terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mensagem do Dia

Terça, 30 de Agosto de 2011

O amor nada faz inconveniente

luzia_090309 

O amor nada faz inconveniente, nem procura o próprio interesse. Isso é conversão! E conversão não se dá nas grandes coisas, mas nas pequeninas, pois é um exercício para a vida toda.
“Converter-se significa converter-se ao amor”.
A razão de ser de nossa existência é amar a Deus com um empenho total e nos relacionar com nossos irmãos com uma atitude de amor inspirada no amor do próprio Deus. “Com efeito, quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (I João4,20b). Aos olhos de Deus, nosso amor por Ele é mera ilusão se não for uma participação sem Seu amor e não se exprimir no serviço aos homens.
Como vemos, a primeira conversão é fácil, mas difícil é a conversão do não buscar o próprio interesse. Renunciar pelo bem do outro àquilo que gostaria de possuir para si mesmo.
Jesus, eu confio em Vós!



Homilia

http://www.basilicadenazare.com.br/portal/images/stories/homilia%20do%20dia.png

Deus tem uma missão e um lugar para todos

Estamos diante de um texto que nos remete ao tempo de Jesus. Assim, como bom judeu num dia de sábado, Jesus entra no templo de Cafarnaum e começa a ensinar os Seus discípulos. Por falta de conhecimento científico, as pessoas daquele tempo viviam numa ignorância a respeito do funcionamento do corpo humano. Isso fazia com que se atribuísse aos demônios algumas enfermidades. Tal fenômeno acontecia, sobretudo, com os transtornos psíquicos, as enfermidades mentais, nas quais o modo de agir do enfermo – gritos, falta de controle dos movimentos, ataques – era o que mais chamava a atenção.
É nesse ambiente que surge o homem que Lucas nos descreve como sendo possuído por um demônio e que, levantando a voz, grita: “Ei, Jesus de Nazaré! O que você quer de nós? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!”
A palavra louco era o equivalente a dizer endemoniado. Passando a ser o mesmo que dizer impuro, ou seja, possuído por um espírito impuro, o diabo.
O impuro é o que está carregado de forças perigosas e desconhecidas, como o puro é o que tem poderes positivos. Quem se aproxima do impuro, não pode se aproximar de Deus. E por isso todos fugiam deste homem segundo a lei latente no livro do Levítico. À medida que o povo foi evoluindo de uma religião mágica para uma religião de responsabilidades pessoais, essas ideias foram caindo em desuso. E Jesus aboliu de uma vez por todas essa lei. E o que prova isso é que a cerimônia do exorcismo acontece dentro da sinagoga, para fazer entender que também o excluído do povo tinha direito de se salvar porque é filho de Deus. Também ele poderia participar da mesa dos filhos e poderia falar com Deus na oração. É membro do corpo místico de Cristo, é membro da Igreja.
O fato de a cena acontecer no interior da sinagoga é que é nela que se reunia todo o povo aos sábados para orar e escutar o rabino ou qualquer outro que quisesse fazer o comentário dos textos das Sagradas Escrituras que se havia lido. Era um lugar familiar, mais popular e mais leigo, já que nela se podia falar livremente, interromper, e não era necessária a presença de nenhum ministro sagrado. O rabino era um mestre-catequista.
E Jesus aproveita esta familiaridade para incluir o irmão com a expulsão do demônio: “Cale a boca e saia deste homem!” Diante de todos, ao que o demônio obedece e sai.
Sem querer chegar ao conceito puro-impuro dos tempos antigos, muitos enfermos do tipo subnormais, loucos, homossexuais, lésbicas, drogados, adúlteros, alcoólatras etc., estão hoje marginalizados da comunidade. Os sadios se safam deles, querem escondê-los como uma vergonha familiar, não se lhes dão oportunidades de reabilitação para que possam contribuir para a sociedade. São os verdadeiramente “novos impuros”. Qual tem sido a sua posição diante de seu parente que vive nesta situação?
Não se esqueça de que o sinal de Jesus neste Evangelho de hoje é sinal de que a casa de Deus, a comunidade cristã, está aberta também para esses homens e mulheres diminuídos. É sinal de libertação. Deus valoriza e tem para eles um lugar e uma missão. Basta que você lance mão à obra e se converta em verdadeiro discípulo e missionário de Jesus Cristo e a notícia de Jesus se espalhará por toda a parte, fazendo com que haja um só Pastor e um só rebanho no mundo inteiro.
Padre Bantu Mendonça


Acampamento 'No combate da oração'

Ironi Spuldaro

Esperar uma porção maior do Espírito

Quero começar com o texto que está em 2 Reis 2, 1-18: "O SENHOR decidiu arrebatar Elias ao céu, num redemoinho. Elias partiu com Eliseu de Guilgal e disse-lhe: “Fica aqui. O SENHOR me enviou a Betel”. Eliseu respondeu: “Pela vida do SENHOR e pela tua, † eu juro, não te deixarei”. E desceram a Betel. Os discípulos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu e disseram-lhe: “Sabes que hoje o SENHOR vai arrebatar teu amo por sobre tua cabeça?” Ele respondeu: “Sim, eu sei; guardai silêncio!” Disse-lhe então Elias: “Fica aqui, Eliseu. O SENHOR mandou-me a Jericó”. Eliseu respondeu: “Pela vida do SENHOR e pela tua, eu não te deixarei”. E foram a Jericó. Os discípulos dos profetas que estavam em Jericó foram ter com Eliseu e disseram-lhe: “Sabes que hoje o SENHOR vai arrebatar teu amo por sobre tua cabeça?” Ele respondeu: “Sim, eu sei; guardai silêncio!” Disse-lhe novamente Elias: “Fica aqui. O SENHOR me mandou até o rio Jordão”. Ele respondeu: “Pela vida do SENHOR e pela tua, eu não te deixarei”. E partiram os dois juntos. Cinqüenta discípulos dos profetas os seguiram e ficaram parados à parte, a certa distância, enquanto os dois chegaram à beira do rio Jordão. Elias tomou então seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto. Depois que passaram, <b>Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença”. Eliseu disse: “Que me seja dado o dobro do teu espírito”.</b> Elias respondeu: “Estás pedindo algo muito difícil. Se me observares quando eu for arrebatado de tua presença, teu pedido será concedido; caso contrário, não será”. Então, enquanto andavam conversando, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho. Eliseu o ficou vendo e gritava: “Carro de Israel e seu condutor!” Depois, não o viu mais. Apanhou sua túnica e rasgou-a em duas partes. Em seguida, apanhou o manto que tinha caído dos ombros de Elias e, voltando sobre seus passos, deteve-se à margem do rio Jordão. Tomou então o manto de Elias e bateu com ele nas águas, dizendo: “Onde está agora o Deus de Elias?” Quando bateu, as águas dividiram-se para os dois lados, e Eliseu passou. À vista disso, os discípulos dos profetas que ficaram do outro lado, em Jericó, disseram: “O espírito de Elias repousa sobre Eliseu”. E indo-lhe ao encontro, prostraram-se por terra diante dele e disseram: “Estão aqui com teus servos cinqüenta homens fortes, que podem ir procurar o teu amo. Talvez o espírito do SENHOR o tenha arrebatado e lançado em alguma montanha ou em algum vale”. Ele, porém, respondeu: “Não mandeis ninguém!” Mas eles o forçaram até ceder; disse então: “Podeis mandá-los!” Mandaram então os cinqüenta homens. Tendo procurado por três dias, não encontraram Elias. Voltaram a Eliseu, que permanecera em Jericó. Ele disse: “Não vos falei que não devíeis ir?”
Precisamos entender uma coisa sobre o Avivamento do Espírito Santo de Deus, só seremos vitoriosos se formos tomados por uma porção dobrado do Espírito Santo.

Eliseu por ter sido fiel a Deus recebeu uma porção dobrada do Espírito Santo através do profeta Elias.
"É preciso acreditar em Jesus"

No evangelho de São Lucas 12, 49; o próprio Senhor vem dizer: “eu vim trazer fogo a terra e como eu gostaria que esse fogo já estivesse aceso.”
E o fogo, no Antigo Testamento simbolizava a Palavra de de Deus que era proclamada pela boca dos profetas, que destruía tudo o que não tinha consistência, a Palavra de Deus faz cair por terra tudo o que é mentira!

<b>Hoje Deus está falando em nossos dias através do é Espirito Santo!</b>

O profeta do avivamento não pode ser alguém covardes, nem preguiçoso, ele precisa ser ousado e viver na parresia.

João Batista já dizia a respeito de Jesus: “Eu batizo com água mas ele batizará com fogo”, dizendo isso João falava do pentecostes, do fogo do Espírito Santo. Infelizmente tem muita gente com medo do avivamento, não pode um homem e mulher cheio do Espírito ter tenha de vergonha de professar a sua fé e assumir a verdade de Cristo em sua verdade.

Para ser um apóstulo do avivamento é preciso entender o que significa essas três palavra que lemos a cima: -Sair de Guilgal, ir para Betel, passar por Jericó e Jordão.2 Reis 2, 1-18 Aqui explico: É preciso sair de Guilgal, significa que precisamos deixar tudo que é desprezível, iniquidade, relativismo, carnal e diabólico, estar em Guilgal significa estar na desgraça.

Precisamos sair de Guilgal e ir para Betel. Betel é casa de Deus, significa que precisamos adorar a Deus presente na eucaristia, fazer jejum rezar durante o dia, se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus e da Igreja, conhecer a doutrina e os ensinamentos dos santo padre o Papa.

Atenção: Você não vai conseguir ser um apóstolo do avivamento sem as praticas espirituais, você não vai conseguir não se iluda.

Somente saindo de Guilgal passando por Betel você vai ter a coragem de enfrentar as batalhas de Jericó e chegar até Jordão, onde é o lugar da humilhação, local da provação.
E infelizmente tem muita gente querendo o aviamento, mas negando a cruz; precisamos seguir os passos de Jesus! <b>Deus está preocupado com a nossa salvação e a nossa salvação só acontecerá com o avivamento.</b>

Transcrição e Adaptação: Mariana L. Gabriel

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PROGRAMAÇÃO DA VISITA PASTORAL


"Visitarei o meu rebanho..."

Programação para a Visita Pastoral do Bispo Dom Mariano Manzana
Paróquia de Caraúbas/RN
De 11 a 18 de Setembro de 2011

Dia 11 de Setembro de 2011 - (Domingo)
Abertura
17h - Concentração dos agentes de pastoral e comunidades locais na Casa da Comunidade (Santuário);
17h30min - Chegada do Bispo e Procissão com a imagem de São Sebastião para a Igreja Matriz;
18h - Ato civil de acolhida ao Bispo no adro da Matriz (discurso do prefeito, um agente de pastoral, o padre e Dom Mariano) - Hasteamento das bandeiras;
19h - Celebração Eucarística de abertura presidida pelo Bispo Dom Mariano;
20h30min - Jantar na casa paroquial.

Dia 12 de Setembro de 2011 - (Segunda-feira)
Manhã
6h - Oração da manhã e reunião com a comunidade de Lajes e Livramento;
7h - Café comunitário em Lajes/Livramento;
8h - Visita a comunidade de Igarapé - reunião com as comunidades de Igarapé e Poço da Baixa;
9h30min - Visita ao PA de 08 de Março - reunião com a comunidade;
10h30min - Visita ao PA 09 de Outubro - reunião com a comunidade;
11h30min - Visita a comunidade de Cachoeira - reunião com  a comunidade;
12h30min - Almoço em Cachoeira.

Tarde
14h30min - Visita a comunidade de Trindade - reunião com as comunidades de Trindade, Umari e Marrecas;
16h - Visita a comunidade de Língua de Vaca - reunião com as comunidades de Língua de Vaca, Pedrês e PA Santa Agostinha;
17h - Visita a comunidade de Mariana - reunião com as comunidades de Mariana I e Mariana II;
18h - Visita a comunidade de São Geraldo - reunião com as comunidades de São Geraldo, Xique-Xique e Apanha-Peixe;
19h - Missa na Capela de São Geraldo - (Logo após a missa, jantar na comunidade de São Geraldo).

Dia 13 de Setembro de 2011 - (Terça-feira)
Manhã
6h - Oração da manhã e reunião com a comunidade de Mirandas;
7h - Café comunitário em Mirandas;
8h - Visita a comunidade de Pedra II - reunião com as comunidades de Pedra II e Petrolina;
9h - Visita a comunidade de 1º de Maio - reunião com as comunidades de 1º de Maio e 101;
10h30min - Visita ao Presídio Estadual;
11h30min - Entrevista à Rádio Liderança FM;
12h30min - Almoço na Casa Paroquial.

Tarde
15h - Visita a comunidade de Jordão - reunião com a comunidade;
16h30min - Visita a comunidade de Santo Antônio - reunião com a comunidade;
17h30min - Visita a comunidade de Bela Vista - reunião com a comunidade;
18h30min - Missa na Capela de Bela Vista - (Logo após a missa, jantar na comunidade de Bela Vista)

Dia 14 de Setembro de 2011 - (Quarta-feira)
Manhã
6h - Oração da manhã e visita as comunidades de Abderramant, Borracha, Maravilha e Cacimba do Meio;
7h - Café comunitário;
8h - Visita a Fábrica de Roupas;
9h - Visita ao Hospital Regional de Caraúbas;
10h30min - Visita a Fábrica de Castanha;
11h30min - Entrevista à Rádio Centenário de Caraúbas;
12h30min - Almoço na Casa Paroquial.

Tarde
15h - Encontro com os professores da Rede Estadual e Municipal e Funcionários de Saúde do município (Casa da Cultura);
17h - Visita a comunidade de Nossa Senhora da Conceição (Altos: São Severino, Liberdade e Boa Vista, Renascer e Conjunto Antônio Linhares) - reunião com a comunidade;
18h - Missa na Capela de Nossa Senhora da Conceição - (Logo após a missa, jantar na comunidade de Nossa Senhora da Conceição).

Dia 15 de Setembro de 2011 - (Quinta-feira)
Manhã
6h - Missa na Igreja Matriz;
7h - Café na Casa Paroquial;
8h - Encontro com os Três Poderes (Câmara Municipal);
10h30min - Visita ao Lar dos Idosos;
11h30min - Visita à Capela de Nossa Senhora do Carmo (Cemitério);
12h - Almoço na Casa Paroquial.

Tarde
14h30min - Visita a comunidade de Santo Antônio (Bairro: Leandro Bezerra, Conjunto Maria Bandeira) - reunião com a comunidade;
16h - Partida de Dom Mariano para Mossoró.

Dia 16 de Setembro de 2011 - (Sexta-feira)
Manhã
6h - Oração da manhã na Igreja Matriz;
7h - Café na Casa Paroquial;
8h - Encontro com os Catequistas (CIS);
9h - Encontro com a Pastoral da Criança (Grupo de Idosos);
9h30min - Encontro com os Trabalhadores Rurais de Caraúbas (Sindicato, ATOS, Centro Sabe Muito) - Sede da ATOS;
10h30min - Reunião com os Coroinhas;
12h - Almoço na Casa Paroquial.

Tarde
15h - Visita a comunidade de Nossa Senhora de Fátima (Bairro: Sebastião Maltez, Conjunto Aroldo Maia e Aeroporto) - reunião com a comunidade;
16h30min - Celebração Eucarística na Capela de Nossa Senhora de Fátima;
18h - Jantar na comunidade de Nossa Senhora de Fátima;
19h - Noite Cultural (Adro da Igreja Matriz).

Dia 17 de Setembro de 2011 - (Sábado)
Manhã
6h - Oração da Manhã na Igreja Matriz;
7h - Café comunitário;
8h - Reunião com os responsáveis pelas finanças das capelas e comunidades - (Igreja Matriz) - (dia todo);
8h30min - Reunião com todos os Movimentos, Serviços e Pastorais da Paróquia de Caraúbas - (no Santuário);
9h - Reunião dos membros da Equipe de Liturgia com a Coordenação Diocesana;
10h - Visita a Secretaria da Paróquia (Revisão dos Arquivos);

Tarde
15h - Encontro com a Juventude da Paróquia;
16h - Encontro com as famílias da Paróquia;
18h - Jantar;
19h - Missa na Igreja Matriz (com as famílias - responsabilidade da Pastoral da Família);

Dia 18 de Setembro de 2011 - (Domingo)
Manhã
7h - Oração da manhã na Casa da Comunidade (Santuário);
7h30min - Café comunitário;
8h - Reunião Geral de Avaliação da Visita.

Tarde
17h - Missa de Encerramento na Igreja Matriz.
Fonte de pesquisa da paroquiade Caraúbas

Mensagem do Dia

Segunda, 29 de Agosto de 2011

Como agir diante de cada novo desafio?

novo_diag1

Comecemos este novo dia sem reservas no coração, para que o vivamos intensamente, conduzidos pelo Espírito Santo de Deus. Tenhamos em mente que cada instante deste dia é oportuno para respondermos às circunstâncias da vida de maneira diferente. Seguramente, gostaríamos que hoje muitas situações fossem diferentes na nossa família, no nosso trabalho, em muitos dos nossos relacionamentos, mas certamente elas continuam do mesmo jeito. A sabedoria diante delas consiste em termos novas atitudes, porque: “Se não podemos mudar uma situação, mudar a nós mesmos se torna o desafio” (Viktor Frankl).
Diante de cada novo desafio, peçamos a Deus a sabedoria para agirmos sempre de acordo com a vontade d’Ele.
“Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! (Sl 70).
Senhor Jesus, dá-nos a sabedoria do Espírito Santo de Deus para que em tudo testemunhemos a Tua graça.
Jesus, eu confio em Vós!


Missa com Oração por Cura e Libertação

Pe. Francisco dando abenção do Santíssmo

Neste dia 31 de agosto de 2011, próxima Quarta-feira às 19h  na Igreja Matriz de São Sebastião contecerá  a Missa com Oração por Cura e Libertação, desde já convidamos você e sua família para participar conosco deste momento de louvor, Oração e a benção do Santíssimo.
Venha preencher o seu coração com a unção e as graças de Deus!
Participe!


JMJ de Madri causou grande impacto midiático, diz pesquisa

Um dos maiores eventos católicos do mundo recebeu bastante atenção da mídia mundial
A Universidade de Navarra, publicou um estudo no qual afirma que a viagem Pastoral do Papa Bento XVI à Espanha, por ocasião da 26ª Jornada Mundial da Juventude, causou um verdadeiro “boom midiático”. A pesquisa aponta que 54 mil notícias provenientes de 108 países foram geradas sobre o evento em todo o mundo, entre as quais, 30 mil foram produzidas pelos meios de comunicação espanhóis. Países que inclusive possuem barreiras em relação à liberdade religiosa, também divulgaram o evento.

O estudo demonstra ainda que o impacto midiático da Jornada Mundial da Juventude foi massivo em relação a outros eventos relacionados a Madri. A divulgação durante os dias de JMJ, foi 5 vezes superior ao ultimo atentado do ETA, no Campo das Nações e três vezes mais que a não seleção de Madri como organizadora dos Jogos Olímpicos.

“A JMJ foi uma excelente embaixadora da marca de Madri, já que reforçou sua credibilidade, para poder, inclusive, realizar outros eventos mundiais no futuro”, afirmou Fracesc Pujol, autor do estudo.

Outros dados da pesquisa

Na Europa, 12 mil e 600 notícias foram produzidas. Na América Latina, 6 mil e 200 foram divulgadas. Na Asia, Oceania e Africa, outras 2 mil e 600 notícias. Destaque também para os países que não professam a fé católica como Cuba (42), Serra Leoa (2), Sudão (1) e Arábia Saudita (4)


CNBB envia nota de pesar pelo falecimento de Dom Bruno Gamberini

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviu nesta segunda-feira, 29, uma nota de pesar pelo falecimento do Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini.
O arcebispo morreu na tarde deste domingo, 28, no Hospital Bandeirantes, em São Paulo, aos 61 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Veja na íntegra a nota
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB manifesta seu pesar pela morte do arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini, ocorrida na tarde deste domingo, 28 de agosto, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Neste momento de dor e sofrimento, somos todos, familiares, diocesanos e amigos de Dom Bruno, confortados pela palavra do Cristo que nos garante: “Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 14,25).

Firmados nesta esperança, confiamos que o Pai, “Senhor dos vivos e dos mortos”, dará a este seu filho a alegria de participar, agora, de sua glória como prêmio por todo bem que realizou no exercício fiel de sua vocação presbiteral e episcopal.

Não obstante a tristeza e a saudade que marcarão a ausência de Dom Bruno entre nós, iluminados pela fé e pela esperança, somos levados a agradecer a Deus por ter premiado a Igreja com este pastor tão querido. Seja-lhe permitido, neste momento, contemplar Deus, luz para os justos, e dizer-lhe o lema que a todos ensinou como bispo: “Bendito o nome do Senhor!”
 

Brasília, 29 de agosto de 2011


Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia

Secretário Geral da CNBB

domingo, 28 de agosto de 2011

Santo do Dia

Santo Agostinho

28 de Agosto

Santo Agostinho Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.

Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.

Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.

O seu processo de conversão recebeu um "empurrão" quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: "Toma e lê", e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:"...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo...não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências".

Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de "perder" sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.

Santo Agostinho, rogai por nós!

Evangelho do Dia

http://farm4.static.flickr.com/3020/2698487673_bd14507033.jpg?v=0

Evangelho (Mateus 16,21-27)

Domingo, 28 de Agosto de 2011
22º Domingo do Tempo Comum 

 

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”
23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 



 Angelus do Papa Bento XVI

"Seguir o Senhor é aceitar com amor a cruz", diz o Papa

Bento XVI durante a oração Mariana do Angelus, em Castel Gandolfo, Itália.
O papa meditou no discurso que antecede a oração mariana do Ângelus, neste domingo, 28, sobre o trecho de Evangelho de São Mateus, no qual Jesus explica aos discípulos que deverá padecer em Jerusalém, morrer e ressuscitar ao terceiro dia. (Mt 16,21)
Diante daquilo que foi dito por Jesus, os discipulos o contestam dizendo que não é possivel que o Filho de Deus padeça sobre a cruz.

"Parece evidente a divergência entre o desígnio de amor do pai, que chega ao ponto de doar seu Filho Unigênito à cruz para salvar a humanidade, e as expectativas, os projetos e os desejos dos discípulos", disse o Papa.

Trazendo o Evangelho para os dias atuais, o Santo Padre afirmou que este constraste, que se funda na falta de aceitação do desígnio de Deus, também se repete hoje.

.:NA ÍNTEGRA: Angelus de Bento XVI


"Quando a realização da própria vida se orienta somente ao sucesso social, ao bem estar físico e econômico, não se raciocina mais segundo Deus", afirmou o Pontífice.

Bento XVI explicou ainda sobre este renunciar a si mesmo, que é a condição necessária para o seguimento de Jesus. De acordo com ele, o cristão segue verdadeiramente o Senhor, quando aceita com amor a própria cruz.

Ao final da colocação, o Papa pediu a intecessão da Virgem Maria e de Santo Agostinho, do qual se faz memória hoje, para que cada cristão saiba seguir o Senhor no caminho da cruz.

"Que cada um de nós saiba seguir o Senhor no caminho da cruz e se deixe transformar pela graça divina, renovando o modo de pensar para poder discernir a vontade de Deus, aquilo que é bom, agradável e perfeito, ressaltou Bento XVI.
 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mensagem do Dia

 Sexta, 26 de Agosto de 2011 
Nosso Anjo da Guarda sempre está conosco

http://www.sintoniasaintgermain.com.br/angel127.jpg
Nunca estamos sozinhos. O nosso Anjo da Guarda sempre está conosco! Ele não fala ao ouvido materialmente, mas ouvimos sua voz interna no coração e na mente.
Jesus, eu confio em Vós!




Diocese de Santa Luzia de Mossoró
Paróquia de São Sebastião de Caraúbas
Capela Nossa Senhora do Carmo - Centro

Convite

Convidamos toda a Comunidade Católica para participar neste Sábado dia 27 de agosto de 2011, às 19h da Celebração Eucarística na referida Capela de Nossa Senhora do Carmo (Capelinha do Cemitério).
Celebrante: Pe. Francisco das Chagas Neto. 
Você é nosso convidado! venha e convide + um.
Jesus, eu confio em vós!


Formações

Imagem de Destaque

Conhecer-se a si mesmo

Quando começamos a nos conhecer, vencemos as ilusões sobre nós mesmos

Conhecer-se a si mesmo! Essa velha máxima dos gregos atravessou milênios e chegou a nós cheia de vida e de importância. Sem se conhecer você não pode se construir como convém. E esta não é uma tarefa fácil. Ninguém se torna maduro e equilibrado sem se conhecer. Temos que ter coragem de olhar as escravidões e traumas que o passado possa ter deixado em nossa vida, não importa por quem e como, e buscar a liberdade e o equilíbrio.
Vivemos acreditando em um montão de coisas que não podemos ter, que não podemos ser, que não vamos conseguir. A única maneira de tentar de novo é não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter receio de arrebentar as correntes!

Reconheça os seus valores e os empregue para o bem dos outros. Isso não é egoísmo nem soberba. Humildade não é ficar se desvalorizando ou pisando em si mesmo, é ser fiel à verdade sobre você.
Quando começamos a nos conhecer, vencemos as ilusões sobre nós mesmos; vamos deixando as máscaras e falsidades; deixamos o “palco” e entramos na vida real.

Quando você olha a vida de frente, toma posse dela. Não tenha medo de constatar as suas forças, fraquezas e erros. Assuma tudo e recomece a corrigir o que estiver errado, com calma e perseverança. Não é fácil se enfrentar e se superar, mas é necessário. É preciso querer. Saiba que os nossos comportamentos têm causas boas ou más; investigue-as; só assim você vai se conhecer. Sem medo. Não se esqueça, é claro, de anotar os seus valores; faça uma contabilidade correta. Na verdade, você vai descobrir que é um pouco santo e um tanto pecador; um tanto sábio e outro tanto tolo; um tanto mentiroso e um tanto honesto; um tanto qualificado e um tanto incompetente; um tanto alegre e um tanto triste... e mais.
Mas aprenda a amar-se e a aceitar-se com a devida tolerância para consigo mesmo. Quando fazemos um exame profundo de nosso interior experimentamos renascer em nós a liberdade e a vida. Assim os fantasmas da alma desaparecem e o seu verdadeiro eu pode erguer-se.

Preste atenção naquilo que as pessoas honestas falam de você, e você se conhecerá um pouco mais.
O que mais acontece nos relacionamentos humanos é o fato de as pessoas não verem e não assumirem as suas falhas, tentando sempre empurrar as culpas das coisas erradas para os outros; é o chamado “bode expiatório”.

Temos também que ter coragem de aceitar as boas críticas, pois nos fazem mais bem aqueles que honestamente nos criticam do que aqueles que nos bajulam. Os primeiros nos ajudam a crescer, os outros nos fazem orgulhosos.
Se você aprender a lidar com você mesmo, lidar com os outros será mais simples e você será feliz.
Foto
Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mensagem do Dia

Quarta, 24 de Agosto de 2011

A coragem imprime em nós um novo ritmo de vida

Hoje não pode ser apenas mais um dia em nossa vida. O Senhor nos exorta a não termos medo, pois Ele está conosco sempre e em todas as ocasiões.
Tudo depende de abrirmos o coração e deixá-Lo transformar as realidades da nossa vida e à nossa volta e iluminar as nossas trevas, pois sozinhos não somos capazes de mudá-las. O medo não pode conduzir as rédeas da nossa vida. Deixemos a voz do Senhor ressoar em nossos ouvidos:
“Não tenhais medo!”(Mateus 14, 27c).
Essa ordem do Senhor, quando obedecida, imprime em nós uma grande firmeza diante das adversidades surgidas ao longo do dia e determina um novo ritmo de vida para nós.
Senhor, conceda-nos um espírito de destemor que nos leve a avançar na fé, na perseverança e na confiança em Seus ensinamentos.
Jesus, eu confio em Vós!
 
Adoração ao Santíssimo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkqR_zYW4hqLQ-kXPyCgbli3PVubiWik2hgBcA5W6T_tONJKt1wCQdkDQtiZ3mQBW1_9orN2kkTKLrQ8zfTPQ8T7rdtgRlbwOM2p0oThn-RAKuAKpyU3mA4OrAfV7rTbzay-jBkxdpF_xb/s660/SS.jpg

Quinta-feira Adoração  

O Grupo de Oração "Sopro de Vida" da RCC, convida você para nesta quinta-feira dia (25/08) na Igreja Matriz às 18h, junte-se a nos neste momento de Adoração ao nosso Senhor Jesus Cristo no Sacrário para juntos  orar e louvar ao nosso Deus pelas nossas  famílas e todos aqueles que neste momento precisam de oração.

Participe!

Jesus, eu confio em vós!

 

Bento XVI anuncia tema da JMJ no Brasil

Bento XVI disse na Catequese desta quarta que o encontro com os jovens em Madri lhe trouxe mais esperança quanto ao futuro da Igreja
O Papa Bento XVI anunciou durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 24, o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 que será realizada no Rio de Janeiro. “Ide e façais discipulos em todas as nações!”, uma referência ao Evangelho de Mateus (28,19).

Já para a Jornada diocesana do próximo ano, o Pontífice deu como tema uma passagem da Carta aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor!” (4,4).

Durante o encontro com os fiéis e peregrinos no pátio interno do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, o Santo Padre recordou com entusiasmo a JMJ em Madri e enfatizou que estes dias lhe trouxeram mais esperança quanto ao futuro da Igreja.

.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI sobre JMJ 2011

“Foi um evento eclesial emocionante; cerca de dois milhões de jovens de todos os continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”, salientou durante a Catequese.

Bento XVI destacou que os jovens demonstraram o firme e sincero desejo de enraizar suas vidas em Cristo, permanecer firme na fé e caminhar junto na Igreja.

"Tenho em mente o entusiasmo irreprimível com o qual os jovens me receberam, no primeiro dia, na Praça de Cibeles, suas palavras cheias de expectativas, o forte desejo de se orientarem sobre a verdade mais profunda e de radicar-se nela, aquela verdade que Deus nos deu a conhecer em Cristo”, recordou o Papa.

Ao lembrar do encontro com as jovens religiosas no Mosteiro de El Escorial, o Pontífice disse que o que mais lhe chamou a atenção ali foi ver o entusiasmo delas, uma fé jovem, cheia de coragem em relação ao futuro e a vontade de servir a humanidade.

Aos jovens professores universitários, o Santo Padre recordou o que significa ser  verdadeiros formadores das novas gerações, enfatizando que é preciso guiar-se na busca da verdade não só com as palavras, mas também com a vida, cientes de que a verdade é o próprio Cristo. “Encontrando Cristo, encontramos a verdade”, ressaltou.

Chamados de Deus


O Papa recordou também os momentos intensos na celebração da Via Sacra, onde uma multidão variada de jovens reviveu com intensa participação as cenas da paixão e morte de Cristo. “A cruz de Cristo dá muito mais do que o que é necessário, dá tudo, porque nos leva a Deus, salientou.

Na Missa na Catedral da Almudena, em Madri, com os seminaristas, o Papa destacou o desejo para que cresçam as vocações para o sacerdócio e para a vida religiosa, lembrando que muitos jovens sentiram o chamado para essas vocações em Jornadas anteriores.

“Estou certo que, também em Madri, o Senhor bateu às portas dos corações de muitos jovens para que o sigam com generosidade no ministério sacerdotal ou na vida religiosa”, afirmou.

Outro momento emocionante para o Papa foi a visita a um instituto que cuida de jovens com diversos tipos de deficiências físicas. Para ele, os voluntários que ali trabalham são testemunhas silenciosas do Evangelho da caridade e da vida.

Momentos intensos


Bento XVI recordou ainda a Vigília de Oração no Aeroporto Cuatro Vientos, onde nem a forte chuva e o vento puderam diminuir o entusiasmo dos jovens.

“Uma multidão de jovens em festa, nada intimidados pela chuva e pelo vento, permaneceu em adoração silenciosa a Cristo presente na Eucaristia, para louvá-lo, agradecê-lo, pedir a ele ajuda e luz”, lembrou o Papa.

Na Celebração Eucarística do domingo, 21, contou o Santo Padre, os jovens manifestaram a exuberância e a alegria de celebrar o Senhor na Palavra e na Eucaristia, para juntos sempre mais a Ele, reforçar sua fé e a vida cristã.

Para Bento XVI, o encontro de Madri foi uma estupenda manifestação de fé para a Espanha e para o mundo antes de tudo que trouxe aos jovens uma ocasião especial para refletir, dialogar, trocar experiências positivas e, sobretudo, rezar junto e renovar o empenho de radicar a própria vida em Cristo, amigo fiel.

“Estou certo que eles retornaram às suas casas e retornam com o firme propósito de ser fermento na massa, levando a esperança que nasce da fé. Da minha parte, continuo a acompanhá-los com a oração, para que permaneçam fiéis aos empenhos assumidos”, afirmou.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mensagem do Dia

Terça, 23 de Agosto de 2011

Olhemos as pessoas além das aparências

150310 

O bem que podemos fazer hoje, o façamos de todo o coração, mesmo se, muitas vezes, ao longo do dia, não sentirmos vontade de praticá-lo. Fazer o bem é uma forma de estar com o coração sempre unido a Deus. É uma oração eficaz porque o que fazemos aos nossos irmãos, o fazemos ao próprio Deus.
Jesus nos diz hoje: “Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto” (Jo 15,5b).
Certamente, hoje, muitas pessoas virão ao nosso encontro e passarão pela nossa vida. Ao olharmos para elas tenhamos em mente que o Senhor está nelas. Agir dessa forma nos ajuda no exercício de tratar e praticar o bem a todas as pessoas, sem fazer acepção.
Jesus, ensina-nos a fazer o bem todos os dias da nossa vida.
Obrigada, Senhor!
A nossa vida precisa ser fecunda e dar muitos frutos.
Jesus, eu confio em Vós!


Formações

Imagem de Destaque

A vontade de Deus e a humana

Muitos cristãos, decepcionados, se revoltam contra Deus
Jesus afirmou: “Não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (Jo 5,30). Aliás, na Agonia no Horto das Oliveiras, Ele assim orou: “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; contudo, não se faça como que quero, mas como tu queres” (Mt 16, 39). Deixou magnífico exemplo para Seus seguidores. Santo Agostinho, sabiamente, ensinou que “a vontade é a potência pela qual se erra e se vive com retidão”. Daí a necessidade da atenção para com essa faculdade da alma que pode ser prejudicada pela indecisão ou falta de resolução firme para aderir às inspirações divinas.

Todo progresso espiritual consiste em desejar firmemente seguir os ditames celestes. A egolatria pode sutilmente levar o cristão a não querer se sujeitar à voz de sua consciência. Daí a necessidade da maleabilidade nas mãos do Divino Espírito Santo, para que todas as intenções sejam verdadeiramente retas e não meros caprichos humanos. Eis porque advertia São Paulo aos Filipenses sobre aqueles que buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo (cf. Fl 2,21). Donde ser preciso solicitar sempre a graça da constância para que se fuja da precipitação, da volubilidade, não sendo nunca o discípulo de Cristo irresoluto e instável, conforme advertiu de São Tiago (cf. Tg 1,8).

Para isso mister se faz equilibrar o coração com a inteligência. Estando esta iluminada, cabe à vontade executar com sumo amor e total disposição o que deve ser realizado em cada momento. Aliás, a finalidade última de toda oração deve a total conformidade com os desígnios do Ser Supremo.

Esta imolação da vontade própria é sumamente agradável a Deus. Tudo depende do domínio de si mesmo, o qual torna o cristão imune aos desvios que impedem sua adesão ao bem a ser praticado. Nunca se pode esquecer que a fidelidade, mesmo nas pequenas atitudes, cerra a porta a quase todos os males das potências superiores da alma, pois treina a vontade para o total autodomínio, levando a uma tranquilidade absoluta no falar e no agir, graças ao valor das virtudes internas do espírito. Chega-se então àquela moderação de que fala São Paulo a Timóteo, levando cada um “uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e decoro” (1Tm 2,2). É que aceitar a vontade de Deus em todas as circunstâncias, durante todo o dia, é uma grande prova de amor.

Convém, porém, notar que, sendo Deus luz e amor, Ele se comunica com a pessoa humana de vários modos. São João da Cruz, sem querer, evidentemente, fazer um jogo de palavras diz que “às vezes percebe-se mais conhecimento do que amor; outras, mais amor do que inteligência ..., ou só conhecimento e nada de amor ..., ou só amor sem nenhuma informação do Espírito Santo”. O que vale, contudo, na prática, é a reta intenção de fazer o que Ele quer e não o que cada um desejaria fazer. É que um ato de vontade constante, feito com total dileção para com Deus, vale muito mais do que os grandes heroísmos passageiros, esporádicos. É desse modo que a vontade humana vai se tornando livre e generosa, como era a de Cristo, o qual pode dizer ser Seu alimento fazer a vontade do Pai (cf. Jo 4,34). É lógico que esta conformidade absoluta com os desígnios de Deus leva o cristão a suportar com paciência todas as incongruências de uma passagem por este "vale de lágrimas" como é o presente exílio nesta terra. Estas provações então purificam o coração como o ouro no crisol.

Quantos cristãos, infelizmente, quando Deus permite qualquer desgosto, por pequenino que este seja, chegam até a se revoltar contra Ele. Ainda bem que o Onipotente é paciente, pois poderia punir imediatamente estes insurgentes. Por tudo isso, o acatamento de tudo que Deus permite se torna fonte maravilhosa de merecimentos. A dependência filial em todas as circunstâncias da vida, este abandono amoroso nas mãos da Divina Providência, este oferecimento habitual nas dificuldades que surgem, esta paciência inalterável atraem o beneplácito do Todo-Poderoso Senhor. É quando o cristão deve se lembrar das palavras de São Paulo aos Coríntios: “Realmente, o leve peso de nossa tribulação no momento presente, prepara-nos, além de toda e qualquer medida, um peso eterno de glória; não que nós olhemos as coisas visíveis, mas para as invisíveis; é que as coisas visíveis são transitórias, ao passo que as invisíveis são eternas” (I Cor 5,417-18). Além do mais, a imperturbabilidade é o venturoso resultado da aceitação de tudo como vindo da mão de Deus. Tudo é, deste modo, contemplado pelo prisma da Divina Sabedoria.

É dessa maneira que o querer humano vai se transformando no querer divino. Pensar, desejar, aspirar, sentir em tudo conforme a adorável Vontade Divina deve ser sempre o grande intuito do verdadeiro imitador de Jesus Cristo.
Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho
Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos



Formação com Ministério de Música da RCC

http://www.grupodeoracaojp2.com.br/include/miniatura.php?url=../fotos/f77667894674eb15f1500e8eac0ee53c.jpg&X=290&Y=220


O Grupo de Oração "Sopro de Vida"  da Renovação Carismática Católica - RCC, comunica a todos os que fazem o Ministério de Música para participarem de uma formação sobre música, principalmente quem canta e toca com formadores do Ministério de Música da  Renovação Carismática Católica Diocesana de Mossoró, o encontro acontecerá neste Domingo dia 28/08 às 14h no CIS - Centro de Inclusão da nossa Paróquia ao lado da Igreja Matriz. A formação.
Você é nosso convidado!
Venha participar conosco!

Jesus, eu confio em vós!


Missa com Oração por Cura e Libertação

Pe. Francisco dando abenção do Santíssmo

Neste dia 31 de agosto de 2011, próxima Quarta-feira às 19h  na Igreja Matriz de São Sebastião contecerá  a Missa com Oração por Cura e Libertação, desde já convidamos você e sua família para participar conosco deste momento de louvor, Oração e a benção do Santíssimo.
Venha preencher o seu coração com a unção e as graças de Deus!
Participe!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mensagem do Dia

Segunda, 22 de Agosto de 2011

Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé

100811

Rezemos muito hoje e sempre e peçamos a Jesus que restaure em nós a confiança no Seu poder em todas as situações, para que nos mantenhamos firmes na fé e na esperança.
Certa vez, Santa Clara teve a segurança do seu convento ameaçada por alguns homens que queriam espalhar o terror e destruir aquele local. Algumas irmãs entraram em pânico, mas essa grande santa italiana não teve dúvida: tomou Jesus no ostensório e O levantou diante daqueles malfeitores. Conta-se que eles fugiram apavorados, porque viram sair raios daquele ostensório.
Sei que são muitos os desafios da vida, mas unidos confiantemente a Jesus, como Santa Clara o fez, somos mais que vencedores.
“E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I Jo 5,4b).
Jesus, eu confio em Vós!


JMJ 2013: sinal profético para o Brasil

Diferentemente das três horas de voo até Madri, Espanha, o Papa Bento XVI sabe que vai ter que viajar um dia – ou uma noite toda – para pisar em solo brasileiro em 2013. Mesmo assim escolheu o Brasil como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude. Aos 84 anos e com uma disposição e vitalidade de poucos com sua idade, o Sumo Pontífice atualiza, com sua opção pela terra longínqua do verde e amarelo, a passagem evangélica de que o pastor não mede esforços para ir ao encontro de seu rebanho, nesse caso, suas ovelhas mais novas.
O Rio de Janeiro está em festa desde o anúncio oficial do Santo Padre, na capital espanhola, de que seria a próxima cidade a sediar a JMJ. Nesse domingo, 21 de agosto, a Cidade Maravilhosa iniciou de vez a contagem regressiva para abrir suas portas aos jovens dos Cinco Continentes. Cenário de grandes espetáculos artísticos, musicais, encontros educativos e das mais diversas áreas, a capital fluminense está preparada para sediar um evento dessa magnitude, é articulada, dinâmica e vai contar também com o apoio das dioceses de todo o país.
 
 
Mas um olhar mais atento vai perceber que a opção pela cidade brasileira não se deu apenas pela boa infraestrutura e preparo logístico para receber o maior evento juvenil da Igreja Católica. A escolha do Pontífice pela terra do Cristo Redentor é, antes de tudo, um sinal profético para a capital que tanto tem enfrentado adversidades devido à violência nas ruas, massacre em escola, tráfico de drogas, entre outros.
Receber a JMJ no Rio não será apenas um reconhecimento ou um respaldo turístico, mas uma forma de mostrar que é possível e é preciso cultivar um olhar de esperança, a esperança cristã, que sempre deve animar os corações.
As bandeiras de centenas de nações vão colorir as ruas do Brasil antes mesmo do esperado, a Copa do Mundo em 2014. Um ano antes, o megaevento da juventude cristã vai tomar conta da Cidade Maravilhosa e descobrir que a nação brasileira não é apenas futebol, samba e carnaval, é fé, jovialidade e carisma. A alegria dos brasileiros já foi sentida em Madri, onde mais de 2 milhões de jovens de todas as nações se aglomeraram para ouvir Bento XVI.
Ao final da Jornada Mundial da Juventude deste ano, que oficializou a maior peregrinação brasileira já organizada até então para participar do evento, com 15 mil jovens inscritos, a Canção Nova aproveita para agradecer àqueles que acompanharam atentos a cobertura feita por seu Sistema de Comunicação: Rádio, TV e Internet. Enquanto a instituição, cujo único objetivo é evangelizar, celebra a próxima jornada no Brasil, expressa também sua gratidão pela confiança em seu trabalho jornalístico.
Mais uma vez, a Canção Nova fez questão de mostrar aquilo que realmente era a “boa notícia”: uma multidão de jovens reunidos para ouvir a voz do pastor, o Sucessor de Pedro. Isso é notícia. Sempre haverá vozes contrárias a esse tipo de aglomeração. Elas terão repercussão sim, mas não total cobertura.
A grande notícia, por mérito, está nos 2 milhões de jovens peregrinos reunidos, que lutaram meses ou anos para arrecadar fundos para participar do evento, nos voluntários que doaram seu tempo para ajudar na organização do encontro. Esses esforços, sim, merecem destaque. É para isso que a Canção Nova existe e vai seguir incansável em sua missão de estar sempre a serviço da vida e da esperança, formando homens novos para um mundo novo.
Parabéns, Brasil! Parabéns, Rio de Janeiro! Que venham os jovens do mundo, que venha Bento XVI, o Brasil os acolhe de braços abertos!
Thaysi Santos
Assessoria de Imprensa


Formações

Imagem de Destaque

Meu amigo é santo!

Podemos dizer que vimos um santo caminhar em nosso meio
Nós que temos mais de vinte anos podemos bater no peito e afirmar que somos de uma geração capaz de gerar santos. Isso não é uma teoria "desencarnada", alienada ou "espiritualóide". É fato! Contra fatos não há argumentos! Nós poderemos dizer às gerações futuras que vimos um santo caminhar em nosso meio e muitos de nós poderão até mesmo afirmar que estiveram com ele, tocaram suas mãos ou chegaram bem perto dele. Mesmo que quiséssemos não vamos poder nos enganar e continuar afirmando que santidade é coisa do passado ou fora do alcance dos que nasceram depois da virada do século XX. João Paulo II é um exemplo de que santidade é possível mesmo nos dias de hoje.

Alguns mais “do contra” poderiam afirmar que esse grande Papa vai se tornar santo porque convém aos interesses da Igreja. Será que é isso mesmo? Até onde podemos lembrar, não foi nenhum cardeal que o aclamou santo pela primeira vez, mas sim uma multidão formada de milhares de jovens – presentes na Praça de São Pedro durante o seu velório e sepultamento – os quais gritavam a todo o momento: “Santo já!”. Bem, você “do contra” poderia até formular qualquer ideia conspiratória para explicar tal fato, mas nós preferimos àquela explicação mais antiga que afirma: "A voz do povo é a voz de Deus".

Modéstia à parte, não há como negar que não existem pessoas melhores para testemunhar a santidade de João Paulo II do que nós jovens. Entre o Pontífice e cada um de nossa geração não havia uma relação de autoridade somente, mas uma verdadeira amizade expressa com a vida, com o zelo, carinho, cuidado e amor, manifestada pelos dois lados. João Paulo II nos dizia da Verdade e nós buscávamos responder a ele lotando estádios, campos, nos reunindo aos milhões, somente porque queríamos escutá-lo. Não queríamos escutar somente um homem vestido de branco, mas um amigo, que, antes de tudo, era amigo da Verdade, amigo de Deus.

Foi a certeza de que a primeira amizade dele era com Deus que nos atraiu a ele. Nós jovens buscamos a Verdade, um para que viver, uma vida coerente com o chamado feito por Deus a cada um de nós e João Paulo II sempre nos ofereceu isso. Não somente nos ofereceu, mas insistiu, correu atrás, deu o primeiro passo, foi ao nosso encontro, mesmo quando buscávamos outros ideais mais humanos, mais materiais, mais violentos. Éramos somente jovens em busca da verdade, mesmo que a buscássemos em lugares errados, e ele sabia disso, por isso, se lançou até nós. Como um amigo ele lutou e não desistiu de nós.

Isso nos conquistou, nos fez parar para vê-lo passar, para escutar suas palavras, mesmo que elas denunciassem tantas mentiras em nossas vidas que se estabeleciam como falsas verdades. Enquanto o mundo nos convidava a ser livres, a ser donos de nossos corpos, a lutar pelo prazer, pela realização pessoal a qualquer custo, João Paulo II nos convidava a nadar contra a correnteza, a ir para águas mais profundas, a dar uma resposta diferente, a ser santos.

Santidade que era coisa do passado, coisa ultrapassada, no entanto, nas palavras do saudoso Pontífice e com sua vida, esta se tornou realidade atual, capaz de ser vivida por nós jovens que tomamos refrigerante, comemos hambúrguer e vestimos calças jeans. Aquilo que antes era distante, para poucos, foi se tornando cada vez mais próximo. Pelas palavras do "Papa dos jovens" a santidade se tornou meta de nossas vidas.

Como amigo de verdade, ele nos apresentou Jesus Cristo, a verdadeira Verdade, pela qual nós devemos gastar as nossas vidas, e fonte da verdadeira felicidade. Ao se tornar próximo de cada jovem como um amigo, João Paulo II nos tornou próximos de Deus, de Sua Mãe, dos santos, do céu. Sua amizade com Deus foi transmitida a nós como herança, e nós continuamos lutando para honrá-la com as nossas vidas.

Mas você que é “do contra”, o questionador, ao ler este texto, pode dizer que nós já declaramos santo alguém a quem a Igreja acaba de proclamar beato. É, dessa vez você tem razão! Mas não temos medo nenhum de chamar de santo um amigo, alguém que verdadeiramente conhecemos.

Nós jovens só continuamos afirmando aquilo que gritávamos diante de todo o mundo há alguns anos. Afinal, é só uma questão de tempo!

Ao declarar João Paulo II beato e futuramente santo, a Igreja só vai constatar e reafirmar aquilo que o povo de Deus já havia experimentado no coração. Modéstia, mais uma vez à parte, só um amigo de verdade pode falar do outro com propriedade. No caso de João Paulo II, em vez de falar, nós jovens preferimos gritar para o mundo ouvir: meu amigo é santo!

Seu irmão,
Foto Renan Félix
renan@geracaophn.com
Renan Félix é bacharel em história, missionário e seminarista da Comunidade Canção Nova
Outros temas do autor: blog.cancaonova.com/renanfelixTwitter: @renancn


Os primeiros cristãos marcaram a história da humanidade. E nós, que diferença estamos fazendo no mundo?

Meu irmão, minha irmã, eu peço que você leia com atenção o breve texto abaixo, que retrata um estilo de vida que muito nos diz respeito:
“Eles estão na carne, mas não vivem segundo a carne; moram na terra, mas têm sua cidadania no céu; obedecem às leis estabelecidas, mas com sua vida ultrapassam as leis; amam a todos e são perseguidos por todos; são desconhecidos e, apesar disso, condenados; são mortos e, desse modo, lhes é dada a vida; são pobres, e enriquecem a muitos; carecem de tudo, e têm abundância de tudo; são desprezados e, no desprezo tornam-se glorificados; são amaldiçoados e, depois, proclamados justos; são injuriados, e bendizem; são maltratados, e honram; fazem o bem, e são punidos como malfeitores; são condenados, e se alegram como se recebessem a vida” (carta a Diogneto, n. 5).
Você certamente já sabe a respeito de quem o autor está falando. Esse é um texto muito antigo, escrito nos inícios da propagação da fé cristã.
Nas origens, aqueles que eram “autenticamente” cristãos davam esse tipo de testemunho, tanto que muitos estudiosos, que se dedicam a analisar a vida das primeiras comunidades cristãs, atestam que a mensagem evangélica, a fraternidade vivida nos grupos e o testemunho de santidade, indo até o martírio, levaram muitos a aderirem à nova religião.
Na sequência do texto, o autor diz: “Em poucas palavras, assim como a alma está no corpo, assim os cristãos estão no mundo”. Eles, os cristãos, davam vida ao mundo!
E com quem aprenderam a ser assim? Com o Senhor Jesus, claro! Sim, os cristãos, verdadeiramente fiéis, imitavam Jesus Cristo, tendo por base a Doutrina propagada pelos apóstolos.
E quanto a nós? Se alguém se dedicar a nos observar e retratar o nosso estilo de vida, hoje, como irá nos descrever? Nós, que somos católicos, que frequentamos a Missa, Grupos de Oração, que imagem passamos aos que nos conhecem, convivem conosco?
É necessário que façamos essa autoavaliação, porque temos o compromisso de dar testemunho de vida.  Esse é o primeiro meio de evangelização, como nos ensina Paulo VI (Evangelli Nuntiandi, n. 41).
Então, como estamos vivendo? Como temos conduzido nossa vida? Nossos pensamentos, sentimentos, ações são parecidos com os de Jesus?
Em quem nos espelhamos? Qual o papel dos Evangelhos em nossa vida? Eles pautam nosso agir? O que Jesus ensinou, nós buscamos fazer? Temos nos esforçado para isso?
Recebemos uma missão: ser “rosto e memória de Pentecostes”. Devemos mostrar ao mundo a face do cristianismo autêntico; não deixar cair no esquecimento o modelo de vida de nossos pais na fé. Isso é reimplantar uma cultura que já esteve fortemente presente na humanidade. Somos chamados a resgatar, na força que vem do alto, a “Cultura de Pentecostes”.
Somente cheios do Espírito Santo poderemos viver como Jesus viveu. Somente o Paráclito pode nos dar coragem para anunciar, viver o amor fraterno, a santidade. Clamemos sem cessar por sua presença, para que o mundo veja e creia.
Em Cristo,
Lúcia V. Zolin
Coord. nacional da Comissão e do Ministério de Comunicação Social da RCCBRASIL

domingo, 21 de agosto de 2011

Santo do Dia

São Pio X

21 de Agosto

São Pio X Celebramos hoje um Papa que mereceu ser reconhecido por santo, embora na humildade típica das almas abençoadas, José Sarto respondia àqueles que o chamavam de santo: "Não santo, mas Sarto". Nascido em 1835 ao norte da Itália e de família muito simples e religiosa, o pequeno José, com muito esforço e sacrifício conseguiu – com o apoio dos pais – estudar e entrar para o Seminário.

Com sua permanente autodefinição: "um pobre vigário da roça", José Sarto percorreu com simplicidade o caminho que o Espírito Santo traçou da responsabilidade de vigário de uma pequena aldeia até o Papado. Tomando o nome de Pio X, chamava a atenção pela modéstia e pobreza que o possibilitava à vivência da sua idéia-força: "Restaurar todas as coisas em Cristo".

São Pio X foi Papa de 1903 a 1914. Ocupado com a pastoral, São Pio X realizou reformas na liturgia, favoreceu a comunhão diária e a comunhão das crianças, sendo que no campo doutrinal rebateu por amor à Verdade o relativismo moderno. Sorridente, pai e pastor, São Pio X entrou no Céu com 79 anos, deixando para a Igreja o seu testemunho de pobreza, pois conta-se o fato, tomou dinheiro emprestado para comprar as passagens de ida e volta rumo ao conclave que o teria escolhido Papa, pois não acreditava num erro do Espírito Santo.

São Pio X, rogai por nós!


Evangelho

 http://www.paulinas.org.br/diafeliz/images/evangelho%5Clc01_39_56.gif

Evangelho (Lucas 1,39-56)

Domingo, 21 de Agosto de 2011
Assunção de Nossa Senhora


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.
40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 

Rio de Janeiro será a próxima sede da JMJ, anuncia Bento XVI


Logo da 27ª Jornada Mundial da Juventude que será realizada em 2013, no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro será a sede da Jornada Mundial da Juventude 2013! O anúncio oficial foi feito pelo Papa Bento XVI, ao fim da Missa de encerramento da JMJ Madri, neste domingo, 21.

A data prevista para o evento é de 23 a 28 de julho de 2013 e a expectativa é reunir mais de dois milhões de jovens peregrinos.

"Este é o maior evento da Igreja. Juntando o número de pessoas de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, não dá a metade do que se dá numa Jornada Mundial da Juventude”, destaca o assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Costa Ribeiro.

.: Cobertura da JMJ 2011
.: Quanto custa uma Jornada Mundial da Juventude?
.: Mensagem de Bento XVI para a JMJ 2011
.: Site oficial da JMJ 2011
.: Veja fotos da cobertura da JMJ 2011 no Flickr


Para os jovens da América Latina será mais barato vir ao Brasil do que ir para uma JMJ na Europa, por isso, o vice-coordenador geral da JMJ Rio, Dom Antônio Augusto, espera que o público seja ainda maior que o da JMJ Madri.

Segundo Dom Antônio, a escolha do Papa pelo Brasil tem muito a ver com a esperança que o Santo Padre tem pela América Latina. “É uma demostração viva de como a Igreja se apoia muito nos países latino-americanos onde o carisma e a fé do povo católico são muito fortes”, destaca.

Hoje, a fé da América Latina é um exemplo para os outros países da Europa que precisam de uma nova evangelização. Para o cantor e missionário da Comunidade Canção Nova, Dunga, a JMJ Brasil trará um "novo impulso para a evangelização dos jovens", primeiramente se expandindo para todo continente e, depois, atingindo todo mundo.

"Será uma oportunidade para todas as dioceses de nosso país, junto com seus bispos, sacerdotes e leigos, vivam uma profunda comunhão, demostrando que a Igreja é uma grande família", destaca Dom Antônio.

Segundo ele, a escolha não foi só pelo Rio de Janeiro, mas pelo Brasil, e  será um sinal de unidade e mor diante de tantas tragédias que o mundo está vivendo.

“O Brasil mostrará que a Igreja é um só coração e uma só alma, exemplo de unidade, comunhão para esta sociedade que tanto sofre com divisões, fragmentação de valores e desigualdade social. Que o Brasil possa demostrar pra todo mundo que a fé une os corações”, enfatiza.

Programação

Na programação oficial da JMJ Rio já estão confirmadas as catequeses, a Via Sacra, a Vigília e a Missa com o Papa, eventos já tradicionais em todas as edições da JMJ.

“Fora da estrutura oficial do evento, não temos nada planejado ainda. Mas o Brasil certamente tem muito a oferecer aos jovens”, conta o  vice-coordenador.

Para o missionário Dunga, as apresentações das bandas brasileiras na JMJ Madri foram um aperitivo do que acontecerá na JMJ Rio.

Custos da JMJ Rio

Organizar uma JMJ realmente é algo que acarreta muitas responsabilidades, preocupações e empenhos, salienta Dom Antônio. A arquidiocese do Rio e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estarão a frente desta organização que tem como coordenador-geral Dom Orani  João Tempesta, Arcebispo do Rio.

“A maioria dos recursos procederão das inscrições que começarão no final de 2012. Mas antes do inicio das inscrições precisamos de recursos para as primeiras despesas como a divulgação”, explica  o vice-coordenador.

Além das inscrições dos jovens, a Igreja espera contar com recursos vindos de patrocinadores. Já os suportes na segurança e no transporte serão concedidos pela prefeitura do Rio de Janeiro, como é natural em qualquer evento.

“Esperamos que escolas, paróquias e as famílias abram suas casas para acolher esses jovens”, destaca Arcebispo Emérito do Rio.

Expectativas

Desde 2007, quando o Brasil se colocou oficialmente como candidato para sede de uma JMJ que as expectativas eram grandes. Em 2010, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, durante a Jornada Arquidiocesana da Juventude, exibiu um vídeo expressando o entusiamo da arquidiocese para que a capital carioca  fosse escolhida como sede da próxima JMJ. 



Angelus do Papa Bento XVI

Papa pede a jovens um testemunho destemido de vida cristã

Papa saúda jovens brasileiros após anúncio da próxima JMJ, e abaixo, os jovens recebem a cruz da JMJ que virá para o Brasil
O que vocês irão dizer aos seus amigos quando retornarem às suas casas, após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)? questionou o Papa Bento XVI no Angelus deste domingo, 21, após a Missa de encerramento do evento.

"Nestes dias, quanto pensei naqueles jovens que aguardam o vosso regresso!", disse o Santo Padre, e convidou os jovens a dar "um testemunho destemido de vida cristã diante dos outros. Assim sereis fermento de novos cristãos e fareis com que a Igreja se levante robusta no coração de muitos".

.: NA ÍNTEGRA: Angelus de Bento XVI

.: Cobertura da JMJ 2011
.: Veja fotos da cobertura da JMJ 2011 no Flickr

Bento XVI deixou a todos os jovens uma incumbência: "Levai o conhecimento e o amor de Cristo ao mundo inteiro. Ele quer que sejais os seus apóstolos no século XXI e os mensageiros da sua alegria. Não O desiludais! Muito obrigado!".

O Papa anunciou oficialmente que a próxima JMJ será no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 2013. "Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão-de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira", destacou.

Na saudação em língua portuguesa, o Santo Padre pediu aos jovens que caminhem contra a cultura do relativismo. "Queridos jovens e amigos de língua portuguesa, encontrastes Jesus Cristo! Sentir-vos-eis em contra-corrente no meio duma sociedade onde impera a cultura relativista que renuncia a buscar e a possuir a verdade. Mas foi para este momento da história, cheio de grandes desafios e oportunidades, que o Senhor vos mandou: para que, graças à vossa fé, continue a ressoar a Boa Nova de Cristo por toda a terra".

E aos brasileiros falou da expectativa para a próxima JMJ. "Espero poder encontrar-vos daqui a dois anos, na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, Brasil. Até lá, rezemos uns pelos outros, dando testemunho da alegria que brota de viver enraizados e edificados em Cristo. Até breve, queridos jovens! Que Deus vos abençoe!"

.: Quanto custa uma Jornada Mundial da Juventude?
.: Mensagem de Bento XVI para a JMJ 2011
.: Site oficial da JMJ 2011



Missa de Encerraento da JMJ - Madri/Espanha 2011

"Comunicai aos outros a alegria da vossa fé", diz Papa aos jovens

''Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O mundo necessita do testemunho da vossa fé'', afirmou o Papa neste domingo
Mais de um milhão e meio de jovens participaram da Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, na Espanha.

Com a expressão alegre, o Santo Padre afirmou que ficou edificado com o testemunho da juventude, que permaneceu firme com a chuva na vígilia de ontem e o sol forte deste domingo, 21.

Na homilia, o Santo Padre convidou os jovens a fortalecer a fé e colocar Cristo no centro de suas vidas, em comunhão com a Igreja. "Não se pode, sozinho, seguir Jesus. Quem cede à tentação de seguir 'por conta própria' ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de nunca encontrar Jesus Cristo, ou de acabar seguindo uma imagem falsa d’Ele".

.: NA ÍNTEGRA: Homilia de Bento XVI
.: Veja fotos da cobertura da JMJ 2011 no Flickr.: Cobertura da JMJ 2011

Bento XVI afirmou que, atualmente, existem muitas pessoas que tem o desejo de conhecer melhor a Cristo e "pressentem que Ele é a resposta a muitas de suas inquietações pessoais".

Embora a fé seja um dom de Deus, e não esforço do homem ou de sua razão, é preciso que cada pessoa tome a decisão de estar com Ele.

"A fé não se limita a proporcionar alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas supõe uma relação pessoal com Ele, a adesão de toda a pessoa, com a sua inteligência, vontade e sentimentos, à manifestação que Deus faz de Si mesmo", destacou o Santo Padre.

O Papa disse ainda que a fé precisa ser partilhada com o próximo. "É impossível encontrar Cristo, e não O dar a conhecer aos outros. Por isso, não guardeis Cristo para vós mesmos. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus", ressaltou.

O Pontífice concluiu pedindo aos jovens que amem a Igreja, "que vos gerou a fé e vos ajudou a conhecer melhor Cristo", e os orientou a invistirem na amizade com Ele. "Para o crescimento da vossa amizade com Cristo é fundamental reconhecer a importância da vossa feliz inserção nas paróquias, comunidades e movimentos, bem como a participação na Eucaristia de cada domingo, a recepção frequente do sacramento do perdão e o cultivo da oração e a meditação da Palavra de Deus".

Ao final da Celebração, o Santo Padre anunciou que a próxima JMJ será no Rio de Janeiro, em 2013.

.: Quanto custa uma Jornada Mundial da Juventude?
.: Mensagem de Bento XVI para a JMJ 2011
.: Site oficial da JMJ 2011