o feito assentar-se à sua direita na glória. Assim, celebrar a santa Eucaristia é bendizer e agradecer a Deus por tudo que nos fez pelo seu santo Filho Jesus.
Outro nome dado à Eucaristia, já no novo Testamento, foi “Ceia do Senhor” (cf. 1Cor 11,20), porque este sacramento é a celebração daquela ceia que o Senhor comeu com os seus discípulos na véspera da Páscoa. Por um lado, aquela ceia era já a celebração ritual, em gestos, palavras e símbolos, daquilo que o Senhor iria realizar no dia seguinte: ele se entregaria totalmente na cruz, iria nos dar seu corpo e seu sangue: “Comei: isto é o meu corpo que será entregue na cruz! Bebei: isto é o meu sangue que será derramado por vossa causa!” Por outro lado, esta ceia sagrada, chamada Última Ceia, já antecipava a ceia das núpcias do Cordeiro, núpcias de Cristo ressuscitado com sua Esposa, a Igreja, na Jerusalém celeste:
“Felizes aqueles que foram convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro” (Ap 19,9). Participar da Ceia do Senhor é não somente participar da Ceia que Jesus celebrou como memorial de sua paixão, morte e ressurreição, mas também já antecipar, já saborear, na força do Espírito Santo, a ceia do Banquete celeste, quando o próprio Esposo, Jesus, será o alimento eterno para sua Esposa, a Igreja. Em outras palavras: é uma ceia que começa na terra e durará no céu, por toda a eternidade!
Mais um nome para este sacramento santíssimo: “Fração do Pão”. É um nome antigo, presente também já no novo Testamento, sobretudo nos Atos dos Apóstolos. Este rito de partir o pão, típico da ceia judaica, foi muitas vezes repetido por Jesus quando abençoava e distribuía o pão (cf. Mt 14,19; 15,36; Mc 8,6.19) e, sobretudo, na Última Ceia, quando ele partiu o pão. Através desse mesmo gesto, os discípulos reconheceram o Senhor ressuscitado: eles o reconheceram ao partir o pão (cf. Lc 24,13-35).
Por tudo isso, os primeiros cristãos usavam a expressão “fração do pão” para designar suas reuniões nas quais, na ceia, partiam o pão como Jesus e em memória de Jesus. Deste modo, os primeiros cristãos queriam revelar a consciência que tinham que todo aquele que come o único pão partido, pão da Eucaristia, que é o próprio Senhor ressuscitado, entre em comunhão com ele e forma com ele um só corpo, que é a Igreja: “O cálice de bênção que abençoamos não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? Já que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, visto que todos participamos desse único pão” (1Cor 10,16s).
Um outro nome, que era caro aos santos doutores da Igreja Antiga, sobretudo os de língua grega, era “Santa Synáxis”, que significa “assembleia”, “reunião”. Isto porque a Eucaristia é para ser celebrada pela Comunidade eclesial presidida pelo ministro ordenado. Onde a Comunidade se reúne para a Eucaristia, aí está a Igreja, povo de Deus reunido no único Espírito Santo, para oferecer o único sacrifício do Filho Jesus para a glória do Pai e salvação do mundo inteiro.
Foto

Dom Henrique Soares da Costa
http://www.domhenrique.com.br