domingo, 31 de julho de 2011

Angelus Papa Bento XVI

Papa convida fiéis a seguir exemplo do Amor de Cristo pela humanide

''Confiemos à Virgem Maria a nossa oração, para que abra o nosso coração à compaixão para com o próximo e à partilha fraterna'', disse o Papa
Ao refletir sobre o milagre da multiplicação dos pães, na oração do Angelus deste domingo, 31, o Papa Bento XVI disse que nesta passagem bíblica, Jesus Cristo  “oferece um exemplo eloquente de Sua paixão para com a humanidade”.
“O milagre consiste na divisão fraterna de poucos pães que, confiados a potência de Deus, não só alimentaram a todos, como sobraram, até a encheram doze cestos. O Senhor chama os discípulos para distribuir o pão para a multidão; dessa forma ensina-los e prepara-los para futura missão apostólica: deverão de fato levar a todos o alimento da Palavra de vida e dos Sacramentos”, explica o Papa.
.: NA ÍNTEGRA: Angelus de Bento XVI deste domingo, 31
Neste sinal miraculoso, elucida o Pontífice, se entrelaçam a encarnação de Deus e Sua obra da redenção. “Jesus, de fato, sai da barca para encontrar-se com os homens”.
O Evangelho deste domingo, fez o Santo Padre lembrar da situação de “tantos irmãos e irmãs que nestes dias, na Somália [África], sofrem as dramáticas consequências da carência, agravadas pela guerra e pela falta de instituições sólidas”.
“Cristo está atento à necessidade material, mas quer dar algo mais, porque o homem está sempre afamado de algo mais, tem necessidade de mais alguma coisa”, disse o Santo Padre sitando uma passagem de seu livro Jesus de Nazaré.

No pão de Cristo, destaca Bento XVI, está presente o amor de Deus e no encontro com Ele “alimentamo-nos, por assim dizer, do próprio Deus vivo, comemos verdadeiramente o Pão do Céu”.
O Santo Padre salientou que na Eucaristia, Jesus faz de cada um testemunha da compaixão de Deus para seus irmão e irmã. “Nasce assim, à volta do Mistério Eucarístico, o serviço da caridade para com o próximo”, afirma.

Como exemplo deste testemunho, o pontífice citou Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, ao qual a Igreja faz memória neste domingo, 31.
“Inácio, de fato, escolheu viver procurando Deus em todas as coisas, amando-o em todas as criaturas”, disse o Papa.
Assim, o Santo Padre pediu aos fiéis que confiem à Virgem Maria suas orações, para que seus corações sejam abertos à compaixão para com o próximo e para a partilha fraterna.


domingo, 31 de julho de 201

FOTOS DO IV LEVANTA-TE


Exibir álbum
EXIBIR APRESENTAÇÃO DE SLIDES BAIXAR TUDO

_______________________________

3ª Pregação - IV Levanta-te




Pregadora: Duédna (Coord. Grupo São João Batista)
Tema: Farei do vencedor uma coluna no templo do meu Deus.

A terceira pregação no IV Levanta-te começou com o livro do Apocalipse. 3, 7ss - “Eu abro diante de ti uma porta que ninguém pode fechar”.

Por meio dessa palavra Jesus trouxe ao coração de cada jovem a certeza que somos escolhidos e que Ele nos dará força em meio as dificuldades, crendo que em tudo “Nós somos mais que vencedores”.

Muitos corações foram reconfortados em cada palavra que foi proferida, pois era o próprio Deus falando aos nossos corações que mesmo na dor, mesmo em meio ao pecado, nós podemos vencer.

No meio da pregação foi aberto espaço para um testemunho que sem dúvida tocou o coração de muitos, o testemunho do jovem Izac, membro da Comunidade Totus Tuus, onde ele relatou toda a sua experiência nas drogas, na prostituição e em muitos outros pecados e acima de tudo nos apontou a sua conversão por meio da sua experiência com Deus.

A pregação veio ao fim por meio de um grande momento de oração e intimidade com Deus e ao final Duédna trouxe ao coração de cada jovem uma grande exortação: “Jovem, deixe a vontade de Deus vencer, Deus quer levantar uma juventude santa, mas é preciso lutar. Você vai vencer. Sejam santos! Sejam Santos!”
RCC MOSSORÓ

sábado, 30 de julho de 2011

IV LEVANTA-TE

 sábado, 30 de julho de 2011

 2ª Pregação - IV Levanta-te


Pregador: Artur Diego (Coord. Estadual do Ministério Jovem)
Tema: Jovens sois fortes

Na segunda pregação do primeiro dia do Levanta-te o Senhor veio reafirmar no coração de cada jovem: “Sois fortes”.

Para tal a pregação ministrada por Artur Diego começou nos alertando sobre o pecado: “Nós nos afastamos de Deus por causa do pecado”, diz.

O amor de Deus mais uma vez foi enfocado, sem o qual não conseguimos viver, pois “o verdadeiro desejo do seu coração é o amor e a misericórdia de Deus”.

O pecado é o único que nos distancia de Deus e nos retira da vivencia desse amor: “Quando pecamos, nós perdemos o Pai de vista, mas para dizer não ao pecado é preciso querer”. Reafirma Artur Diego.

Por fim a palavra de Deus foi proclamada - I João. 2, 12ss – “Jovens sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós e vencestes o Maligno”.

O Senhor por meio da oração, diante do Santíssimo Sacramento levantou uma juventude forte!!
RCC Mossoró


1ª Pregação - IV Levanta-te


Pregador: Maxuel
Tema: Quem nos separará do Amor de Cristo

“Nós temos necessidade de sermos amados”, essa é a frase que abriu o nosso IV Levanta-te, Deus que amar a cada um daqueles que abrirem o coração durante esses dois dias.

A palavra de Deus vem confirmar ao nosso coração esse amor: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. (I Jo. 4, 8)

Deus sofre com os nossos sofrimentos, mas nessas horas ele olha para nós e diz: “O meu filho precisa passar por isso para que ele seja mais forte”.

Mas uma vez a palavra do Senhor foi partilhada, desta vez Paulo falando aos Romanos no capítulo 8,31ss – “Quem nos separará do amor de Cristo?”

Mas uma vez o Senhor confirma o seu amor por todos nós e reafirma por meio desta pregação que “Ele nos ama do jeito que somos”.

Em seguida, a juventude se derramou nos braços de Deus em oração e Ele tocou o coração de cada jovem por meio da música abraço eterno - “Nem as torrentes das grandes águas conseguirão apagar esse amor... Mas do que a morte é tão forte esse amor”.

Na primeira oração do Levante-te a Cruz do Senhor é introduzida em meio aos jovens que aqui estão ao som da música “Ninguém te ama como eu”.

Deus nos conduz a um ato de amor: perdoar e amar aqueles que feriram os nossos corações.
No encerramento da oração muitos jovens agraciados pelo amor de Deus e tudo é selado pelo abraço dos irmãos.

O Amor de Deus já começou a nos curar!!!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mensagem do Dia

Sexta, 29 de Julho de 2011

Não há o que temer, Deus está conosco!

Somos casa de Deus, porque Ele mesmo quis que fosse assim.
Deus não habita em templos feitos de mãos humanas” (cf. Atos dos Apóstolos 17,24), mas sim em nossa alma feita à imagem d’Ele, por isso precisamos honrar e respeitar o nosso corpo, que é templo do Espírito Santo.
“Porque somos o templo de Deus vivo” (II Cor 6,16b).
O Todo-poderoso habita em nosso coração e convive constantemente conosco; não estamos sós. Não há felicidade maior do que esta. Ele faz tudo conosco e sempre está ao nosso lado, exceto quando pecamos. Não temos motivo para temer nem para nos deixar abater.
Ao tomarmos posse dessa verdade (de que Deus habita em nosso interior), a nossa vida ganha um novo sabor e um novo significado.
Façamos hoje a experiência de convidar Jesus para fazer todas as coisas conosco e de pedir-Lhe ajuda em todas as situações, perguntando a Ele como devemos agir, pensar e rezar diante das situações, principalmente das mais adversas.
Jesus, eu confio em Vós!

Abertura do IV Levanta-te



Hoje começa o IV Levanta-te com a Santa Missa as 19hs na Capela do Divino Espírito Santo

INSCRIÇÕES DO I ENCONTRO PAROQUIAL


Estamos com um bom número de inscritos para o I Encontro Paroquial das Pastorais que acontecerá esse final de semana na Escola Municipal Josué de Oliveira.

As inscrições estão sendo feitas na secretaria da paróquia ao preço de R$ 5,00 até amanhã 30/07.





https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzGfShoKr9SO_MTEMepD1h6TMm8a9u-fGi5pkL56SO-HBEKW8DEfaYysmW95TYbFaDmnYgJpT8cMq4AIBuQGw3Am0h9niA8y7sMKjnGP9scwLJRBqoIzvzhtCwo3bIcnrXGe3PNyOcroOB/s1600/SDC13995.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoJHa2CrMAmal1mVSzOnTshmCjwV2ApCXAzDr3ak620INqvdvG4crVVASTTL4DPrqSKP-m6rKD6loEzFI7PRW5gCPOmST-vUbDVw9gffawV5T-Ra1XnuZoLO73pt9p_CIIgr1sLffYMl1c/s1600/SDC14023.JPG
 Júlio Cezar muito feliz
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgU5SYsO0j-imJzC1HAVUOcYFgC5Hv2Hqowq9P1GE24LoQtiU_-HTNDjTtv-VdE-D9C_H0dSREMbmi1NgxXCkGNcZqZBviypCbM84eKFxDh_mZyuRb44yHUqf91jI1bMbJdphvuuxs18HS3/s1600/P7160025.JPG 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2ss-_KROYvg6X8Yt3Xasdbfa7vNB9fao1FdMik5JYNtp-a7kbpCsNkc8RuwU6bQQhcAfmL_pmcZWGruhixu-PYo4bnLCXHvREYRT5Uyjn9jfA5Gn4VcO3XE09IVowfCCnH2iC3fB_8l6m/s1600/P7170057.JPG

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsoINVm4fUlOvFK0LpY579rrnwNBIl1TRdEY0MXl0opI1WKf6biyZOPQxqmWpw3xatDX4_75ZKvUevrwaSPRvDrLcoxgUgrn53_emt3Gy2tz8_GQVQZH7mW0CYsB2XX_d6bNT4Ws03gk5C/s1600/DSC01035.JPG

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgz6IRI1g2sKvZuJxHy4YA3vxe1TJYM4TEkQHYFPGTOw1AOfrQGX7rWlC0uHuWUUS2gdP_0GR6nQlcoHIdKfzLhXfSZqP1oqi3L7iLQUWqBytmJiJuwoxB_x_a1UsH5PBRkhQQv4hp17MQw/s1600/P7160002.JPG

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzSAym-ENgOAcCnQJgC66iAEEvfHhxUDQkerf5r1k4OTHd5AmKuyc_bWmP1FWLypO_t9DnYm92oszuXQR_NLUlufbNGgXjpPmlT0syu4ShOVXXDf8idgUtv3ZJ2r6Iqs3D116YQnc7jcTA/s1600/P7160031.JPG

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mensagem do Dia

Quinta, 28 de Julho de 2011

Quando enxergamos bem, agimos bem

“O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas” (Mt 6, 22).
Se enxergamos bem, com os olhos do coração, nossos sentimentos são saudáveis e agimos bem com nós mesmos e com as pessoas; e as nossas mãos executam o bem. Por outro lado, quando enxergamos mal, os nossos sentimentos não são saudáveis e agimos de modo equivocado, contrário à vontade divina, porque as nossas mãos executam o que enxergamos.
Peçamos hoje a Jesus a graça de enxergar todas as coisas com o olhar d’Ele, para amarmos como Ele ama, sentirmos como Ele sente e agirmos como Ele age com nós mesmos, com todas as pessoas e em todas as circunstâncias.
“Aconselho-te que compres de mim ouro provado ao fogo, para ficares rico; roupas alvas para te vestires, a fim de que não apareça a vergonha de tua nudez; e um colírio para ungir os olhos, de moda que possas ver claro” (Ap 3,18).
Jesus, põe o Teu “colírio” nos nossos olhos, para que enxerguemos clara e distintamente e de longe.
Obrigada, Senhor!
Jesus, eu confio em Vós!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mensagem do Dia

Quarta, 27 de Julho de 2011

Com quem devemos partilhar a nossa vida?

mensagem_300609
Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele de seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor” (Ex 34, 29).
Quando falamos com Deus, tudo se transforma em nossa vida, até mesmo o nosso semblante, porque o amor do Senhor nos faz homens e mulheres novos.
Nós gastamos bastante tempo conversando com as pessoas com as quais convivemos, e que é algo bom, mas não podemos nos esquecer jamais de que Jesus é uma Pessoa e deve ser o nosso melhor Amigo, ter um lugar especial na nossa vida, porque Ele nos amou por primeiro.
Com os verdadeiros amigos falamos tudo sem nenhum receio, porque sabemos que seremos acolhidos do jeito que somos e estamos. O Senhor sabe tudo de nós quando nos sentamos ou nos levantamos, nos dá tudo de bom e só quer o nosso bem.
Busquemos hoje o Senhor de todo o nosso coração e conversemos com Ele sobre tudo o que se passa em nosso íntimo.
Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos Ele amado, e enviado o Seu Filho para expiar os nossos pecados” (I Jo 4,10).
Jesus, eu confio em Vós!


Formações

Destaque

A amizade amadurecida

Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor
Uma das características da infância é a incapacidade de dividir coisas. Uma criança não pode dividir porque não se possui, porque ainda não sabe o que ela é. Você começa a identificar a maturidade a partir do momento em que uma criança consegue perceber as regras de um joguinho.

A maturidade faz parte de um processo. Em um processo não podemos queimar etapas. Ele é lento, chato e demorado.

Uma criança passa por um momento de amadurecimento a partir do momento em que começa a brincar. A maturidade acontece quando tomamos posse do que nós somos, para aí então podermos nos dividir com os outros. Isso faz parte desse processo de amadurecimento.

Não nascemos amando, pelo contrário, queremos ter a posse dos outros. Essa é a forma de amar da criança, pois ela não consegue pensar de maneira diferente. Ela não consegue entender que o outro não é ela. Quantas pessoas, já adultas, ainda pensam assim, trata-se da incapacidade de amar devido à falta de maturidade.

Todos os encontros de Jesus Cristo levam à implantação do Reino de Deus. Mas só pode implantá-lo quem é adulto e já entende que só se começa a amar a partir do momento em que eu não quero mudar quem eu amo.

Geralmente quando tememos alguém ruim ao nosso lado é porque nos reconhecemos naquela pessoa. Jesus não tinha o que temer porque era puramente bom, por isso contagiava os que estavam ao lado d'Ele.

Na maturidade de Jesus você encontra a capacidade imensa de amar o outro como ele é. Amar significa amar o outro como ele é. Por isso quando falamos em amar os outros podemos perceber o quanto deixamos de ser crianças. Devemos nos questionar a todo o momento com relação à nossa maturidade.

A santidade começa na autenticidad, por essa razão Cristo nos pede que sejamos como as crianças, que são verdadeiras e simples. É nisso que devemos manter da nossa infância e não a forma de possuir as coisas para nós mesmos.

Você tem condições para perceber a sua maturidade. É só observar se você é obediente mesmo quando não há pessoas ao seu redor. Você não precisa que ninguém o observe, pois você já viu aquilo como um valor.

Pessoas imaturas sofrem dobrado. Pessoas imaturas querem modificar os fatos; ao passo que pessoas maduras deixam que os fatos as modifiquem. A maturidade nos faz perceber que não podemos mudar os fatos. Um imaturo ganha um limão e o chupa fazendo careta. O maduro faz uma limonada com o limão que ganhou.

Muitas vezes, os nossos relacionamentos de amizade são uns fracassos porque somos imaturos. Amigos não são o que imaginamos, mas o que eles são e com todos os defeitos. Amizade é processo de maturidade que nos leva ao verdadeiro encontro com as pessoas que estão ao nosso lado. Elas têm todos os defeitos, mas fazem parte da nossa vida e não as trocamos por nada deste mundo. Isso porque temos alma de cristão e aquele que tem alma de cristão não tem medo dos defeitos dos outros, porque sabemos que esses defeitos não serão espelhos para nós; mas seremos instrumentos de Deus para que os superem.

Padre só pode ser padre a partir do momento em que é apaixonado pelos calvários da humanidade. Se você não consegue lidar com os limites dos outros, é porque você não consegue lidar com os seus limites. A rejeição é um processo de ver-se.

Toda vez que eu quero buscar no outro o que me falta, eu o torno um objeto. Eu posso até admirar no outro o que eu não tenho em mim, mas eu não tenho o direito de fazer dele uma representação daquilo que me falta. Isso não é amor, isso é coisa de criança!

O anonimato é um perigo para nós. É sempre bom que estejamos com pessoas que saibam quem somos nós e que decisões nós tomamos na vida. É sempre bom estarmos em um lugar que nos proteja.

Amar alguém é viver o exercício constante de não querer fazer do outro o que nós gostaríamos que ele fosse. A experiência de amar e ser amado é, acima de tudo, a experiência do respeito.

Como está a nossa capacidade de amar? Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor. Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer. Amar por valor é amar o outro como ele é quando ele não tem mais nada a oferecer, quando ele é um inútil e, por isso, você o ama tanto. Na hora em que forem embora as suas utilidades você saberá o quanto é amado.

Tudo vai ser perdido, só espero que você não se perca. Enquanto você não se perder de si mesmo você será amado, pois o que você é significa muito mais do que você faz.

O convite da vida cristã é este: que você possa ser mais do que você faz!

Padre Fábio de Melo

Padre Fábio de Melo é professor no curso de teologia, cantor, compositor, escritor e apresentador do programa "Direção espiritual" na TV Canção Nova.

Padre Fábio de Melo é professor no curso de teologia, cantor, compositor, escritor e apresentador do programa "Direção espiritual" na TV Canção Nova.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Mensagem do Dia

Terça, 26 de Julho de 2011

Um socorro eficaz

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMWF3JvhkEy6KqWdHeytEjRUV2H4QpRy5Gixv1Zvum3nFHDRlHSc2MB_RGSVOJ7ZEhKxPr8mOJ9hkAHB1PVinq-gOUgAhBMDTRF-vtVbl2fDLjqVorIcyIoRS8RklnSTJVV19cA39HOQc/s1600/UmSorriso.jpg

Há momentos na vida que somente as graças habituais recebidas de Deus nos parecem insuficientes para o que estamos vivendo. Com certeza, o Senhor sempre nos dá a medida certa, mas, por vezes, parece que vamos sucumbir, que não vamos aguentar, porque o mar está revolto. Nessas horas precisamos ter a humildade de suplicar ao Senhor que nos conceda graças especiais; que venha em nosso auxílio, como fizeram os apóstolos em meio à tempestade: “Senhor, salva-nos, nós perecemos” (Mt 8,25b).
Não podemos nos deixar surpreender pelas tempestades da vida, precisamos estar sempre vigilantes, com o coração unido ao Senhor, por meio da oração.
Vinde, Espírito Santo, em socorro das nossas fraquezas.
Jesus, eu confio em Vós!


Quarta-feira - dia 27/07/2011
Missa com Oração por Cura e Libertação
Padre Francisco fazendo o passeio com Santíssimo pela Igreja

Venha preencher seu coração com a graça e a Unção de Deus!
Nesta Quarta-feira dia 27 de julho de 2011 às 19h na Igreja Matriz de São Sebastião, Venha participar conosco da Missa com Oração por Cura e Libertação.
Presidida por: Pe. FRANCISCO DAS CHAGAS NETO.
Na responsabilidade da Renovação Carismática Católica - RCC.
Jesus, eu confio em vós!

Participe!!! 

Formações

Imagem de Destaque

Avós, simbolos de experiências

A sabedoria acumulada de duas gerações
Celebramos o Dia dos Avós (26/jul). Não se trata de mais uma data comemorativa criada com fins comerciais, mas de um dia de reflexão e agradecimento àqueles que tanto contribuem para a formação dos netos, sendo sua companhia cada vez mais constante e necessária no cenário atual, visto que os pais precisam trabalhar fora.
Nossos avós – e todos os idosos, de modo geral – são as pessoas que mais devem ser valorizadas como símbolos de experiência e sabedoria. Eles trazem consigo o testemunho de décadas, de gerações de avanços, modernidade e mudanças de comportamento.
Hoje, muitos deles consideram que o tempo não tem a mesma importância de outrora, tanto que o relógio de pulso é usado apenas como acessório.
Se hoje eles têm a pele flácida, o corpo mais sensível e a visão enfraquecida, devemos nos lembrar de que nem sempre foi assim. Afinal, já batalharam muito e dedicaram suas vidas ao cuidado da família. São tão dignos de carinho e respeito quanto nossos pais. Por isso, jamais devemos nos esquecer do verdadeiro valor deles.
Ser avô e avó, fazer parte da terceira ou quarta idade, não pode mais ser relacionado à invalidez, à inoperância ou à inutilidade. Grande parte ainda contribui com a mesma sociedade que os descarta, haja vista o elevado número de idosos responsáveis financeiramente por seus lares, cuidando de filhos e netos.
É muito triste constatar que em muitas famílias os idosos são tratados como objetos antigos. Há pessoas que costumam tecer comentários desrespeitosos a respeito dos mais velhos da casa, reclamando que só dão trabalho, que são lentos ou doentes. Quanta injustiça! Sua presença ensina aos mais novos o tesouro de enxergar o mundo com os olhos do coração.
Quem souber aproveitar o convívio com essas figuras que acumulam sabedoria de duas gerações, certamente terá muito a aprender com seus conselhos. Nossos avós detêm o conhecimento e a sabedoria que não são aprendidos nos livros e estão sempre dispostos a partilhar. São verdadeiros tesouros em nossa vida.
Abraços,
Foto Dado Moura
contato@dadomoura.com
Dado Moura é membro aliança da Comunidade Canção Nova e trabalha atualmente na Fundação João Paulo II para o Portal Canção Nova como articulista. Autor do livro Relações sadias, laços duradouros


Quinta-feira  Adoração ao Santíssimo

 http://blog.cancaonova.com/padrebruno/files/2011/04/Santissimo-Sacramento-2.jpg

O Grupo de Oracao "Sopro de Vida" convida a comunidade a participar de um momento de Adoracao ao Santíssimo Sacramento na próxima quinta-feira (28/07), as 18h, na Igreja Matriz de São Sebastião. O Senhor quer derramar muitas bencaos sobre suas vidas e suas familias. Participe conosco.
Jesus, eu confio em vós!

Transmissão ao VIVO do Levanta-te


O IV Levanta-te esse ano terá uma novidade, será transmitido ao vivo pela web tv e web rádio, através do site.
Ultrapassando fronteiras, a evangelização de jovens poderá ser ouvida de qualquer lugar do mundo, basta se conectar, e para que muitos jovens possam estar em comunhão conosco no Levanta-te, divulgue nosso site: rccmossoro.com e convide seus amigos que moram longe a nos acompanhar pela internet, através de nosso canal.
Temos a certeza de que Deus tocará muitos corações.
Por isso divulguem: dias 30 e 31 de Julho, convidem pessoas para nos acompanhar de casa.
RCC Mossoró

Monja mais antiga do mundo sai da clausura para participar da JMJ


Monja espanhola Teresita, 103 anos, a mais idosa monja de clausura do mundo
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, de 16 a 21 de agosto, terá uma participante de destaque: a monja espanhola Teresita, 103 anos, a mais idosa monja de clausura do mundo. Ela sairá pela primeira vez do convento onde vive há mais de 84 anos para assistir ao encontro do Papa com os jovens.


Outra curiosidade: Irmã Teresita entrou no convento em que vive ainda hoje exatamente no dia em que Bento XVI nasceu, 16 de abril de 1927.
Pertencente à Ordem Cisterciense, a religiosa foi por mais de 20 anos madre superiora da instituição, e mesmo depois de aposentada continuou vivendo no mosteiro sem contato com o mundo exterior.
Entrevistada pelo jornal espanhol ‘El Mundo’, Irmã Teresita revela que teve medo ao optar pela vida monástica, mas foi ajudada por Deus. “Eu não sabia nada de monjas, mas Ele e Santa Terezinha me ajudaram e entre eles se acertaram para que não perdesse o ânimo” - declarou. Desde então, a vida da religiosa é dedicada à oração e ao trabalho no convento.
Segundo ela, “não se pode viver aborrecida em um convento: termina mal; ou se é feliz ou nada”. Para a religiosa, o segredo de sua alegria consiste em fazer aquilo para o que foi talhada. “Cada um deve ser feliz em sua profissão. As pessoas se sentem felizes quando seguem sua vocação. Só quem a vive pode sabê-lo” – garante.
‘El Mundo’ afirma que mesmo com 103 anos, a monja não se acomoda e continua acreditando que tem muitas coisas ainda por fazer: “Se Deus segue me mantendo aqui é por algum motivo”, declarou a religiosa, destacando que a oração é o maior dom que recebeu nestes mais de 100 anos de vida.
Sobre o seu modo de viver, Irmã Teresita foi bem clara: “Sei que muitos não entenderão minha maneira de viver, mas eu não entendo outra” - declarou.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Mensagem do Dia

A ousadia de recomeçar

200309luzia_g
Nós precisamos ter a coragem de começar tudo de novo, de maneira alguma podemos nos acomodar com o que já fazemos e já sabemos. A vida é movimento; é um aprendizado constante; é a capacidade de sempre dar respostas diferentes. É a sensibilidade de perceber que precisamos mudar certos hábitos, de agir e não de simplesmente reagir; é ter a ousadia de recomeçar, de ser quem somos, de enfrentar os desafios, de nos colocar a serviço dos que necessitam, na certeza de que nunca estamos sozinhos, porque Jesus está sempre conosco auxiliando-nos e mostrando-nos por onde devemos seguir.
Muitas vezes, não avançamos porque temos medo de errar. Coloquemo-nos a caminho e comecemos tudo de novo, porque unidos ao Senhor tudo podemos.
“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13).
Jesus, eu confio em Vós!


I Louvozão Paroquial

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_yazSExuAgrn-nhit1cblBxg6j0KvQDNx6TxsTziFCrU3ySBX4MvLS8DF9v8TUSUx3ciG9OSNRJmoFVFQGgzvMjFljBBnJxyxGGQTey6UoG-8ae3nYhjMMHY_thy42V1nFZk6ApJ-5CUr/s1600/Panfletos.jpg


domingo, 24 de julho de 2011

Segunda-feira dia 25 de julho - As 1000 Ave Marias

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj454PWK44V_Pkuc59_WGC7c-J7rFxQte673bNY54w-nGIm-5uMcljvtiLeMc5boVQ7Sc5vSdLjJRmch5PnpahEQqjvepUU9y5KUK0gqLcVFSTaeZ9lYubzKG_UU0Cp6mTtDHkQDTPfFqY/s400/timthumb.jpg

Neste dia 25 de julho de 2011- Segunda-feira, às 17horas  estaremos rezando a Oração das Mil Ave Marias na Igreja Matriz, sinta-se convidado desde já para participar conosco deste momente de Oração e devoção a Nossa Senhora, porque quando pedimos com fé, ela intercede a teu filho Jesus Cristo, e seu pedido será atendido.
Basta confiar e ele agirá!
"Jesus, Maria e José, a nossa família vossa é"!
"Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso"!
Participe!!!!


Quarta-feira - dia 27/07/2011
Missa com Oração por Cura e Libertação
Padre Francisco fazendo o passeio com Santíssimo pela Igreja

Venha preencher seu coração com a graça e a Unção de Deus!
Nesta Quarta-feira dia 27 de julho de 2011 às 19h na Igreja Matriz de São Sebastião, Venha participar conosco da Missa com Oração por Cura e Libertação.
Presidida por: Pe. FRANCISCO DAS CHAGAS NETO.

Na responsabilidade da Renovação Carismática Católica - RCC.
Jesus, eu confio em vós!

Participe!!!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Mensagem do Dia

Sexta, 22 de Julho de 2011

A alegria da renúncia

Davi, em sua busca de arrependimento e volta para Deus, faz esta oração: ”Criai em mim, ó meu Deus, um coração puro” (Sal 50,12). Só o Senhor, com o Seu poder e misericórdia, nos leva a renunciar ao pecado e a abraçar o bem.
Nosso Senhor Jesus Cristo nos dá a receita para isso convidando-nos à renúncia de nós mesmos e a tudo a que somos apegados como forma de pertencermos inteiramente a Ele: ”Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo” (Lc 14,33).
Precisamos dizer ao Senhor com ânimo forte e firme:
”Senhor, eu vos escolho acima de tudo, acima da saúde, das riquezas, das dificuldades, das honras, dos elogios, da ciência, das consolações, das esperanças, dos desejos. Acima até mesmo das graças e dons, que poderei receber em vós. Em resumo, escolho-vos acima de todas as criaturas, que não são vós, ó meu Deus. Qualquer graça que me dais, sem vós não me é suficiente. Eu quero só a vós e nada mais!” (Santo Afonso de Ligório)
Jesus, eu confio em Vós!


Papa convida leigos à promoção integral do ser humano 

Papa Bento XVI 
 
Em mensagem enviada à Instituição Teresiana, o Papa Bento XVI exortou aos católicos “a entregar-se à apaixonante tarefa de despertar a alma cristã e humana no mundo da educação, da cultura e da promoção integral da pessoa”.

O Pontífice convidou ainda os leigos “a renovar o compromisso de cultivar com esmero em seu coração a presença de Cristo segundo a grande mestra nas coisas do espírito, Santa Teresa, a fim de que suas vidas sejam exemplo no mundo e suas atividades reflitam em cada ser humano a luz de Deus”.

Depois de frisar a necessidade de renovar a vida cristã, o Santo Padre recordou a valiosa contribuição do fundador da instituição, São Pedro Poveda.

A Instituição Teresiana está reunida em assembleia plenária deste da quarta-feira, 19, em Los Negrales, na Espanha. O encontro acabará na quinta-feira, 28.

Esta Associação Internacional de Leigos (de Direito Privado segundo o Direito Canônico) tem como finalidade contribuir para a promoção humana e social através de mediações educativas e culturais, participando da missão evangelizadora da Igreja Católica.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Oração para o Dia

Oração
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fazei-nos semeadores fervorosos de Vossa Palavra!
- Dai-nos o entendimento de que o futuro será melhor se plantarmos a Boa Semente!
- Abençoai o Cursilho e todos os organismos que trabalham na Vossa Semeadura!
- Recompensai a todos que colaboram na evangelização atraves do rádio!
- Não rejeitai nossa gratidão pelos Semeadores do Vosso Reino....
                                                                                                    AMÉM.

Formação
http://linoresende.jor.br/wp-content/uploads/2007/04/biblia.jpg
Os discípulos do amanhã
A grande maioria das pessoas que frequenta a Igreja aspira, pretende e se identifica como discípulo de Jesus Cristo. E é muito bom que assim o seja. É muito bom que cada pessoa na Igreja tenha no coração este desejo de querer aprender da vida de Jesus, de ser continuamente instruído em Sua doutrina, de “frequentar” a escola de tão Divino Mestre. Mas Jesus não quer apenas “discípulos”. Jesus não nos quer “eternamente” alunos, como simples aprendizes de um ofício que nunca exercitamos, nunca assumimos e para o qual estamos sempre sendo treinados...
Não. A Igreja está por demais povoada de “discípulos do amanhã”, que sempre que convidados a assumir uma tarefa mais séria, uma atividade mais comprometedora com a Boa Nova, pondo em risco e oferecendo ao desgaste a própria vida pela causa do Reino, recusam-se, alegando não estar ainda “preparados” para tal serviço, não ter ainda “condições” de se doar como o trabalho em questão exige. Preferem continuar “discípulos”, apenas. Preferem continuar tendo “ótimas ideias” e “planos impressionantes”, mas... para os outros executarem! E passam a vida “se preparando”, deliciando-se com os ensinamentos recebidos de outrem, às vezes criticando quem trabalha, contestando isso e aquilo, para, quem sabe, num amanhã que nunca chegará, oferecer ao Senhor os “restos” de suas vidas egoístas e medrosas...
João Paulo II, em sua Exortação Apostólica Catechesi Tradendae nos chamava a atenção para o fato de que uma das missões do Espírito Santo é exatamente a de transformar aquele que é discípulo em testemunha de Jesus Cristo (CT 72). Ou seja, depois de testemunhar Jesus em nós e nos tornar discípulos, o Espírito quer que nós mesmos testemunhemos a Jesus, trabalhando por manifestá-lo a outros que não O conhecem (Jo 15,26-27). E não precisamos nos sentir “despreparados” ou incapacitados. A capacitação para testemunhar a Jesus vem do Espírito, e não de nosso “muito tempo” na escola da fé. Pois esta foi a promessa feita por Jesus a um grupo especial de discípulos: “... Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força e sereis minhas testemunhas (...) até os confins do mundo” (At 1,8). De maneira que todo aquele que, na Igreja, não dá testemunho de sua fé em Cristo, precisa se perguntar discípulo de quem realmente é... e se,  na verdade,  está se deixando habitar e conduzir por Seu Espírito. Porque a consequência de quem busca viver na plenitude do Espírito é dar testemunho de Jesus...
Na Audiência Geral de 24 de maio de 1989, em Roma, o hoje beato João Paulo II  nos ensinava: “A  ação do Espírito Santo é a de dar testemunho! E uma ação interior, tri-imanente, nos corações dos  discípulos, que então se tornam capazes de dar testemunho de Cristo eternamente... Ao testemunhar Cristo, o Paráclito é um assíduo Advogado e Defensor da Obra de Salvação e de todos aqueles que estão engajados nesta Obra”. Seu predecessor – Paulo VI –  na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi (n.75), já enfatizava: “”.  Não poucas pessoas são motivadas, atualmente, a ansiar por uma renovada efusão do Espírito Santo em suas vidas. Querem “o poder do alto”, prometido (cf. At 1,5-8). Mas nem sempre se mostram dispostas a estender a visão a respeito dessa força recebida para além do exterior aspecto  glorioso  que a pode acompanhar, e usá-la para aquele propósito primeiro indicado por Jesus Cristo de sermos, por causa dela, suas destemidas testemunhas (cf. At 1,8), capazes de por Ele correr riscos, fazer sacrifícios e suportar afrontas... Falando aos jovens na Jornada Mundial de Sidney, na Austrália (20/07/2008), momentos antes da cerimônia do Crisma, o papa Bento XVI se perguntava (e respondia!): “Que significa receber o ‘selo’ do Espírito Santo?... Significa ficar indelevelmente marcados, significa ser novas criaturas. Para aqueles que receberam este dom, nada mais pode ser como antes. Ser “batizados” no Espírito significa ser incendiados pelo amor de Deus, “beber” do Espírito (cf. 1 Cor 12,13) significa ser refrescado pela beleza do Plano de Deus sobre nós e o mundo, e tornar-se por sua vez uma fonte de frescor para os outros. Ser ‘selados com o Espírito’ significa além disso não ter medo de defender Cristo, deixando que a verdade do Evangelho permeie a nossa maneira de ver, pensar e agir, enquanto trabalhamos para o triunfo da civilização do amor...”
Jesus era ainda um simples menino quando seus pais O encontraram – em meio aos doutores da lei – trabalhando pela causa do Reino, junto ao templo de Jerusalém. Perguntado por que fazia aquilo, naquelas circunstâncias, respondeu: “Acaso não sabíeis que devo me ocupar das coisas de meu Pai?” (Lc 2,41-52). Se é que temos o mesmo Pai a que se refere Jesus, a hora de ocuparmo-nos de Sua obra é hoje, é agora! Aliás, colaborar efetivamente com as obras que buscam promover a glória de Deus e testemunhar a Jesus é a condição para que Ele também um dia dê testemunho a nosso favor diante do Pai que está nos céus (Mt 10,32-33). Amém!
Por Reinaldo Beserra dos Reis – Assessor para as Comunidades da RCCBRASIL
Grupo de Oração Elena Guerra 



I Louvozão Paroquial
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmrGva-YvFsOzmx354tguoNdul-B-1iOq03CvU-VDY-E-kNF2EFBBSas0EO0FMfA6CXlx8oauYHtGPSnTPlbSbvqC3GNyg-kLJmfacV2qT-o6M_C7Tn1w20W0rxdrWbL_aLB6fZG4Y7_aa/s1600/louvorz%25C3%25A3o.jpg 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoUhkm5JNQWKR8LOIBxEBEvaJoI2xOLSP9h55FekrAzQ7k9tw1X6VjTtoCN5cxmtAPMXiaXoMXunlb-AyNTicirv-O8VTyarSfSVxuh0k4jnCIRMF-mRJVWC8I4ZTsHqVOOWzucN3Vg-GY/s1600/deus-e-digno-de-todo-louvor.jpg


Mensagem do Dia 
Quarta, 20 de Julho de 2011

O Amigo de todas as horas

Todos nós temos necessidade de ter alguém que se comprometa conosco e que abrace a nossa causa, defendendo-nos, ajudando-nos e cuidando de nós. Temos necessidade de ser amados e acolhidos, principalmente nos momentos de dificuldade.
Precisamos tomar consciência de que não estamos sozinhos, porque o próprio Senhor nos prometeu que estará conosco todos os dias da nossa vida. Por isso, nos enviou Seu Espírito Santo!
É a Cristo que devemos recorrer sempre, porque Ele sempre nos chama e nos consola: “Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mateus 11, 28-30).
Descansemos em Jesus e deixemo-nos cuidar por Ele. Façamos um ato de entrega de todas as nossas preocupações e inquietações a Ele, porque o Senhor sabe como fazer e como resolver todas as situações.
Com confiança, aproximemo-nos de Nosso Senhor Jesus Cristo e oremos incessantemente ao longo deste dia:
Jesus, eu confio em Vós!


IV LEVANTA-TE

RCC Mossoró/RN 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfSpYGvWVwN81OmbBDnqMBeSVBKcAAVkaHoB6-3ms8NT2DFpPgZKwyyEKTw1u6stm0l_HU4Kd3hcZt0eO14Jgzzo0HIiI6VLtgmc8DH8n_18uUVWcQT6yEIYT_cDxES-z4WW2jXehkJV8/s1600/cartaz.jpg 

Tema: Jovens vigiai e orai pois, os dias são maus. Ef. 5,15ss.
                            Sexta-feira
19:30hs = Missa de abertura (Capela do Divino Espirito Santo).
                            Sábado
8:00 às 8:30hs = Ofício de Nossa Senhora.
8:30 às 9:00hs = Louvor.
9:00 às 10:00hs = Pregação (Quem nos separará do amor de Cristo)
10:00 às 10:30hs = Intervalo.
10:30 às 12:00hs = Pregação e Adoração ( Jovens sois fortes).
12:00hs = Almoço.
14:00 às 14:30hs = Rosário de São Miguel e entrada da imagem.
14:30 às 14:45hs = Louvor e apresentação das caravanas.
14:45 às 15:00hs = Apresentação (Teatro ou Dança).
15:00 às 15:30hs = Intervalo.
15:30 às 17:00hs = Pregação e oração (Farei do vencedor uma coluna no templo do meu pai).
                               Domingo
8:00 às 8:15hs = Terço.
8:15 às 8:30hs = Louvor.
8:30 às 9:40hs = Pregação e oração (Vigiai e orai).
9:40 às 10:00hs = Intervalo.
10:00 às 10:20hs = Louvor e apresentação.
10:20 às 11:00hs = Pregação (Jovens na dor permanece firme).
11:00 às 12:00hs = Adoração.
12:00hs = Almoço.
14:00hs = Encerramento com a Santa Missa

quarta-feira, 20 de julho de 2011


Faça sua inscrição do I louvorzão na secretaria da paróquia.
R$ 5,00 (Individual)

Inscrições até dia: 29.07.2011

terça-feira, 19 de julho de 2011

Mensagem do Dia

É tempo de parar e rever nossa vida

Há momentos em que precisamos parar e ter a coragem de rever a nossa vida, mas rever à luz da verdade, porque somente assim poderemos avançar e vislumbrar novos horizontes. Nós nos contentamos com muito pouco, mas Deus tem muito para nos dar. Ele mesmo nos diz: “Eu vim para que os homens tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
Não podemos viver a nossa vida de qualquer jeito, precisamos vivê-la com qualidade e esta qualidade é assegurada pelo nosso relacionamento íntimo com Jesus.
Quando paramos para escutar a voz do Senhor, logo a alegria toma conta do nosso coração, porque “Ele nos faz deitar em verdes pastagens; às águas do repouso nos conduz, Ele nos reanima. Pelos bons caminhos nos conduz, para a honra do seu nome” (Sl 23, 2s).
Coloquemo-nos, hoje, nos braços de Jesus Bom Pastor, para que Ele nos conduza às verdes pastagens que Ele tem para nós.
Jesus, eu confio em Vós!
 

I ENCONTRÃO DAS PASTORAIS


A paróquia de São Sebastião de caraúbas/RN realiza o 1º Encontrão das pastorais. Este encontro tem o objetivo de despertar os casais e os jovens a se engajarem nas diversas pastorais e movimentos de nossa Paróquia. Este dia de Louvor a Deus acontecerá na Escola Municipal Josué de Oliveira, no dia 31 de julho (Domingo).

PROGRAMAÇÃO

- 7 a 8h: Acolhida
- 8 a 8h30min: Louvor
RCC de Caraúbas/RN
- 8h30min a 9h: Café Compartilhado
- 9h a 10h: Palestra - Oração e Meditação
Casal Josivan e Flávia (ECC de Apodi/RN) 
- 10h a 11h: Palestra - Afetividade e Sexualidade
Padre Maciel Rodrigues (Paróquia de Apodi/RN)
- 11h a 12h: Compromisso com a Igreja
Padre Francisco das Chagas (Paróquia de Caraúbas/RN)
- 12h a 13h: Almoço
- 13h a 14h: Show Mensagem com Canindé Costa
- 14h a 15h30min: Momentos com os Movimentos e Pastorais
- 15h30min a 16h: Cafezinho
- 16h a 16h30min: Momento com o Casal Diocesano (Berguinho e Fátima)
16h30min a 17h: Palestra - O papel dos leigos na Igreja de hoje.
Seminaristas: Gláudio Costa, Demétrio Jr, Ministro da Eucaristia André Santos, Yure.
17h a 18h: Encerramento
Celebração da Palavra



Sorrindo Pra Vida

Olhe para o invisível e busque Deus

A Palavra meditada hoje está em II Coríntios 4, 5 - 18.

"Acredite no que você não pode ver, reforce sua fé.", exorta Alexandre Oliveira
Foto: Maria Andrea/CN
Devemos caminhar nesta vida olhando para o invisível. Ao olharmos para as coisas do alto, nos focando em Deus, teremos força para enfrentar qualquer sofrimento.

É preciso fazer escolhas durante nossa vida. Quando nos prendemos ao visível, nos focando nas coisas mundanas apenas, nos problemas, sofrimentos, angústias e na dor, nos fechamos para o que é divino. Dessa forma, nós nos esquecemos de olhar para o invisível e deixamos nossa fé de lado. Com isso, dificilmente produziremos bons frutos. Ao proferirmos uma simples palavra ou praticar um gesto ruim, mesmo que sejamos perdoados em seguida, isso deixará marcas no outro. Por mais que a pessoa ofendida nos perdoe, certas marcas ficam para sempre.

Infelizmente, não é fácil trabalhar nossas falhas e seguir pelo caminho certo. Mas acredite: você não está sozinho nessa luta, Deus sempre estará ao seu lado. É preciso traçar metas em nossa vida. Tenha como meta a santidade e coloque seu foco e esforço nas coisas invisíveis. Acredite no que você não pode ver, reforce sua fé.

Somente aquele que tem Jesus como Senhor é capaz de encontrar os verdadeiros tesouros da vida, mesmo nas situações mais inesperadas que acontecem em nossa vida.

Deus pega todas as marcas de sua vida e escreve seu nome de forma gloriosa. Louve a Deus, não pare na dor e no sofrimento, Ele tudo pode realizar!

Não tema diante dos desafios, faça o que puder, pois o que não for capaz, Deus proverá. Ele jamais desampara um filho e muitos menos lhe dá um fardo maior do que pode carregar.

Tome posse desse tesouro que está dentro de você. Permita-se usufruir da glória que Deus quer colocar em sua vida. Mas não se prenda ao visível, pois as realizações que o Senhor pode fazer estão muito além das coisas deste mundo.

A obras da misericórdia só podem ser realizadas por intermédio do Senhor. Deus é o começo e o fim de tudo que conhecemos. Bem-aventurado aquele que crê sem jamais ter sentido Seu toque, pois é esse o filho que experimentará o melhor encontro com Ele.

Alexandre Oliveira
Missionário da Comunidade Canção Nova


Formações

Imagem de Destaque

A multiplicação prodigiosa

Deus considera a intenção de ajudar o irmão
Entre as mensagens que a prodigiosa multiplicação dos pães oferece não se pode deixar de admirar a imensa munificência de Cristo diante da perplexidade dos Seus discípulos a lhe dizerem num lugar deserto: “Despede as multidões para que possam ir aos povoados comprar comida”. (Mt 14,13-21). Eles tinham apenas cinco pães e dois peixes, mas ali estava o poderoso Filho de Deus, que possuía um coração transbordante de amor e que se compadeceu de quantos tinham vindo a Ele.
O evangelista detalhou que eram mais ou menos cinco mil homens sem contar mulheres e crianças. O pouco que havia não inquietava o Mestre. O que contava a Seus olhos era Sua intenção sincera de realizar um ato de generosidade. Ele ensina, com isso, que se deve fazer o bem ainda que as dificuldades sejam enormes, deixando-nos o recado de que nunca o nosso pão é tão pequenino que não o possamos repartir com o próximo em necessidade. O que conta diante de Deus é a reta intenção de ajudar o irmão em todas as circunstâncias. O amor aos outros é indissociável do amor de Deus, pois os dois mandamentos são o vértice e a chave da Lei.
Dirá São João: "Quem não ama seu irmão a quem vê não poderia amar Deus a quem não vê". São Paulo mostrará aos Gálatas que “toda a lei compendia-se nestas simples palavras: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Gl 5,14). Trata-se da obra única e multiforme de toda fé viva. Portanto, no fundo, só há um só amor. Este, porém, se manifesta na doação. Lembrava, com razão: "O espírito enriquece com o que recebe; o coração, com o que dá”, afirma Victor Hugo. Entretanto, cumpre observar que o amor do próximo é essencialmente religioso, não é uma simples filantropia. Com efeito, o modelo é o próprio amor de Deus. Além disto, sua fonte é a obra divina no interior de cada um.
Não poderemos ser misericordiosos com o Pai celeste se o Senhor não no-lo ensinar, como mostrou São Paulo aos Tessalonicenses: "Quanto à caridade fraterna, não precisais que eu vos escreva, pois vós mesmos aprendestes de Deus a amar-vos uns aos outros" (Tl 4,9).

Foi o que ele frisou também aos Romanos: "O amor de Deus se encontra largamente difundido nos nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi dado" (Rm 5,5). O fundamento de tudo isso é que o próprio Deus nos toma por filhos, como ensinou São João: "O amor vem de Deus e todo aquele que ama é gerado por Deus e conhece a Deus {...] porque Deus é amor" (I Jo 44, 7-8). Amando os nossos irmãos amamos o próprio Senhor como está no relato do Juízo universal: "Na verdade vos digo que tudo que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes" (Mt 25,40).
É de se notar ainda como base do magno ensinamento de Jesus, quando multiplicou os pães, o fato de formarmos o Corpo de Cristo e, por isso, o que se passa com o próximo não pode ser indiferente ao verdadeiro cristão. Aí está a razão pela qual Cristo fez do preceito do amor o Seu sublime testamento: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 13,34).
Tão grande dileção não permitiria que Ele despedisse a multidão faminta e, ao mesmo tempo, deixasse de oferecer tão inefável lição. Ele desejava deixar claro que Seu amor continuaria a se exprimir por meio da caridade que os discípulos mostrassem entre si. Amando como Cristo os cristãos viveriam uma realidade divina e eterna.
A fraternidade deveria ser uma comunhão total na qual cada um se engajaria com toda sua capacidade de amor e de fé. Trata-se de um amor exigente e concreto.Tocante o desejo que Jesus expressou ao Pai: "Que o amor com que me amaste esteja neles e eu neles" (Jo 17,26). A generosidade seria inclusive a carteira de identidade do batizado: "Nisto todos vos reconhecerá como meus discípulos: no amor que tiverdes uns para com os outros" (Jo 13,35).
A essência desta dileção é a doação. Foi o que o apóstolo dos gentios compreendeu e pôde proclamar: "Fiz-me tudo para todos para a todos salvar" (I Cor 9,22).

O coração do cristão deve ser como a Hóstia Consagrada, que é outro Pão multiplicado maravilhosamente por Jesus, no qual cada parcela infinitésima em que fosse dividido seria capaz de conter, vivo e perfeito, o tesouro do amor do Coração d'Aquele que se apiedou da multidão lá no deserto.
Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho
Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos